Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

ARTES CÊNICAS

Andar por andar, um Recife que cria e produz

Coletivos do Edifício Pernambuco se unem no “Sobe Aí”, evento que vai contar coma uma gigantesca programação de exposições, pocket shows, jam sessions, workshops, oficinas, performances, venda de produtos de arte, bebidas e comidas

Dos milhares que passam, diariamente, pela Avenida Dantas Barreto, muitos ainda não se deram conta do que anda acontecendo no tradicional Edifício Pernambuco. Um ambiente de criação e produção coletiva se instalou no local e vem dando a cara de uma nova efervescência artística na cidade do Recife. Então, vai um convite para os desavisados, curiosos e interessados: “Sobe Aí”, nome do evento, organizado por todos os coletivos do Edifício, que abrirão as portas de, praticamente, todos os andares do Edifício para o público, neste domingo (30), das 14h às 22h. Serão exposições, exibição de vídeos, pocket shows, jam sessions, workshops, oficinas, performances, venda de produtos de arte, bebidas e comidas. Com uma programação especial para cada andar.

Confira:

Coletivo 11º andar | 11º andar
Apresentação da nova logomarca do Onze, com comida gostosa + arraia no dendê, na panela de barro feita por Leta/Peixinhos. Banca da ‘Livrinho de Papel Finíssimo’, Cerveja Risoflora e produtores convidados: Brain Beer e Duvalia .

Ateliê Paulo Meira | 10º andar
Performance coletiva com gravação de imagens, a partir das 17h. Para isto foi desenvolvida uma máquina giroscópica, equipada com câmera que fará o registro dos participantes. As imagens estarão disponíveis a todos. Horário: das 17h às 21h.

ORBE Coworking | 8º andar
A ORBE receberá a segunda edição da “Feira Independente Disso”, da produtora Mayra Melo. Alguns produtos que entrarão na feira: a revista Outros Críticos, livros e zines da Livrinho de Papel Finíssimo Editora, HQs, livros de ficção científica d’O Recife Assombrado, discos de vinil, CDs, camisas, cartazes do selo Ripohlandya; Isabela Faria estará com ímãs e mini-quadros do projeto #DaJanelaDoMeuOnibus; cadernos artesanais de Joana Velozo; camisas, bottons e ecobags do Ocupe Estelita; lançamento do disco “Almejão”, de Matheus Mota, às 19h. O Nono Andar, coletivo formado pelo designer e produtor Ticiano Arraes e pelo fotógrafo e pesquisador Josivan Rodrigues, também estará presente na Independente Disso.

Caramiolas Lab | 7º andar
A partir das 14h, o andar oferece suas atividades permanentes: Miolo Gastrobar, com o Caramiolas Lab (comidinhas, sucos e drinks especiais); Maria Bonita – Banquinha e Brechó, do Coletivo MisturAtiva; Ateliê de Ideias, com Barbarizá + Amaquininha + Dan Cabral, venda de Prints, desenhos originais, máquinas analógicas e intervenções artísticas; intervenção com lambe-lambe na fachada de entrada do andar e com fotografias entre a rua da Aurora e o Edifício, por Dan Cabral; tattoos e piercings do Leão Bravo Estúdio de Tatuagens e exposição de origamis Banquinha do Dobrinhas, da artesã convidada Eva Duarte. Ainda acontece uma projeção da FBA + RCA Arquitetura e Arte, que vai mostrar um vídeo com algumas intervenções urbanas no bairro: “Desmistificação do Recife Antigo”.

Além disso, as atividades paralelas: saída da Expedição Fotográfica, com cobertura em tempo real feita pelo Coletivo Trespormeiaduzia (expedição aberta ao público, no intuito de produzir imagens com diversos olhares a serem projetadas no prédio do INSS e lateral do edifício Pernambuco); Contação de História – Caravana Carambolas, a partir das 15h para o público infantil; workshop Scratch-DJ, com a Brigada Hip Hop de Pernambuco, e participação de DJ da Brigada Hip Hop, com break dance de B-girls e B-boys; workshop de graffiti com o Coletivo Trespormeiaduzia, ministrado por Dudu Fraga; exibição do curta “Dique” (2012), de Adalberto Oliveira; atividade prática voltada para autopercepção corporal, com Vi Brasil; videoprojeções e jam session, com João Falcão, Tony Boy e Zezão; Jam Session de Música e Dança com novos instrumentos criados pelo BateBit Artesania Digital. Músicos e Dançarinos convidados: Helder Vasconcelos, Claudio Rabeca, Caio Lima, Hugo Medeiros, Carlos Amarelo, Raphael Costa, Thiago Lassere, Conrado Falbo e Maria Acselrad. E, ainda, a performance ” Touch in” de Vi Brasil e Gabriel Santana, com classificação indicativa para maiores de 18 anos, no final da noite.

Coletivo Sexto Andar | 6º andar
O ExcentriCidades é o projeto de artes integradas do Coletivo Sexto Andar, que busca retribuir a energia criativa do centro da cidade com atividades lúdicas e artísticas no próprio espaço. O ExcentriCidades realiza sua sétima edição durante a programação do “Sobe Aí”, e conta com a apresentação da cantora Aninha Martins, às 18h, além de exposição e projeção fotográficas – Eric Gomes e Renata Pires, Desenhos; Pinturas e Gravuras – Carlota Pereira, Pedro Andrade e Bruna Rafaella e Aslan Cabral; Projeções da Jacaré Video; exposição de Cadernos a camisas de Joana Velozo; e Mostra de Cartazes d’A Firma, como atividades paralelas, a partir das 14h.

REC Produtores | 5º andar
Projeção de stills do filme “Tatuagem”; montagem do Bogart Café com comidinhas e bebidinhas, pintura de camisetas com marca do Tatuagem e venda de produtos da REC (DVDs, CD, camisetas e cartazes).

Espaço Fonte | 4º andar
O Centro de Investigação em Arte promove uma maratona de apresentação de trabalhos de artistas do Recife que foram desenvolvidos em residências artísticas em outras localidades. O intuito é discutir o impacto de residências no trabalho dos artistas da atualidade.

Coletivo 3º | 3º andar
Lançamento do livro “A Casa. Como Convém.”, das 16h às 19h.

SERVIÇO
“Sobe Aí”, diversas atividades com os coletivos do Edifício Pernambuco
Domingo (30), das 14h às 22h
Edifício Pernambuco – Avenida Dantas Barreto, 324, Santo Antônio – Recife/PE
Entrada franca

< voltar para home