Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

Inscrições abertas para o 2º Concurso de ocupação da Sala Alcir Lacerda

Projetos selecionados receberão prêmios de R$ 30 mil e terão suas fotos expostas nos dois espaços que homenageiam o fotógrafo pernambucano na Torre Malakoff

Recife do Alto (Alcir Lacerda)

Recife do Alto (Alcir Lacerda)

Interessados em participar da 2ª Convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda, aberta nesta segunda-feira (23/9), tem até o dia 8/11 para enviar os projetos expositivos. As inscrições podem ser realizadas na sede da SECULT na Rua da Aurora, nº463/469, Boa Vista – Recife-PE, CEP: 50.050-000 ou via correios postadas no mesmo prazo, endereçadas à Assessoria de Fotografia.

Assim como na primeira edição, serão realizadas duas ocupações. Cada ocupação terá a duração aproximada de dois meses. A primeira será em dezembro de 2013 e a segunda em março de 2014. Cada projeto selecionado receberá R$ 30 mil, após comprovação do evento.

Para o assessor de Fotografia da Secretaria de Cultura, Jarbas Araújo, o objetivo do concurso é abraçar projetos que ocupem a Sala Alcir Lacerda, trazendo vida e arte ao espaço que leva o nome de um dos maiores fotógrafos da história de Pernambuco. “Queremos manter o nível de qualidade da primeira exposição, onde foram contemplados Isaías Belo e Iezu Kaeru, valorizando a fotografia autoral, conceitual, que nos presenteia com surpresas, longe do convencional”, completa Jarbas.

Poderão participar do concurso quaisquer fotográfos ou coletivos de fotógrafos do Brasil, com exceção daqueles que foram vencedores de de editais ligados à Secult/Fundarpe nos últimos quatro anos. O número de fotos que deverá compor o projeto é livre, assim como o tema, lembrando que os vencedores terão que ocupar duas salas com suas composições.

Alcir Lacerda – Pernambucano nascido em São Lourenço da Mata em 1927, Alcir Lacerda teve uma vida dedicada à fotografia. Suas imagens foram testemunhas da história recente de Pernambuco, como o Golpe Militar de 1964, a seca, a derrubada da Igreja dos Martírios no Centro do Recife (1972), a explosão de uma bomba no Aeroporto dos Guararapes (1966) e inúmeros outros acontecimentos marcantes.

Na vida profissional, Alcir Lacera foi o fundador da Acê Filmes e trabalhou tanto com a fotografia na publicidade, no jornalismo e em eventos sociais como também com fotos artísticas autorais, retratando paisagens do interior e do litoral pernambucano. Se destacou no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco, Estado de São Paulo, além de revistas como Manchete, Fatos e Fotos, Cruzeiro, Veja e Placar e para os publicitários Italo Bianchi Publicidade, Alcântara Publicidade e Aliança Publicitária. Também presidiu por duas vezes a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Pernambuco nos anos 1980. Ao falecer, aos 84 anos, o fotógrafo ainda trabalhava em sua empresa e mantinha seu laboratório de revelação em preto e branco, o único no Recife.

Confira os detalhes do Concurso de Ocupação da Sala Alcir Lacerda 2013/2014 abaixo:

Ficha de Inscrição e Contrato de Cessão de Direitos Autorais – Convocatória Sala Alcir Lacerda

Convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda 2013/2014

Planta Baixa da Sala Alcir Lacerda

Publicação no Diário Oficial da Convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda 2013/2014

< voltar para home