Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

Pernambuco promove diálogos sobre política para as Artes Visuais

Ciclo de Palestras gratuito traz artistas e gestores de referência nacional ao Recife

Por meio da Secretaria Estadual de Cultura, o Governo de Pernambuco dá início neste mês de setembro a um rico circuito de debates que objetivam fortalecer a política pública para as Artes Visuais no estado.

O Ciclo de Palestras – Artes Visuais vai agregar artistas e gestores culturais em momentos de caráter formativo, mas também de debate coletivo, que reflita sobre a atual conjuntura do setor e aponte para a superação de desafios que persistem.

“Estamos propondo um diálogo franco sobre temas convergentes à construção de uma política pública que possa ir além do incentivo aos projetos por meio do Funcultura”, adianta Márcio Almeida, Coordenador de Artes Visuais da Secult-PE. A Secretária Executiva Estadual de Cultura, Silvana Meireles, destaca que “é preciso avançarmos também em questões estratégicas como formação, promoção de intercâmbios e de residências artísticas, constituição de acervos e consolidação de projetos curatoriais para os espaços das artes visuais no estado, tudo isso incentivando cada vez mais a participação da sociedade e dos agentes culturais nesse processo”.

Divulgação

Divulgação

Os palestrantes convidados: Ricardo Resende, Liliane Rebelo, Marco Paulo Rolla, Xico Chaves e Clarissa Diniz

Na pauta das palestras, assuntos como Implantação de Museus e Pesquisa de Acervo, que será ministrada já no próximo dia 29 por Ricardo Resende, Curador do Museu Bispo do Rosário (RJ). Para debater a Política Nacional das Artes, o Coordenador do Centro de Artes Visuais da Funarte, Xico Chaves, é o convidado do dia 13 de outubro. Já no dia 27 do mesmo mês, Clarissa Diniz, que é Gerente de Conteúdo do Museu de Arte do Rio, vem ao Recife dialogar sobre Política de Aquisição e Acervo.

Em novembro, o artista mineiro Marco Paulo Rolla conversa com o público sobre Performance e Residências Artísticas; e no último mês do ano, a Acessibilidade na Arte entra em pauta, com a participação de Liliane Rebelo, Gerente de Artes do British Council no Brasil, que vai apresentar a experiência dos programas Unlimited e Transform.

As inscrições estão abertas e os interessados devem enviar e-mail com nome, telefone e cidade de origem para o endereço: artesvisuais.secult@gmail.com. Todos os encontros são gratuitos e serão realizados no Auditório do Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), situado à Av. Rui Barbosa, 960 – Graças/Recife. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação de Artes Visuais da Secult-PE, pelo telefone (81) 3184.3012.

>> CICLO DE PALESTRAS – ARTES VISUAIS
Sempre das 19h às 21h, no MEPE 

29/9 – Implantação de Museus e Pesquisa de Acervo
Ricardo Resende (Curador do Museu Bispo do Rosário/RJ)

13/10 – Política Nacional das Artes e seus desdobramentos para as Artes Visuais
Xico Chaves (Coordenador do Centro de Artes Visuais/Funarte/Ministério da Cultura)

27/10 – Política de Aquisição e Acervo
Clarissa Diniz (Gerente de Conteúdo do Museu de Arte do Rio)

23/11 – Performance e Residências Artísticas
Marco Paulo Rolla (Artista)

07/12 – Acessibilidade na Arte | Experiência dos Programas Unlimited e Transform
Liliane Rebelo (Gerente de Artes do British Council no Brasil)

< voltar para home