Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

ARTES CÊNICAS

Programação em dez municípios para celebrar o Dia Nacional do Circo e do Artista Circense

Com ações descentralizadas, a programação, na sexta-feira (8), incluirá apresentações gratuitas em dez circos itinerantes, com participação de artistas, grupos, companhias, trupes e escolas circenses

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

Os espetáculos serão apresentados simultaneamente, às 16h, nas dez cidades

Comemorado no último dia 27/3, o Dia Nacional do Circo e do Artista Circense, em Pernambuco, será marcado por uma série apresentações de espetáculos itinerantes e números circenses, que acontecerão simultaneamente, na próxima sexta-feira (8), a partir das 16h, em dez cidades da Região Metropolitana e do interior do Estado: Abreu e Lima, Agrestina, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Lagoa de Itaenga, Passira, Recife e Sirinhaém.

O evento – promovido pelo Governo do Estado, através da Secult-PE/Fundarpe – permitirá que dez companhias pernambucanas abram as lonas de seus picadeiros para que o público assista gratuitamente aos números que costumam apresentar (e encantar as plateias) por onde passam. “É uma honra participar pela terceira vez dessa ação, que garante às pessoas de áreas mais afastadas dos grandes centros irem aos circos e prestigiarem mais de perto o nosso trabalho”, disse Wilson Ribeiro, que comanda há 42 anos o Circo Mágico Alakazam.

Renata Pires/Secult-PE

Renata Pires/Secult-PE

O mágico Alakazam levará seu circo para a cidade de Passira

Para a assessora de Artes Circenses da Secult-PE, Suenne Sotero, atividade fortalece o intercâmbio entre trupes, grupos, companhias, artistas independentes e circos itinerantes, além de promover a formação de plateia. “Essa ação foi pensada junto à comunidade circense de nosso Estado, que está em constante diálogo com a gestão. Por isso, fazemos questão que, nesse dia, os circos recebam os artistas convidados e, juntos, mostrem todo o encanto dessa arte milenar”, afirmou.

Dentre os convidados, figuram nomes como o de Índia Morena, da Caravana Tapioca, da Cia. 2 em Cena e do mágico Rapha Santa Cruz. “Para mim, é uma alegria muito grande participar desse evento. Quem for me assistir no Circo do Palhaço Mentirinha, em Agrestina, pode se preparar para rir e para chorar. Já separei umas canções e vou levar também um texto que narra não só a minha trajetória no circo, como a de vários artistas pernambucanos que, como eu, dedicam a sua vida ao circo”, disse Índia, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco. Proprietária do Circo Alves, Gardênia Alves destaca a integração com outros artistas, que o evento promove, e diz que “o contato com outros grupos e companhias aprimora seus números e dá um brilho maior ao seu espetáculo”. Confira abaixo a apresentação do Circo Alves, realizada no ano passado durante o Festival de Inverno de Garanhuns:

Dia do Circo
O Dia do Circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou, por mais de trinta anos, o Circo Piolim. A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto (São Paulo). Conhecido mundialmente, Piolim se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

APRESENTAÇÕES GRATUITAS
Sexta-feira, 8 de abril de 2016 | às 16h

Abreu e Lima
Circo do Palhaço Maluquinho
Convidado especial: Mickael Marvey (mágico) e Euler Kalebe (contorcionismo)
Endereço: Estrada de Tabuleiro, ao lado do campo de futebol

Agrestina
Circo do Palhaço Mentirinha
Convidados especiais: Índia Morena (Patrimônio Vivo de Pernambuco) e Escola de Circo Placidonelli
Endereço: Ao lado da Escola Vovó Maria (Cohab)

Araçoiaba
Circo Bambolê
Convidado especial: Erisson Correia (mágico) e Laércio Silva (acrobacia aérea)
Endereço: Próximo à Prefeitura

Cabo de Santo Agostinho
Disney Circo
Convidados especiais: Jaqueson Santana (malabarista) e Pinóquio (palhaço)
Endereço: Praça principal de Pontezinha

Ipojuca
Colômbia Circo
Convidados especiais: Palhaços do Centro Carcará e da Caravana Tapioca
Endereço: em frente à Escola Municipal Santo Elias (Vila Caetés)

Joaquim Nabuco
Circo Alves
Convidado especial: Garrett Circus (Malabarismo)
Endereço: Entrada do município, ao lado da Academia da Cidade

Lagoa de Itaenga
Circo dos Anões
Endereço: Ao lado da Prefeitura

Passira
Circo Mágico Alakazam
Convidado especial: Trupe Pernilongos (Acrobacia)
Endereço: Na saída da cidade, em direção a Caruaru

Recife
Circo Nawellington
Convidados especiais: Rapha Santa Cruz (mágico) e Cia. 2 em Cena (palhaços)
Endereço: Campo de futebol na comunidade do Caiara – Iputinga

Sirinhaém
Circo Imperial
Convidado especial: Trupe Circuluz (Palhaços)
Endereço: Na entrada da cidade, em frente ao posto de gasolina

< voltar para home