Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

Exposição na Torre Malakoff reúne obras de artistas contemporâneos japoneses

A abertura da mostra será na próxima quinta-feira (1º), às 19h

Divulgação

Divulgação

A mostra reúne gravuras de dez artitas japoneses

Chega ao Recife, na quinta-feira (1º), a “Exposição Itinerante: VARIAÇÃO & AUTONOMIA – As Gravuras de Artistas Japoneses Contemporâneos“, que ficará em cartaz na Torre Malakoff até o próximo dia 25 de novembro. Fruto de uma parceria entre a Fundação do Japão, o Consulado Geral do Japão no Recife e o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe, a mostra é composta por obras de arte de dez renomados artistas japoneses (Masanari Murai, Toshinobu Onosato, Yasukazu Tabuchi, Yayoi Kusama, Natsuyuki Nakanishi, Hitoshi Nakazato, Tomoharu Murakami, Naoyoshi Hikosaka, Kosai Hori e Toeko Tatsuno), que apresenta um campo novo, desenvolvido a partir dos anos 70, uma reconsideração da história das gravuras contemporâneas no Japão.

Esse grupo de artistas participou do desenvolvimento das expressões artísticas da época através do meio impresso, com obras que ajudaram a estabelecer o gênero de gravuras japonesas contemporâneas, ao mesmo tempo em que alcançavam uma nova amplitude. O curador, Kyoji Takizawa, do Museu Municipal de Artes Gráficas de Machida, no Japão, destaca a importância de exposições como essas para o universo das artes. Segundo Takizawa, “a arte contemporânea segue uma tendência de esquecimento e apresentá-las em exposição auxiliarão a manter as gravuras vivas”.

A inauguração da exposição na Torre Malakoff ocorrerá no dia 1º de novembro, às 19h, com a apresentação de Kata (sequência de movimentos) de Karatê. Já durante o mês de novembro, além da exposição, serão realizadas como programação do Mês do Japão, oficinas de origami (dobraduras em papel) e caligrafia japonesa, bem como uma palestra sobre Ukiyo-e (estampas japonesas), mini-palestras sobre temas variados (vide programação abaixo), exibições de vídeos sobre o Japão (Japan Video Topics) e miniexposições, com calendários 2019 e acervo do Consulado do Japão. Também haverá a exposição de origami dos participantes do 1º Concurso de Origami da ACJR (Associação Cultural Japonesa do Recife), onde haverá votação aberta e todos os visitantes poderão votar no origami que mais gostar, e o resultado deste concurso será divulgado na XXII Feira Japonesa do Recife, a ser realizada no dia 25 de novembro de 2018. Veja abaixo a programação completa:

Abertura da Exposição “VARIAÇÃO & AUTONOMIA – As gravuras de Artistas Japoneses Contemporâneos”
Quando: 1º de novembro (quinta-feira), às 19h
Onde: Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n – Recife, PE)
Visitação: 2 a 25 de novembro; de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábado, das 15h às 18h; domingo, das 15h às 17h
Acesso gratuito

Atividades aos sábados, Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505 – Recife Antigo)

- Sábado (3), às 15h
Lucas Garcia – “Como me tornei fluente em japonês, mesmo não tendo descendência japonesa e nunca ter pisado no Japão”
Pedro Figueiredo – “Festivais Japoneses no Brasil – Desafios de celebrar a cultura japonesa no outro lado do mundo”
Angélica Alencar – “O Ensino de História Japonesa no Brasil”
Eric Makiyama – “Grupo Ren Taiko Recife – Cultura, juventude e a raiz do Japão”
Hiro Miyakawa – “Mind set Japonês – Tradição e inovação nos negócios e cultura”

- Sábado (10), às 16h
Helena Makiyama – Oficina Origami (dobraduras em papel)

- Sábado (17), às 16h
Professor Leonardo Castillo – “Ukiyo-e (estampa japonesa)”

- Sábado (24), às 16h
Professor Hiro Miyakawa – Oficina de Caligrafia Japonesa

< voltar para home