Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

ARTES CÊNICAS

Teatro Arraial abre pauta para os grupos cênicos de Pernambuco

Convocatória para ocupação de pautas recebe inscrições até 8 de fevereiro

Espetáculos pernambucanos de circo, teatro e dança vão ocupar novamente o palco do Teatro Arraial Ariano Suassuna.  Por meio da Secult-PE e da Fundarpe, instituições gerentes do espaço cultural, o Governo de Pernambuco convida artistas e companhias cênicas a enviarem propostas de programação à Convocatória de Ocupação 2017.1.

Costa Neto/Fundarpe

Costa Neto/Fundarpe

Teatro Arraial Ariano Suassuna

As inscrições deverão ser realizadas de 25 de janeiro a 8 de fevereiro, presencialmente ou pelos Correios, via Sedex. De acordo com a Presidente da Fundarpe, Márcia Souto, “o presente instrumento de seleção dos espetáculos tem garantido uma oferta de programação continuada e de muita qualidade no equipamento cultural, contribuindo com a formação cultural da nossa gente e abrindo espaço para a rica produção contemporânea do segmento”.

Apenas em 2016, quase 9 mil espectadores conferiram 52 espetáculos no Arraial. Para o gerente de equipamentos culturais da Fundarpe, André Brasileiro, “esta parceria com os artistas locais tem impactado positivamente na própria manutenção das companhias e trupes, a partir do incentivo estadual à manutenção das temporadas”.

De acordo com Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura, “a Convocatória traduz ainda uma das prioridades da política estadual de cultura, que é a promoção do acesso das pessoas com deficiência às artes. Pela segunda edição consecutiva, a análise de mérito artístico também vai considerar ações de acessibilidade comunicacional, como audiodescrição, intérprete de libras, material gráfico em braile, entre outras”.

Além disto, também persiste ainda a fase de análise preliminar documental, que permite aos inscritos a possibilidade de realizarem pequenos ajustes formais nas propostas, como falta de assinaturas em fichas de inscrição e correção de endereço do proponente, sendo vedada a entrega de materiais adicionais.

“Uma novidade desta edição é a retomada das longas temporadas, com dez apresentações, o que tende a resultar em ainda mais retorno financeiro para os realizadores, contribuindo com a sustentabilidade das companhias, trupes e grupos do estado”, adianta Ana Cláudia Wanguestel, gestora do equipamento símbolo da movimentação cultural na Rua da Aurora.

Poderão participar da convocatória pessoa física maior de 18 anos e domiciliada em Pernambuco e pessoa jurídica de natureza cultural, também sediada no estado, há pelo menos seis meses.  É necessário apresentar uma proposta de encenação, a sinopse do espetáculo, o histórico do grupo, coletivo, companhia ou trupe, a ficha técnica a encenação o e currículo da equipe principal.

Cada proponente poderá inscrever até duas propostas, mas apenas uma poderá ser selecionada. A Secretaria de Cultura e a Fundarpe colocam à disposição os tipos de pautas: “Longa Temporada de Teatro Adulto”; “Curta Temporada de Teatro Adulto”; “Curta Temporada de Circo ou Teatro para Infância e Juventude”; “Longa Temporada de Dança”; e “Curta Temporada de Dança”.

O processo de avaliação das propostas será realizado por uma Comissão de Análise e Seleção, que será composta por até três representantes de notório saber, indicados pelos segmentos organizados de Circo, Dança e Teatro; até três representantes da Secult-PE/Fundarpe – de notório saber em Circo, Dança e Teatro; e um representante da gestão do Teatro Arraial Ariano Suassuna.

A divulgação do resultado final da seleção está prevista para o dia 03 de março e estará disponível no portal Cultura.PE e também na sede da Secult-PE/Fundarpe.

Confira AQUI a convocatória e os anexos.

< voltar para home