Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

ARTES CÊNICAS

Inscrições abertas para oficina de videodança com o cineasta francês Yann Beauvais

“Danças Urbanas em Foco – Videodança” acontece de 6 a 26 de setembro com aulas on-line e gratuitas

Yann-Beauvais

Estão abertas as inscrições para a oficina “Danças Urbanas em Foco – Videodança”, que será ministrada gratuitamente pelo cineasta e crítico de cinema francês Yann Beauvais. A solicitação de participação pode ser feita até o dia 29 de agosto e as aulas acontecerão on-line, gratuitamente, entre 6 e 26 de setembro. A ação é uma parceria entre a Secult-PE/Fundarpe, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife e o Consulado Geral da França no Nordeste no Recife. São 16 vagas voltadas para jovens artistas de 18ª 29 anos, com atuação em todas as linhas da Dança Urbana e que sejam pernambucanos ou comprovem residência no estado há pelo menos 12 meses.

A inscrição pode ser feita aqui. Para participar, é preciso ainda estar cadastrado no Mapa Cultural de Pernambuco. Pessoas com dificuldade de escrita poderão realizar sua inscrição de forma escrita ou semi-oral, via áudio ou vídeo.  A seleção se dará em uma etapa, através de análise documental e curricular pelo próprio Yann Beauvais, pela Assessoria de Dança da Secult-PE, pelo Assessor de Dança da Secretaria de Cultura do Recife e pelo Secretário Executivo de Juventude do Recife.

“Esta oficina é a continuação de uma ação que fazemos desde 2019, com Yann Beauvais, buscando alargar a prática de videodança, que se apresenta nos dias de hoje como uma arte, uma linguagem artística em si que enfrenta fronteiras com menos dificuldades que um espetáculo físico”, pontuou Maria Paula Costa Rego, assessora de dança da Secult-PE. “É uma insistência em oferecer esse conhecimento para protagonistas da dança. Já foi feita essa oficina para artistas da dança contemporânea, agora para aqueles ligados aos estilos das danças urbanas. Estamos investindo nessa ideia e já vimos resultados, com vídeos premiados e lançados para o exterior. Foi surpreendente”, completou.

YANN BEAUVAIS

Nascido na França em 1953, Yann Beauvais é cineasta, crítico de cinema e organizador de eventos de cinema experimental na França, Estados Unidos e Brasil. Formado em Filosofia e Estudos de Cinema, influenciado pela arte contemporânea (formalismo russo e estruturalismo mínimo) e pela música acadêmica. É co-fundador do Light Cone, importante cooperativa europeia de difusão do cinema experimental. Ensinou estética e história do cinema experimental no Studio Le Fresnoy, na Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle e na Universidade da Flórida. No Recife, é co-fundador de B3. É responsável pelo acervo e curadoria de vários museus, em destaque a Galeria Nacional Du Jeu de Paume (França), Museu Beaubourg – George Pompidou (França), Museu de Arte Moderna de Paris (França) e American Center (EUA). Já realizou mais de 60 filmes, entre videoarte e curtas-metragens.

Mais informações sobre a oficina podem ser solicitadas pelo e-mail secultdanca@gmail.com

< voltar para home