Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

5ª edição do Festival VerOuvindo está com inscrições abertas

Interessados podem participar da Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição e da I Jornada VerOuvindo, novidade deste ano voltada para comunicações orais

Manuela Salazar/Divulgação

Manuela Salazar/Divulgação

Em dezembro do ano passado, o Festival recebeu Voto de Aplauso da Câmara Municipal do Recife, requerido pelo vereador Ivan Moraes, pelos serviços de acesso à cultura ofertado para as pessoas com deficiência

A quinta edição do Festival VerOuvindo de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife, que acontecerá de 23 a 28 de abril deste ano, está com inscrições abertas. Realizadores e profissionais da acessibilidade comunicacional poderão inscrever filmes com audiodescrição na Mostra Competitiva e também participar da novidade deste ano, a I Jornada VerOuvindo, com apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência. As inscrições para a Mostra Competitiva vão até o dia 13 de fevereiro, e, para a Jornada, até o dia 28 de fevereiro, ambas no site do festival.

Poderão participar da seleção para a Mostra Competitiva curtas-metragens de 5 a 25 minutos que possuem o recurso de audiodescrição. Nesse caso, a premiação é feita à equipe responsável pelo recurso, composta pelo audiodescritor roteirista e obrigatoriamente por um audiodescritor consultor (uma pessoa cega ou com baixa visão).

Serão quatro categorias com premiação em dinheiro: Melhor AD de Animação, Melhor AD de Documentário e Melhor AD de Ficção, com premiações de R$ 1.400,00; e Melhor Narração, cujo primeiro lugar receberá R$ 800,00. Por fim, o festival conta com a categoria de Melhor do Júri, que receberá Troféu VerOuvindo e certificado do festival. As inscrições vão até dia 13 de fevereiro pelo site.

Juliana Souto/Divulgação

Juliana Souto/Divulgação

Segundo a idealizadora e coordenadora do VerOuvindo, Liliana Tavares, a ideia é reunir pessoas que pensam e ou produzem acessibilidade comunicacional (Libras, LSE e AD), para trocar informações e pensar em soluções inovadoras

A novidade desta edição é a I Jornada VerOuvindo, que estreia esse ano e é voltada para a apresentação oral de trabalhos científicos e relatos de profissionais na área da acessibilidade comunicacional nas produções culturais. Poderão se inscrever estudantes, professores e pesquisadores de todo o país, através do envio de um resumo da apresentação oral, que poderá ser selecionado para o Painel de Acessibilidade Comunicacional. O prazo de inscrição é até o próximo dia 28 de fevereiro, também na internet.

Segundo a idealizadora e coordenadora do VerOuvindo, Liliana Tavares, a ideia é reunir pessoas que pensam e ou produzem acessibilidade comunicacional (Libras, LSE e AD), para trocar informações e pensar em soluções  inovadoras. “Os recursos de acessibilidade já estão sendo encarados com parte da estética da obra, e isso provoca uma guinada na forma de trabalhar tanto por parte dos profissionais quanto da parte das produções. É sobre isso que estaremos discutindo”, explica a audiodescritora.

Thais Lima/Divulgação

Thais Lima/Divulgação

Em outubro, Liliana Taveres, representando o festival, recebeu o prêmio I Concurso de Boas Práticas em Acessibilidade Audiovisual do Mercosul, realizado pela Reunião Especial de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do bloco sulamericano

A próxima edição do Festival VerOuvindo chega mais fortalecido após ter recebido, em 2018, dois importantes reconhecimentos. A partir de 2017 – ano de sua última edição – o Festival fez mais itinerância, com exibições em cidades como Jaboatão, Orobó, Taquaritinga do Norte, e de outros estados, como São Paulo, Porto Alegre e Cuiabá.

Em outubro, o festival foi o único brasileiro a vencer o I Concurso de Boas Práticas em Acessibilidade Audiovisual do Mercosul, realizado pela Reunião Especial de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do bloco sulamericano. Além disso, em dezembro passado, recebeu Voto de Aplauso da Câmara Municipal do Recife, requerido pelo vereador Ivan Moraes, pelos serviços de acesso à cultura ofertado para as pessoas com deficiência.

Serviço:
Inscrições para o 5º Festival VerOuvindo de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife ( a ser realizado de 23 a 28 de abril de 2019)

>Mostra Competitiva: até dia 13 de fevereiro
Filmes com audiodescrição e duração de 5 a 25 minutos
Inscrições no site

>I Jornada VerOuvindo: até dia 28 de fevereiro
Apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiência no Painel de Acessibilidade Comunicacional
Inscrições no site

< voltar para home