Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

ARTES CÊNICAS

Terça-feira repleta de ações do DDDança 2016

Espetáculos, seminário e aulas abertas revelam engamento dos artistas da dança no estado

A penúltima semana do DDDança – que encerra no dai 29/4, com a construção de um documento oficial com as pautas do setor da dança – conta com uma série de atividades que acontecem simultaneamente em vários locais do Recife. Nesta terça-feira (19), atividades pedagógicas, formativas e artísticas reafirmam o caráter capilarizado do DDDança e o engajamento dos bailarinos locais no intento de fortalecer a dança enquanto profissão. Às 20h30, no 6º andar do Edifício Pernambuco, será apresentado o espetáculo PEBA, proposta cênica que une dança, performance e arquitetura sonora. Além disso, também será possível participar de aulas abertas de método Garuda e dança afro, coreografia de jazz e seminário sobre fotografia de dança.

Lara Perl

Lara Perl

Espetáculo PEBA contou com incentivo do Funcultura e será apresentado gratuitamente

PEBA - idealizado pela performer, bailarina e pesquisadora Iara Sales (PE) e pelo músico e performer Tonlin Cheng (PE) com a parceria do diretor e dramaturgista Sérgio Andrade (RJ/BA) – traz uma espécie de corporalidade “peba”, que reúne experiências vividas em brincadeiras, folguedos, ruas e festas dos estados de Pernambuco e Bahia. O espetáculo PEBA se iniciou como projeto de pesquisa artística que se desdobrou em espetáculo, catálogo e seminário. Foi contemplado pelo Funcultura e pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, na categoria circulação nacional de espetáculos e, assim, realizou passagens por diversos festivais do País, como o Vivadança Festival Internacional – 9ª edição (Salvador, 2015) e o 21º Festival Janeiro de Grandes espetáculos (Recife, 2015). Ainda em abril, o espetáculo segue para o Festival Mix Dança 2016, em Belo Horizonte /MG.

Antes da apresentação, às 18h30, também no 6º andar do Edifício Pernambuco, acontecerá o seminário Imagem e movimento, com a presença dos fotógrafos André Nery, Daniela Nader, Eric Gomes, Rogério Alves e Fernanda Capibaribe e mediação de Ju Brainer (RecorDança). Cada um dos profissionais contará um pouco das próprias experiências na documentação fotográfica de corpos dançantes. Vale ressaltar que André Nery e Rogério Alves já apresentaram os seus trabalhos na mostra Fotografias Dançadas, que acontece todas as sextas-feiras do mês no Espaço Experimental (Rua Tomazina, 199, Bairro do Recife).

Também na terça, às 18h, será possível participar da aula aberta de método Garuda, com o fisioterapeuta Victor Ramos, no Espaço Experimental. O novo sistema de exercício físico se inspira no Pilates e é caracterizado pela versatilidade, flexibilidade e precisão do movimento. O método, que oferece um treino cardiovascular enquanto desenvolve a importância do foco da mente, foi idealizado pelo indiano James D’Silva. Para participar da aula, basta entrar se inscrever pelo telefone 99197-6276.

O dançarino Paulo Queiroz também oferece, a partir das 19h, na Compassos Cia de Danças (Rua da Moeda, 93, 1º andar), aula aberta de dança afro. Para participar de ambas as aulas, basta se inscrever através do telefone 98788-3144 (Paulo). São ofertadas 15 vagas para cada aula.

DDDANÇA
O DDDança 2016 é uma teia de ações co-realizada pela classe artística, pelo Governo do Estado (Secult e Fundarpe), Funarte/MinC e voltada para a reflexão e o fortalecimento da dança em Pernambuco e no Brasil. São debates, aulas teóricas e práticas, apresentações artísticas, palestras, feira e intercâmbios a serem realizados em diversos locais do Estado, durante o mês de abril.

< voltar para home