Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

ARTES CÊNICAS

Espetáculo “Uma despedida fiel” cumpre mini-temporada no Teatro Marco Camarotti

Paralelo às apresentações, que acontecem nesta sexta-feira (12), sábado (13) e domingo (14), haverá oficina gratuita para atores

Foto Thiago Sabino

Thiago Sabino/Divulgação

Além do Recife, o espetáculo irá circular por São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza

A montagem ‘Uma Despedida Fiel’, do grupo  Teatro dos Ventos – Confraria Artística (DF), será encenada neste fim de semana na capital pernambucana, com sessões nesta sexta-feira (12), sábado (13), às 20h, e domingo (14), às 19h, no Teatro Marco Camarotti. A peça integra uma série de trabalhos sobre o amor, intitulada Anti Romântico. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz 2014 e, além do Recife, circulará pelas de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.

O espetáculo faz uma indagação: o que é o amor, afinal? Na peça, dois personagens surgem numa estação de trem, motivados pelo fim de seus relacionamentos. Bento aguarda o retorno de quem um dia o abandonou, e Lourenço, ao contrário, assume o lugar de quem, agora, parte. Aparentemente antagônicos, tanto Lourenço quanto Bento, são personagens de uma mesma cena: a separação. Esse encontro é o ponto de partida para se discutir o conceito de amor, tendo, ao fundo, a temida cena do abandono.

Ao tratar o amor sob a ótica da liberdade, o espetáculo discute a noção de amor eterno e as condições normalmente associadas à ideia de amor duradouro. O trabalho ressoa com o pensamento de Rubem Alves – “amar é ter um pássaro pousado no dedo” – ao lançar um olhar poético sobre a cena da despedida, não atribuindo a ela, necessariamente, o fim do amor.

Paralelo às apresentações, haverá a oficina gratuita ‘O Jogo da Palavra’, ministrada pelo diretor do espetáculo, Fernando Martins. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas para os atores da cidade. A atividade acontecerá no Teatro Marco Camarotti, neste sábado (13), das 9h às 16h. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail: fabiatarraf@gmail.com.

Ementa da oficina: Para atores com foco na palavra falada. O trabalho é voltado para a compreensão dos processos dinâmicos da fala em performance através de estratégias de contato com a leitura e a dramaturgia teatral.

Histórico do Diretor: Fernando Martins é Mestre em Teatro pela Universidade de Brasília. Já trabalhou ao lado de Antônio Abujamra, Oscar Edelstein, Hugo Rodas e Silvia Davini. Atualmente coordena a graduação de Teatro – Bacharelado no Centro Universitário IESB e dirige o grupo Teatro dos Ventos | Confraria Artística.

Serviço
Espetáculo “Uma despedida fiel”
Quando: sexta-feira (12), sábado (13), às 20h, e domingo (14), às 19h
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Onde: Teatro Marco Camarotti (R. Treze de Maio, 455 – Santo Amaro, Recife – PE)

< voltar para home