Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

20º FestCine irá oferecer oficinas de formação no segmento do audiovisual

Entre os dias 3 e 8 de dezembro, o 20º FestCine irá ocupar o Cinema São Luiz com uma importante seleção da produção do audiovisual pernambucano. Para além dos filmes, é um momento também bastante rico no segmento da formação. Pelo menos três ações formativas serão oferecidas ao público do festival, dos dias 03 a 7 de dezembro. Para participar, basta encaminhar, até a data de 20 de novembro, e-mail para festcinepe@gmail.com, com nome completo, idade, contatos (telefone e e-mail) e uma carta de intenção com até dez linhas sobre os motivos e interesses de participação na oficina. O título do e-mail deve conter a palavra “Inscrição” com o nome da oficina pretendida.

O FestCine também conta com parceria do projeto na área de formação, aprovado pelo Funcultura, “FERA – Feminismo e Equidade para Reinventar o Audiovisual”, que recentemente selecionou mulheres para participarem de oficinas nas áreas de Direção e Roteiro, Direção de Fotografia, Som Direto, Montagem (imagem e som) e Crítica Cinematográfica. As oficinas irão acontecer  entre os dias 26 de novembro e 8 de dezembro, no Porto Midia.

 

Confira aqui as informações das oficinas com inscrições abertas

 

Documentando

Carga horária:  20 horas/aula

Público-alvo: A partir de 15 anos

Vagas: 20 pessoas

Datas: 03 a 07 de dezembro

Horário: 13h00 as 17h00

Local: Espaço Pasárgada (Rua da União, 263 – Boa Vista – Recife)

Ministrante: Marlom Meirelles. Diretor da Eixo Audiovisual, realizador e professor em projetos de iniciação em cinema.

Oficina - Marlon Menezes (pequena)

Ementa: Por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, a oficina tem como objetivo estimular o olhar do aluno para a leitura e realização de obras documentais, dando a ele uma base de conhecimento sobre o desenvolvimento do documentário na história do cinema. Os participantes, que não precisam ter conhecimentos prévios na área, terão acesso às técnicas básicas de captação e edição de imagens em vídeo, além de instruções sobre a linguagem cinematográfica e as etapas e funções numa produção. A oficina desperta a consciência de que o cinema é um instrumento de construção da realidade, permitindo que os alunos observem as possibilidades de abordagem, narrativas, dispositivos e processos de trabalho. Ao final das aulas, os alunos realizam um documentário digital.

 

Estratégias de Marketing Digital para o Lançamento de Filmes

Carga horária:  20 horas/aula

Público-alvo: A partir de 16 anos
Vagas: 20 pessoas

Datas: 03 a 07 de dezembro, das 13h às 17h

Local: Porto Digital – Sala de Formação (R. do Apolo, 235 – Recife, PE)

Ministrante: Txai Ferraz – Roteirista e diretor dos curtas-metragens Fora de Quadro (2016), Rua do Retrato (2015, comprado pelo Canal Futura) e Três Voltas (2013). Atua ainda como gestor de marketing digital especializado em distribuição de filmes.

Oficina  FestConeTXAI FERRAZ- crédito vinicius gomes (pequena)

Ementa: A distribuição de filmes representa um grande gargalo para o audiovisual brasileiro. Preterida por muitos cineastas e inexistente como disciplina no currículo das principais graduações de cinema do país, o setor carece de profissionais e enfrenta enormes desafios. Como reverter então este jogo? Neste panorama, o audiovisual nacional parece ter encontrado uma grande aliada: a comunicação digital. A presente oficina visa apresentar ferramentas úteis de marketing digital para a formação de públicos de projetos audiovisuais. Como exercício final, os alunos serão estimulados a desenvolver um plano estratégico de mídias sociais para o lançamento de um filme.

 

Oficina “Inspire – Interpretação para TV e Cinema”

Carga horária:  20 horas/aula

Público-alvo: A partir de 16 anos
Vagas: 20 pessoas

Datas: 03 a 07 de dezembro, das 13h às 17h

Local: Salão nobre do Cinema São Luiz (Rua da Aurora, s/n, Boa Vista – Recife)

Ministrante: Gilvan Noblat – Comunicador e produtor cultural, atua nas áreas de cinema, teatro com ênfase para o audiovisual. Ator, roteirista e diretor do canal Entre Becos.

Oficina FestCine - Gilvan Noblat 2 (pequena)

Ementa: O trabalho do ator de cinema é uma tarefa extremamente complicada, pois é necessária muita concentração e paciência para lidar com as repetições de cena e exigências da produção, sem nunca perder a emoção ou o domínio do personagem. A Oficina “Inspire – a respiração é a base da transformação” tem o intuito de trazer aos participantes técnicas de interpretação para TV e Cinema que ajudarão o ator a manter o controle do seu ofício no set de filmagem, através de uma série de jogos de cena e exercícios práticos com câmera.

< voltar para home