Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

Torre Malakoff sedia parte de mostra nacional feita por alunos artistas da Oi Kabum!

Mostra acontece simultaneamente em quatro capitais brasileiras e conta com 123 obras de jovens carentes participantes do programa

 

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

A mostra ‘CO-MOVER’ marca os doze anos da Oi Kabum! e a formação de cerca de 1,2 mil jovens moradores de comunidades

Arte e tecnologia estarão unidas na Torre Malakoff, numa exposição até então inédita no Recife. Trata-se da CO-MOVER, uma realização do Programa Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, em parceria com a Ong Auçuba Comunicação e Educação. A mostra reúne obras de estudantes de comunidades carentes do todo o país, com idade entre 16 e 20 anos, que participaram do programa. Na capital pernambucana, a exposição conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe. A abertura está marcada para a próxima quarta-feira (12), às 19h.

Ao todo, 123 criações artísticas compõem a exposição, cujo objetivo é marcar os 12 anos da Oi Kabum! e celebrar a formação de mais de 1.200 jovens moradores de comunidades populares urbanas para o campo cultural e artístico no país. As obras estão divididas nas quatro unidades do programa, localizadas no Recife, Salvador, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. No caso da Torre Malakoff, 36 destas obras estarão abertas para visitação até o dia 27 de setembro deste ano. Nas outras cidades a mostra segue até o dia 4 de outubro.

Costa Neto/Secult-PE

“É bastante simbólico que esta exposição tenha chegado à Torre Malakoff, um espaço cultural que alia arte e ciência. O maior destaque desta mostra é o entendimento de que a formação do aluno está intrinsecamente ligada à sua formação cultural. E é desta nova escola que a sociedade precisa, um local de ensino que consiga formar um estudante que pensa, interage, desafia e que, principalmente, muda a realidade deste país”, avalia a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

Costa Neto/Secult-PE

De acordo com os organizadores da exposição, a CO-MOVER busca apresentar as visões da juventude popular urbana sobre temas relevantes do nosso tempo, tendo como eixos a experimentação, criatividade, estratégias de articulação cultural e reflexões sobre a política da arte. As obras articulam as áreas de atuação do Programa, que são computação gráfica, fotografia, design gráfico e vídeo (documentário e ficção), aliadas às práticas artísticas e tecnológicas diversas.

Costa Neto/Secult-PE

A seleção foi realizada por uma curadoria coletiva, unindo jovens vinculados atualmente à escola, além de egressos de turmas formadas na Oi Kabum! e equipe. No Recife, por exemplo, a curadoria contemplou uma oficina com curadores institucionais e independentes com o intuito de dialogar, entre outros pontos, sobre os processos de seleção, articulação de conceitos, montagem de uma proposta expositiva e organização de atividades educativas.

Costa Neto/Secult-PE

Uma vez estabelecidos os critérios da curadoria, as comissões em cada cidade se debruçaram sobre trabalhos das quatro unidades, construindo mostras distintas que se articulam entre si, formando uma grande rede de criação artística. Os trabalhos valorizam elementos da cultura local, ao mesmo tempo em que exploram a noção de mover-se junto.

Serviço
MOSTRA CO-MOVER – RECIFE
Abertura: Quarta (12/08) | 19h
Torre Malakoff
(Rua do Bom Jesus S/N – Bairro do Recife)
Visitação: 12 de agosto a 27 de setembro de 2015
Terça a sexta, das 10h às 18h | Sábados, das 15h às 18h | Domingos, das 15h às 19h
Mais informações: (81) 3184 3118

< voltar para home