Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

ARTES CÊNICAS

Artepe promove congresso sobre a visão holística no teatro

O evento, que conta com o apoio da Secult-PE e da Fundarpe, acontecerá simultaneamente no Recife e em Olinda, entre os dias 8 e 11 de janeiro

A Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco (Artepe) realiza simultaneamente, entre quinta-feira (8) e domingo (11), seu quarto congresso no Espaço Cultural Professor José de Barros Lins (Salgadinho, em Olinda), e no Teatro Apolo (Bairro do Recife). Neste ano, o evento traz como tema A visão holística do teatro, e propõe-se a discutir, segundo o presidente da entidade, Feliciano Félix, a importância das artes cênicas na vida das pessoas como um componente fundamental para a felicidade. “Os trabalhadores dessa área, sobretudo os ligados à teatralidade, precisam perceber que têm uma nobre missão na sua profissão que é contribuir para que as pessoas sejam felizes. Esse será o grande gancho do nosso congresso”, disse Félix.

No primeiro dia, 8, haverá um momento ecumênico de ação de graça, a partir das 19h, no Espaço Cultural Professor José de Barros Lins, para celebrar a multiplicidade de crenças e correntes existentes na Artepe. Na sexta-feira (9), a partir das 19h, acontecerá a abertura solene do congresso, no Teatro Apolo, que contará com a presença de autoridades, artistas e produtores culturais da cidade. O Afoxé Oyá Tokolê foi escalado para encerrar a noite e embalar os convidados e congressistas. Já no sábado (10), os palestrantes Luiz Felipe Botelho e Wellington Júnior debaterão, com a mediação de Karl Marx, o tema central do evento, a partir das 14h, no Espaço Cultural Professor José de Barros. “A visão holística enfatiza a necessidade de se desenvolver, nos indivíduos, as faculdades do pensar, do sentir e do querer. Tratam-se dos três tipos de inteligências – a racional, a emocional e a volitiva. Essas três faculdades devem ser consideradas fundamentais para o desenvolvimento integral do homem. Nesse sentido, a dimensão artística, sobretudo as artes cênicas e, especialmente o teatro, corrobora para que esse indivíduo alcance o equilíbrio em suas capacidades racional, emocional e volitiva de forma harmoniosa, e, com isso, consiga ser plenamente feliz”, afirmou Félix sobre as palestras do encontro.

Veja a programação completa:

Dia 08/01
19:00 – Ação de Graça – Momento Ecumênico
Espaço Cultural Professor José de Barros Lins (Anexo ao Instituto Allan Kardec)
Av. Professor Andrade Bezerra, n.º 826 – Salgadinho – Olinda/PE

Dia 09/01/
19h – Abertura Solene
Teatro Apolo
Rua do Apolo, n.º 121 – Bairro do Recife – Recife/PE
20h – Apresentação do Afoxê Oyá Tokolê
21h – Coquetel

Dia 10/01
8h – Credenciamento no Espaço Cultural Professor José de Barros Lins (Anexo ao Instituto Allan Kardec), localizado na Av. Professor Andrade Bezerra, n.º 826 – Salgadinho – Olinda/PE.
09h – Assembléia Geral-Ordinária
10h– Assembléia do Conselho de Grupos
11h – Eleição da Mesa Diretora do Congresso
12h – Pausa para o almoço
14h – Mesa Redonda “Teatro: uma visão holística”, com a participação de  Luiz Felipe Botelho, Wellington Júnior e Karl Marx
16h – Trabalho em Grupo
18h – Encerramento

Dia 11/01
08h – Apresentação dos Grupos de Trabalho
11h – Aprovação de Moções
12h – Eleição e Posse da Nova Diretoria
13h – Almoço de Confraternização

< voltar para home