Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

Atribuições de um curador é tema de livro a ser lançado no Recife

Evento acontece neste sábado, no Instituto Ricardo Brennand. Sonia Salcedo, autora da obra, ministra palestra gratuita sobre o assunto.

Sonia Salcedo, autora do livro e quem ministrará as palestra e workshop, é arquiteta e urbanista (USU-RJ), cenógrafa (UNI-RIO) e doutora em Artes Visuais (EBA/UFRJ/RJ)

Sonia Salcedo, autora do livro e quem ministrará as palestra e workshop, é arquiteta e urbanista (USU-RJ), cenógrafa (UNI-RIO) e doutora em Artes Visuais (EBA/UFRJ/RJ)

A arquiteta e doutora em artes visuais, Sonia Salcedo, lança neste sábado (5) seu livro ARTE de EXPOR – Curadoria como Expoesis. O evento será realizado no Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea, no Recife, a partir das 16h, e faz parte da inauguração do projeto Galeria Escola, uma realização da Art.Monta Design e Casa da Rua em parceria com a Galeria Capibaribe da UFPE.

A Galeria Escola é um projeto inovador que oferece cursos de artes e ações sistemáticas de formação especializada na ação expositiva, como cursos de montagem, expografia e curadoria, entre outros.

Durante a palestra neste sábado (5), Salcedo vai propor algumas reflexões aprofundadas em seu livro, que estará à venda no local, como as novas atribuições do curador no processo de conceber e realizar exposições de arte contemporânea. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail galeriaescola@hotmail.com.

Um dia antes, na sexta-feira (4), Sonia também ministrará o Workshop Exposições como Meio, na Casa da Rua, Zona Norte do Recife, das 9h às 13h e das 15h às 19h. Na ocasião, será traçado um panorama do que foi feito e discutido na expografia do século XX, propondo reflexões sobre as exposições de arte enquanto meio da prática e do discurso da experiência artística. Para este dia as inscrições custam R$ 230 e também devem ser feitas pelo e-mail galeriaescola@hotmail.com.

Sobre Sonia Salcedo del Castillo

É arquiteta e Urbanista (USU-RJ), Cenógrafa (UNI-RIO) e Doutora em Artes Visuais (EBA/UFRJ/RJ). É profissional da Fundação Nacional de Arte (Funarte) integrante do corpo técnico do Centro de Artes Visuais no âmbito curatorial.  Pesquisadora e docente lecionou nas graduações do Instituto de Artes da UERJ, da Escola de Belas Artes da UFRJ e, desde 2013, pertence ao quadro de professores da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Artista curadora idealizou exposições nacionais e internacionais, em cidades como Rio, São Paulo, Bruxelas, Frankfurt, Merida, Colônia e Buenos Aires. Arquiteta premiada pela UIA, tem experiência ceno-visual em carnaval, televisão e teatro, realizando cenário, figurino, pesquisa e produção de arte.

Serviço
Palestra/debate e lançamento do livro “ARTE de EXPOR – Curadoria como Expoesis”, de autoria de Sonia Salcedo.
Sábado (5) | 16h
Auditório do Instituto Ricardo Brennand (Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea)
Gratuitas | Inscrições pelo e-mail galeriaescola@hotmail.com.
Workshop “Exposições como Meio”
Casa da Rua. (Rua Ada Vieira, 112, Casa Forte)
Sexta-feira (4) | 9h às 13h e das 15h às 19h
R$ 230 | Inscrições pelo e-mail galeriaescola@hotmail.com.
Mais informações: (81) 3269 0822 | 9.8643 8846

< voltar para home