Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

‘Barco de Fogo’ estreia na Torre Malakoff

Mostra fotográfica sobre tradição popular sergipana foi contemplada na Convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda, realizada pela Secult-PE

barco de fogo

A exposição fotográfica Barco de Fogo, do fotógrafo sergipano Márcio Garcez, estará em exibição no térreo da Torre Malakoff, a partir da próxima segunda-feira (22/9). A obra foi contemplada na 2ª Convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda, uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Coordenadoria de Fotografia, com o objetivo de abrir espaço para a produção independente no Estado. A abertura da mostra está marcada para às 19h, e a entrada é aberta ao público.

barco de fogo

Garcez registrou durante três anos os processos de feitura e apresentação do Barco de Fogo, brincadeira popular sergipana que mistura fogos de artifício e artesanato e é realizada durante o período junino em Estância, município que fica a 70 quilômetros de Aracaju (SE). A visitação à Torre Malakoff pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, aos sábados das 15h às 18h, e aos domingos das 15h às 19h.

Para o fotógrafo, esse é o início de um novo trabalho documental. “Procurei registrar e trazer ao público um fragmento dentro da imensidão de riqueza da cultura sergipana, nordestina e brasileira”, disse ele. A curadora da exposição, a doutora em História da Arte, Ana Virgínia Queiroz, ressalta que a importância do folguedo para a cultura local. “A concepção da tradição dos Barcos de Fogo está inserida em contexto coletivo, em um ambiente sócio-antropológico, os protagonistas são em grande parte pescadores que se debruçam em uma urdidura que os transforma nos famosos fogueteiros”, explica.

Convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda

A Sala Alcir Lacerda foi inaugurada em 2008, com uma coletiva de vários fotógrafos, cuja seleção foi do próprio Alcir Lacerda e uma individual dos seus trabalhos. Em 2012, o espaço abrigou a última exposição do respeitado fotógrafo pernambucano, dentro da mostra Coisas que Aprendi nos Discos- Edição Luiz Gonzaga, quando a sala exibiu suas fotos que constam do acervo da Fundação Joaquim Nabuco e que tratam da Missa do Vaqueiro, em Serrita. Em 2012 foi lançada a primeira convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda, com o objetivo de dar espaço à produção fotográfica do estado.

Para o assessor de Fotografia da Secult-PE, Jarbas Araújo, o objetivo da iniciativa é abraçar projetos que ocupem a Sala Alcir Lacerda e tragam vida e arte ao espaço que leva o nome de um dos maiores fotógrafos da história de Pernambuco. “Queremos valorizar a fotografia autoral, conceitual, que nos presenteia com surpresas, longe do convencional”, comenta Jarbas.

Serviço
Exposição Barco de Fogo, do fotógrafo sergipano Márcio Garcez
Abertura: Segunda-feira (22) | 19h
Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife – PE)
Horário de visitação: Terça a Sexta das 10h às 18h | Sábados das 15h às 18h
Domingos das 15h às 19h
Gratuito
Mais informações: (81) 3184.3180 | 3184.3182

< voltar para home