Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

Exposição “Azulejos”, de Luiz Domingues, marca inauguração da Casa Marte

No Recife do final dos anos 1950 até meados dos anos 1970, um jovem pintor de louças passou a ser requisitado por anônimos e importantes arquitetos para realizar trabalhos que ainda hoje podem ser vistos decorando a cidade. Recém-chegado de Coimbra, Portugal, Sr. Luiz Domingues era um dos poucos a ter o domínio de uma tradição que representa o seu país tal como o fado ou os bons vinhos: a azulejaria. Entre os seus trabalhos, está o grande painel que se encontra na Padaria Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, retratando o milagre das rosas da Santa Isabel, padroeira dos panificadores. Também é de Seu Domingues a fachada de azulejos do icônico Edifício Acaica, ponto de referência da Avenida Boa Viagem.

Divulgação

Divulgação

Painel na Padaria Santa Cruz, no Largo da Boa Vista

Neste mês de dezembro, o português comemora 90 anos, que serão comemorados com a exposição Azulejos, promovida a partir deste sábado (10), pela Caverna Lunar, que agora está localizada na Casa Marte, bairro da Encruzilhada. A mostra vai apresentar fotografias de obras executadas por Seu Domingues, entre paineis, fachadas e residências com peças do artista. Também serão exibidos originais de seus azulejos, resgatados de um total de mais de mil peças.

Divulgação

Divulgação

Seu Luiz Domingues

O evento também vai comemorar a inauguração da Casa Marte, que surge como mais um co-working da cidade, aglutinando coletivos de arte, produção e gastronomia, entre eles a Caverna Lunar, o La Bruja Vegana, Libertália, Papel pra Burro, Pano pra pretx e Produções Ordinária. O evento ainda vai contar com show de Isadora Melo, flash day de tatuagem com Mancha Negra No School Tattoo, projeções ordinárias e a inauguração da Loja Colaborativa Casa Marte.

Divulgação

Divulgação

Azulejos originais também estarão em exposição

Responsável pela mostra Azulejos, A Caverna Lunar, por sua vez, é coordenada pela artista visual Laís Domingues e o artista plástico Raul Luna, que também usam o espaço como ateliê de criação e são responsáveis pela programação do lugar, que costuma abrigar exposições e propostas artísticas independentes.

SERVIÇO

Abertura da exposição Azulejos de Luiz Domingues
Show de Isadora Melo, abertura da Casa Marte
Abertura: Sábado, 10 de dezembro de 2016
Entrada: R$ 7,00
Casa Marte (Rua Dr. José Higino Ribeiro Campos, 114)
Encruzilhada, Recife – PE

< voltar para home