Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

Ana Lira inaugura a mostra fotográfica “Não-Dito” no CCI

Com curadoria de Pablo Lafuente, a abertura da mostra acontece nesta quarta-feira (2), às 19h30, na Rua da Aurora

Ana Lira

A mostra de Ana Lira integra o projeto Eleições: Crise de Representação

A fotógrafa pernambucana Ana Lira abre, nesta quarta-feira (2), a exposição Não-Dito, no Capibaribe Centro da Imagem (CCI). Sob a curadoria do escritor Pablo Lafuente, e participação do projeto coletivo Eleições: Crise de Representação, a mostra marca a continuidade da pesquisa que Ana vem desenvolvendo ao longo dos últimos três anos sobre a crise de representação no cenário político brasileiro,  conceito que norteou a construção do projeto Voto, que, por meio dos restos de cartazes de propaganda política, traz à tona a decadência do modelo de representação adotado no país. “As imagens para a exposição Não-Dito, inicialmente, só seriam vistas no documentário Eleições: crise de Representação, mas depois vimos mais tarde que elas encarnaram vida própria como uma série fotográfica, mobilizada pela produção incessante de retratos políticos oficiais”, disse Lira.

Não-Dito debate as relações existentes entre as ruínas do sistema e o cenário de desconexão vivido pela população por meio da pesquisa-processo e dos diálogos que Ana vem articulando com diversos grupos, movimentos e artistas dentro e fora de Pernambuco. Frases deixadas nas ruas, cartas abertas, panfletos, recados, placas, santinhos, entre outros impressos e suportes que marcam as paredes e o cotidiano de negociação política existentes na cidade estarão na exposição em debate com as imagens produzidas pelo projeto Voto.

A mostra também trará partes do projeto Eleições: Crise de Representação, que foi a matriz geradora da pesquisa de Lira, em 2012. O filme, que nunca ficou pronto, foi um dispositivo criado pelo mesmo grupo que propôs o audiovisual coletivo [projetotorresgêmeas], em 2011. O intuito do segundo projeto era discutir aspectos da crise política, partindo da experiência em Recife, e questionar os modelos que vêm afetando o cotidiano da população. Durante a exposição serão exibidas vinhetas e os trechos das filmagens elaboradas por Marcelo Pedroso, João Lima, Felipe Peres, Grilowsky, Iezu Kaeru, Julio Cavani, Camilo Soares, Breno Silva, Caio Furtunato, Tarso Cabral, Mateus Egglevis, Emerson Santos (in memoriam) e por Ana Lira para a produção. Não-Dito fica em exibição até o dia 9 de outubro de 2015, no Centro Capibaribe da Imagem – Rua da Aurora, 533 – Boa Vista. As visitas ocorrem de terça a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados das 10h às 16h30.

Sobre a fotógrafa
Jornalista com especialização em Teoria e Crítica de Cultura, Ana Lira trabalha como fotógrafa independente. Suas áreas de interesse são: fotografia documental, reportagem fotográfica, editoração e música.

Educativo
As manhãs são reservadas para visitas educativas e de grupos agendados com a coordenação do educativo, coordenado por André Vieira. Os agendamentos podem ser feitos por meio do telefone (81) 3032-2500 ou do e-mail educativovoto@gmail.com. As visitas começam no dia 8 de setembro e serão feitas todas as terças e quintas, a partir das 10h, e nos sábados a partir das 10h30. Os grupos podem ter, no máximo, 20 pessoas.

Serviço
Abertura da exposição Não-Dito, de Ana Lira
Quando: quarta-feira (2/9), às 19h30
Onde: Capibaribe Centro da Imagem – Rua da Aurora, 533 – Boa Vista – Recife – PE
Visitação: 3 de setembro a 9 de outubro de 2015
Horário: 13h às 19h (terça a sexta-feira) e 10h às 16h30 (sábados)
Agendamento de visitas: (81) 3032-2500 ou educativovoto@gmail.com, responsável André Vieira

< voltar para home