Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

Exposição de fotos do Projeto Movimento Mergulhão aporta no Espaço Pasárgada

Mostra ficará no Recife até o dia 16 de outubro, com entrada gratuita

Reprodução/internet

Reprodução/internet

Exposição do Projeto Movimento Mergulhão chega ao Recife, no Espaço Pasárgada

Uma exposição fotográfica do cortejo cultural do Movimento Mergulhão, projeto cujo objetivo é fortalecer o cavalo marinho, atualmente Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, estará no Espaço Pasárgada a partir desta quinta-feira (1º/10). A abertura do evento será às 16h com a presença do cavalo marinho do Movimento Mergulhão, que seguirá num cortejo pela Rua da Aurora e Rua da União, até chegar ao Espaço Pasárgada. A entrada é gratuita.

A mostra que apresenta várias fotografias do folguedo do Movimento Mergulhão e do projeto em si já percorreu outras cidades de Pernambuco, como Carpina, Limoeiro e Timbaúba, e ficará no Recife até o dia 16 de outubro.

O projeto foi realizado pela Prefeitura de Ferreiros, com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Justiça, com o intuito de revitalizar o cavalo-marinho na comunidade, que se encontrava extinto e existia apenas na memória de alguns mestres e fazedores da cultura popular.

O projeto contou com oficinas de dança, teatro, música, canto e figurino. Mesmo após encerrar o convênio com o Governo Federal a Prefeitura Municipal de Ferreiros, através da Secretária de Educação e Cultura, deu continuidade ao movimento com recursos próprios. Hoje o município oferece aos jovens e crianças oficinas de percussão, dança e rabeca.

Fundarpe

Sobre o Espaço Pasárgada

No sobrado nº 263 da Rua da União, hoje conhecido como Espaço Pasárgada, Manuel Bandeira viveu parte da sua infância, dos seis aos dez anos. O espaço gerido pela Fundarpe atualmente abriga a Biblioteca Waldemar Lopes, especializada em literatura pernambucana, com destaque para a poesia, alegra os amantes das letras. Além disso, no térreo do Espaço Pasárgada o público pode participar da ação Escambo de Livros, que consiste na disponibilização ao público em geral de um acervo de livros que podem ser trocados. Atualmente, são 800 títulos disponíveis.

Serviço
Exposição do Projeto Movimento Mergulhão
Espaço Pasárgada (Rua da União, 263 – Boa Vista, Recife-PE)
Visitação: 1º a 16 de outubro de 2015
Segunda a sexta, das 9h às 17h
Gratuito
Mais informações: (81) 3184 3165

< voltar para home