DDDança intensifica ações pelo Recife neste fim de semana
Além de performances, espetáculos e apresentações, o DDDança também conta com aulas abertas e espetáculos, em uma reafirmação de seu caráter formativo e pedagógico
Postado em: Artes Cênicas | Fundarpe | Secretaria de Cultura
O DDDança 2016, que conclui a sua segunda semana com ações que se espalham pelo Centro e pela periferia do Recife, tem uma programação ainda mais intensa no final de semana, com eventos como mostra fotográfica, performances, exibições de vídeos, aulas abertas e aula espetáculo.
Amanhã (sexta-feira-15), 24 performers, entre eles Marta Guimarães, Anne Costa, Adelmo do Vale, Marcela Felipe, Hulli Cavalcanti e André Aguiar, se apresentam no Edifício Texas (Rua Rosário da Boa Vista, 163 – Boa Vista) às 19h. Em seguida, a partir das 20h, haverá uma série de projeções de vídeos na fachada do edifício e discotecagem dos DJs Centurion da Mata e Sangue no Olho. Ainda amanhã, às 19h, estará acontecendo
simultaneamente a aula aberta de Pilates com Alice Becker e a mostra Fotografias Dançadas no Espaço Experimental (Rua Tomazina, 199 – Bairro do Recife). Todos os eventos do DDDança são gratuitos.
A bailarina e professora de Pilates Alice Becker, residente em Salvador (BA), é pioneira em Pilates no Brasil e fundadora e coordenadora do Núcleo de Saúde do Bailarino do Balé do Teatro Castro Alves. Becker apresentará, no DDDança, a aula aberta ‘Pilates e o Refinamento da Performance na Dança’, um método Pilates que nasceu e se desenvolveu no meio da dança e que, há quase cem anos, vem sendo utilizado por bailarinos profissionais em todo o mundo, para a conquista e manutenção de uma técnica refinada, independentemente do estilo dançado. A aula, que começa às 19h, será destinada a profissionais da área da dança. Apenas 25 vagas serão disponibilizadas e a inscrição pode ser feita no telefone (81) 99197-6276 (Rafaela Trindade).
Wellington Dantas

‘A Sagração da Primavera’, pelo fotógrafo Wellington Dantas, está na mostra fotográfica do DDDança
Simultaneamente, os fotógrafos Lane Hans, Paula Alencastro, Wellington Dantas, Andressa Rangel e Manú Ribeiro expõem trabalho na mostra Fotografias Dançadas, também no Espaço Experimental. A mostra, além de unir as linguagens da dança e da fotografia, também funciona como um espaço de convivência entre artistas e público até o final de mês.
SÁBADO E DOMINGO
No sábado (16), ainda dentro da programação do DDDança e também com caráter formativo, o Studio Cia Karina Leiro de Dança Flamenca (Av. João de Barros, 1311, loja 04 -Espinheiro) oferece gratuitamente aula aberta de flamenco, a ser ministrada pelas dançarinas Rose Hans e Carolina Wanderley, das 15h30 às 17h. Inicialmente, haverá aula teórica sobre história do flamenco e consciência corporal e, em seguida, acontecerá aula prática com foco em técnicas de sapateado e braços. Apenas 25 vagas serão disponibilizadas e a inscrição pode ser feita no telefone (81) 99197-6276 (Rafaela Trindade).
No mesmo dia, das 18h30 às 20h, a dançarina Daniela Santos apresenta a aula espetáculo (Átman) e conduz o debate Que dança meu corpo produz?, no Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo (Rua Passarela – Peixinhos), em mais uma ação descentralizada do DDDança. (Átman) – “alma”, em sânscrito – traz como base os conceitos do Movimento Autêntico, abordagem corporal ancorada no autoconhecimento. Por isso, a proposta do espetáculo e do debate é, justamente, discutir a dança como uma prática que vai além da técnica, apresentando outra estética corporal oriunda da conscientização de cada parte do corpo. “Átman busca inspiração no universo ritualístico. Eu te convido a ser testemunha do meu movimento e perceber o processo de construção do meu corpo no ato de dançar. A performance é criada a partir das sensações percebidas no dia, tensões corporais e dificuldades energéticas, assim, uso partes do corpo, conexões, segmentos, localização no espaço, para criar um dinâmico jogo cênico com a plateia e brincar com possibilidades de
comunicação”, explica a dançarina Daniela Santos.
Já o domingo (17) contará com intervenções urbanas no Recife Antigo de artistas como Glauco Matheus, Yuri Ferreira e Murilo Rodrigues, das 14h às 16h. Para saber mais sobre a agenda completa do DDDança, acesse o link
DDDANÇA
O DDDança 2016 é uma teia de ações co-realizada pela classe artística, pelo Governo do Estado (Secult e Fundarpe), Funarte/MinC e voltada para a reflexão e o fortalecimento da dança em Pernambuco e no Brasil. São debates, aulas teóricas e práticas, apresentações artísticas, palestras, feira e intercâmbios a serem realizados em diversos locais do Estado, durante o mês de abril.