Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

ARTES CÊNICAS

‘Na Ponta do PÉ’ comemora cinco anos de pauta sobre a dança pernambucana

Idealizado pela jornalista Maíra Passos, site já fez mais de 450 publicações sobre os passos das produções pernambucanas

Reprodução/Site

Reprodução/Internet

Pioneiro no estado como o único veículo de comunicação online especializado em informar sobre o universo da dança, o site conta com mais de 450 publicações no ar

Há cinco anos nasceu o Na Ponta do PÉ, um projeto de jornalismo cultural que tem a ideia de mostrar a diversidade de passos que Pernambuco (e mundo afora) abraça. Pioneiro no estado como o único veículo de comunicação online especializado em informar sobre o universo da dança, napontadope.com conta com mais de 450 publicações no ar. E agora terá, nesta próxima temporada, um incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Com slogan Pra ver a dança de PE, Na Ponta do PÉ tem seu conteúdo produzido por jornalistas. Mas o projeto em si foi idealizado pela jornalista Maíra Passos, que dança há 20 anos, e colocou como foco principal dessa iniciativa as criações e passos dos pernambucanos. O site vem com formato multimídia, através de textos, fotos e vídeos que destacam e valorizam essa arte no estado.

Ravelane Costa/Divulgação

Ravelane Costa/Divulgação

Fazem parte das pautas os mais variados estilos de dança, como dança popular, balé clássico, dança contemporânea, jazz, dança moderna, dança de salão, hip hop, dança do ventre, flamenco e pole dance

Realizado desde outubro de 2012, de forma voluntária para incentivar a dança no estado, a primeira meia década do projeto é comemorada com a aprovação do projeto no Funcultura. “Pensei em criar o site para proporcionar um espaço de divulgação gratuita, através de mídia espontânea, para os profissionais de dança. Como danço desde criança, percebia que a maioria não tinha como investir em ações de marketing. Queria chegar junto, ser acessível, dar voz à dança local”, recorda Maíra.

Fazem parte das pautas os mais variados estilos de dança, como dança popular, balé clássico, dança contemporânea, jazz, dança moderna, dança de salão, hip hop, dança do ventre, flamenco e pole dance. Há ainda série de reportagens especiais e entrevistas exclusivas com personalidades da dança pernambucana, além de matérias sobre festivais, mostras, cursos e espetáculos de dança realizados em Pernambuco, passando pela Região Metropolitana, Agreste e Sertão.

Paulo Romão/Divulgação

Paulo Romão/Divulgação

Projeto foi idealizado pela jornalista Maíra Passos, que dança há 20 anos, e colocou como foco principal dessa iniciativa as criações e passos dos pernambucanos

Atualmente, Na Ponta do PÉ conta também com a jornalista Fabiana Constantino na produção de conteúdo. “A ideia é dar cada vez mais espaço para a dança, sempre buscando interagir com as novas mídias e tecnologias. Uma das novidades, por exemplo, foi a inclusão da plataforma Prodeaf na versão web, que traduz o português para Libras instantemente com um avatar animado. Com ela, tornamos nosso conteúdo acessível para mais pessoas”, comemora.

As sugestões de pauta sobre dança (ou projeto de arte integrada que também inclua dança) podem ser enviadas pararedacao@napontadope.com. Nas redes sociais, Na Ponta do PÉ está no Instagram, e Facebook.

< voltar para home