Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

Mostra “Frida e Diego: um sorriso no final do caminho” será inaugurada em Camaragibe

A mostra marca a inauguração da Galeria Vila, a primeira galeria de artes visuais do município

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

A exposição já ocupou as instalações do Museu do Estado de Pernambuco no ano passado

Depois de uma temporada de sucesso no Museu do Estado de Pernambuco, a exposição fotográfica Frida e Diego: um sorriso no final do caminho, sobre a controversa e notável história do casal de artistas mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera, será inaugurada na próxima quinta-feira (7), na Galeria Vila, em Camaragibe. A mostra marca a inauguração da Galeria Vila, a primeira galeria de artes visuais do município.

Unidos por quase vinte e cinco anos – desde o casamento em 1929, até a morte de Frida, em 1954 – a relação de Frida e Diego foi marcada por encontros e desencontros, por um amor e ódio, compartilhando e competindo ao mesmo tempo.

Essa união abriu um caminho diferente nas relações pessoais da primeira metade do século XX, no México: a personalidade extrovertida e fantasiosa do Diego, ligada à personalidade introvertida e também fantasiosa de Frida, inauguraram um enredo e uma intriga quase explosiva.

A exposição, composta por 96 fotografias, é uma aproximação íntima na vida do casal: o trabalho nos ateliês; as viagens e vida nos Estados Unidos; os encontros com personalidades do mundo político e artístico, incluindo Leon Trotsky e André Breton; a relação com artistas do México; assim como suas uniões conjugais, a dor e comprometimento físico da Frida, além de sua proximidade com a morte e a última foto do casal.

As imagens são de autoria, em sua grande maioria, dos amigos do casal, como Manuel Álvarez Bravo, Nicholas Muray, Edward Weston, Guillermo Kahlo, Peter Jules, Guillermo Zamora e Juan Guzmán, compiladas pela primeira vez em uma exposição única criada pela Secretaria de Cultura do México, o Instituto Nacional de Bellas Artes e o Museo Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo.

Frida e Diego: um sorriso no final do caminho, que fica em cartaz até o dia 7 de agosto, é fruto de uma parceria entre o Governo do México, através do Consulado-Geral do México no Rio de Janeiro, o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe, e a Prefeitura de Camaragibe. ”Graças à doação deste acervo ao nosso Estado, a exposição irá circular por várias cidades pernambucanas e permitirá que mais pessoas conheçam o trabalho desses dois grandes artistas mexicanos”, diz o coordenador de Artes Visuais da Secult-PE/Fundarpe, Márcio Almeida.

SOBRE A GALERIA

O prédio histórico que vai abrigar a Galeria Vila fica localizado no tradicional bairro da Vila da Fábrica, antiga vila operária da Companhia Industrial Pernambucana. O imóvel foi construído no final da década de 19 como “República dos Solteiros” para abrigo de operários da fábrica de tecidos da cidade. Reformado, o térreo se transforma na Galeria Vila enquanto o piso superior continua funcionando como sede da Fundação de Cultura de Camaragibe. O projeto da galeria foi realizado pela empresa Art Monta, sendo este um dos últimos trabalhos do cenógrafo e produtor Eduardo Souza, falecido recentemente. A ideia é que futuramente a Galeria Vila seja ampliada ocupando todo o prédio da antiga República dos Solteiros.

A Galeria da Vila está respaldada pela Lei n. 735/2017, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Demóstenes Meira, como espaço criado para promover exposições e formar público apreciador das expressões artísticas. A Lei institui os equipamentos culturais de Camaragibe, incluindo teatro, biblioteca e centro musical. “Este será um momento significativo para Camaragibe e para o estado, a inauguração de mais um equipamento cultural, uma galeria de artes onde os artistas da cidade e de outros locais poderão apresentar seus trabalhos, sejam eles fotografias, pinturas ou esculturas”, conta o presidente da Fundação, Olímpio Costa.

Serviço
Abertura da Exposição Frida e Diego: um sorriso no final do caminho
Quando: 7 de junho (quinta-feira), às 19h
Onde: Galeria Vila (Av. Dr. Pierre Collier, S/N. Vila da Fabrica – Camaragibe – PE)
Visitação: Até o dia 7 de agosto, de quarta a sexta-feira: das 14h às 19h
Agendamento para outros dias e horários pelo e-mail: vila.galeria@gmail.com

< voltar para home