Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

ARTES CÊNICAS

“Em Nome do Pai” estreia no Teatro Arraial

A montagem entra em cartaz nesta sexta-feira (2) e cumpre temporada até o dia 17/6

O Teatro Arraial Ariano Suassuna será palco neste fim de semana da estreia do espetáculo “Em Nome do Pai”. A montagem, produzida pela REC Produtores Associados, aborda os encontros e desencontros de um pai e seu filho em busca de entendimento.

Com base no texto do escritor mineiro Alcione Araújo, a peça desenvolve sua trama a partir do enterro da mãe, quando pai e filho, desafetos durante 25 anos, voltam para casa e enfrentam as dificuldades de uma reconciliação. A sós e,  após o velório mãe-esposa, os personagens se veem impotentes diante da perda irreversível e entram num embate sobre os valores e os sentimentos que restam entre os dois. A figura feminina da mãe-esposa e a força de sua ausência conduzem os personagens a acertarem as suas diferenças, que, aos poucos, vão se desnudando e buscando formas de se conectarem enquanto sobreviventes num mundo que deixou de existir.

Zé Barbosa/Divulgação

Zé Barbosa/Divulgação

Os atores Samuel Lira e Jorge de Paula protagonizam

A encenação é de Cira Ramos, que propõe um jogo cênico rebuscado e explora diferentes formas de experienciar o teatro por parte do espectador, seja pela sutileza da iluminação (Dado Sodi), pela cenografia (Marcondes Lima), ou ainda, pela valorização do texto dramático na atuação dos atores (Jorge de Paula e Samuel Lira), a fim de provocar na platéia uma reflexão psicológica, filosófica e artística sobre as diferenças e as dificuldades de uma convivência íntima. “O espetáculo estabelece não só uma troca de diálogos a respeito da morte de um ente querido, mas uma nobre, profunda e tensa reflexão sobre a convivência humana. Temos no drama não somente o confronto entre pai/filho, amor/ódio, vida/morte, velho/novo, mãe/esposa, mas também o que se complementa nestas relações“, conta Cira.

“Em Nome do Pai” já participou do Festival Aldeia Yapoatan 2015 (Sesc Pernambuco) e integrou a programação do 22º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 2016, onde recebeu as indicações de Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Iluminação. Em setembro de 2016, seguiu ao sul do país para integrar o 23º Festival Porto Alegre em Cena.

A montagem entra em cartaz nesta sexta-feira (2) e sábado (3), às 20h, e cumpre temporada até o dia 17/6. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e 15 (meia-entrada). Aos domingos, às 16h, o espetáculo “DORalice” segue em cartaz até o dia 11/6.

Convocatória de ocupação
O projeto “Convocatória de Ocupação de Pautas de Equipamento Cultural para Espetáculos de Circo, Dança e Teatro”, desenvolvido pelo Teatro Arraial Ariano Suassuna, tem feito a diferença para a difusão das produções pernambucanas. Com duas edições anuais, a iniciativa acontece desde 2012 e prevê a concessão de um incentivo financeiro, com base no quantitativo de público obtido através do somatório das sessões.

A partir do cumprimento das temporadas, o projeto, além de atingir os objetivos de difusão das produções do Estado e de formação de plateias, permite o acesso democrático e transparente para sua ocupação. Nesta primeira edição de 2017, foram disponibilizados seis tipos de pauta, incluindo-se duas longas temporadas, uma de Teatro Adulto e uma de Dança, com 10 apresentações cada, o que permite às produções um maior número de apresentações e ao público mais oportunidades de prestigiar os espetáculos.

Segundo a gestora do Teatro Arraial, Ana Cláudia Wanguestel, “a convocatória já se tornou uma ferramenta importantíssima na difusão da produção cênica do Estado e é um mecanismo que preza cada vez mais pela transparência em seu processo seletivo”.

Grade
Confira a programação completa dos espetáculos selecionados:

André Ramos/Divulgação

André Ramos/Divulgação

DORalice

Período: de 7/5 a 11/6
Sinopse: Brincadeira de casinha e comidinha com Cidinha, a boneca preferida de Alice. A menina também brinca com um amiguinho de pique esconde, pega-pega, amarelinha. Alice e as histórias do Pai e os cuidados da Mainha. Tudo é brincadeira na vida da menina, até que um dia uma mão malvada invade a casinha de Cidinha e tudo muda na vida de Alice. O espetáculo não usa palavras para contar esta história…

Serviço
Espetáculo “Em nome do Pai” (REC Produtores Associados)
Quando: de 2/6 a 17/6, às sextas-feiras e aos sábados, às 20h
Quanto: R$ 30 (inteira) e 15 (meia-entrada)
Local: Teatro Arraial Ariano Suassuna (R. da Aurora, 457 – Boa Vista, Recife – PE)
Classificação indicativa: 14 anos

< voltar para home