Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

8 ½ Festa do Cinema Italiano aporta no Cinema São Luiz com importantes pré-estreias

Etapa recifense do festival acontece entre 8 e 14 de agosto e traz onze filmes contemporâneos italianos. Destaque para “Silvio e os Outros”, que descreve a decadência da era de poder do ex-primeiro-ministro da Itália

Divulgação

Divulgação

Além do Recife, a mostra acontece simultaneamente em mais sete cidades

Acontece no Recife, a partir desta quinta-feira (8/8), o 8 ½ Festa do Cinema Italiano. O festival aporta até o dia 14/8 no Cinema São Luiz, gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, e traz onze filmes contemporâneos produzidos na Itália. Na programação, pré-estreias importantes, incluindo “Silvio e os Outros”, a última obra do vencedor do Oscar, BAFTA e Globo de Ouro Paolo Sorrentino, sobre o ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi. Outra première de destaque é Lucia Cheia de Graça (Troppa Grazia), de Gianni Zanasi, exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2018, e Euforia, de Valeria Golino, filme em competição na mostra Un Certain Regard, também no Festival de Cannes 2018. Além do Recife, a mostra acontece simultaneamente em mais sete cidades. A programação completa para a etapa recifense está disponível aqui.

O festival acontece em dois períodos diferentes. Após a etapa que inclui o Recife e mais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Niterói, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, entre 8 e 14 de agosto, será a vez de Belém, Florianópolis, Goiânia, Salvador, Vitória, além de Fortaleza, Londrina e Natal, que acabam de entrar para o circuito do 8 ½ e receberão o evento entre 15 e 21 deste mês.

O formato permitiu aumentar o número de cidades e comporta agora um número maior de filmes exibidos, totalizando mais de 300 sessões programadas e público esperado de 25 mil espectadores. No Brasil, a organização é da Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Eventi e apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro, do Cinecittà Luce e dos consulados italianos de cada cidade participante.

Na programação, além das pré-estreias já citadas, está a última obra do aclamado Paolo Virzí, com Noite Mágica. Há ainda exibição de filmes de jovens diretores que despertaram o interesse da crítica e do público, como Entre Tempos, de Valerio Mieli, uma poética reflexão sobre um amor nunca esquecido; Desafio de um Campeão, filme emocionante que traz o universo do futebol em uma história de amizade e companheirismo estrelada por Stefano Accorsi e Andrea Carpenzano; Dafne, de Federico Bondi, que conta a comovente história de uma jovem com Síndrome de Down, interpretado por Carolina Raspanti; e, por fim, o divertido Bangla, de Phaim Bhuiyan, longa premiado como a melhor comédia italiana do ano, que narra as aventuras amorosas de um italiano filho de imigrantes de Bangladesh.

Serviço
8 ½ Festa do Cinema Italiano
8 a 14 de agosto
Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

FILMES DO FESTIVAL:

SILVIO E OS OUTROS

(Itália, 2018, 100 min)

Gênero: Drama | Direção: Paolo Sorrentino

Sinopse: Empreendedores, cortesãos, políticos corruptos, bobos, acrobatas: é o circo em torno de Silvio Berlusconi. O filme põe no centro “eles”, os que contam pouco, os tubarões que frequentam o circo, que o chamam pelo nome: Silvio. Com Toni Servillo no papel de Berlusconi, Silvio e os Outros descreve a decadência do reino de Silvio Berlusconi e, sobretudo, da sua corte. A Festa do Cinema Italiano exibe a versão internacional do longa.

NOITE MÁGICA

(Itália, 2018, 125 min)

Gênero: Comédia | Direção: Paolo Virzì

Sinopse: Um grande produtor de cinema é encontrado morto no rio Tibre, e os principais suspeitos são três jovens roteiristas. Enquanto os amigos passam a noite na delegacia sendo interrogados pela polícia, eles revivem sua tumultuada e emocionante jornada pelas ruas de Roma, nos suspiros finais da era gloriosa do grande cinema italiano.

EUFORIA

(Itália, 2018, 120 min)

Gênero: | Direção:

Sinopse: Matteo é um jovem e bem sucedido homem de negócios, charmoso e enérgico. Já Ettore é um homem calmo e justo, professor do segundo ano, que vive à sombra, sem nunca ter saído do vilarejo onde ambos cresceram. São irmãos, mas possuem personalidades opostas. A vida vai forçá-los a reviver uma situação difícil, que vai culminar em um conhecimento mais profundo um do outro, em um vórtex de fragilidade e euforia.

LUA CHEIA DE GRAÇA

(Itália/Grécia/Espanha, 2018, 110 min)

Gênero: Comédia | Direção: Gianni Zanasi

Sinopse: Estrelado por Alba Rohrwacher e Elio Germano, Troppa Grazia conta a história de Lucia, uma mãe solo que luta para encontrar o equilíbrio entre os cuidados com a filha e a sua carreira como topógrafa. O seu futuro sofre uma reviravolta devido às aparições de uma insistente “Nossa Senhora”, determinada a dar um novo rumo a vida de Lucia.

ENTRE TEMPOS

(Itália, 2018, 106 min)

Gênero: Drama | Direção: Valerio Mieli

Sinopse:Lui (Luca Marinelli) e Lei (Linda Caridi) são duas pessoas completamente diferentes, mas que formam um casal intenso e apaixonado. Juntos durante anos, seus sentimentos estão em conflito constante, revelando uma montanha-russa emocional entre eles: enquanto Lui acredita em um futuro brilhante, Lei não consegue deixar de viver no passado. Ao longo dos anos, o par colecionou frustrações, alegrias, tristezas e angústias.

BANGLA

(Itália, 2018, 87 min)

Gênero: Comédia | Direção: Phaim Bhuiyan

Sinopse: O primeiro trabalho realizado por Phaim Bhuiyan é inspirado em sua vida e traz como protagonista o próprio Phaim, um rapaz, de 22 anos, oriundo do Bangladesh, que vive em Torpignattara, no subúrbio de Roma. Quando ele se apaixona perdidamente por Asia, uma jovem italiana, entra em pânico. De acordo com os seus pais, muito tradicionais, ele tem que casar com uma mulher bengali; e de acordo com a lei islâmica, sexo antes do casamento é pecado. O que fazer? Uma comédia honesta sobre integração e identidade.

DESAFIO DE UM CAMPEÃO

(Itália, 2019, 105 min)

Gênero: Drama | Direção: Leonardo D’Agostini

Sinopse: Christian é uma estrela do futebol. Valerio é um professor arisco e solitário. Vindos de dois mundos diferentes, os dois deverão encontrar forças um no outro, quando Valerio é destacado para ajudar Christian a controlar o seu temperamento depois de causar problemas em campo.

DAFNE

(Itália, 2019, 94 min)

Gênero: Drama | Direção: Frederico Bondi

Sinopse: Dafne (Carolina Raspanti) é uma jovem e determinada mulher com síndrome de Down que, após a morte inesperada de sua mãe, precisa aprender a se conciliar com seu pai (Antonio Piovanelli). Além de ter que lidar com o próprio luto, Dafne assume um papel essencial na vida do pai quando este entra em depressão depois de perder a esposa. A relação dos dois muda completamente quando resolvem fazer uma trilha nas montanhas.

A MELHOR JUVENTUDE (Parte I & Parte II)

(Itália, 2003, 358 min)

Gênero: Drama | Direção: Tullio Giordana

Sinopse: Esta é a história de uma família italiana do fim dos anos 60 até aos nossos dias. Nicola e Matteo são dois irmãos que vão reviver acontecimentos e lugares que tiveram um papel crucial na história da Itália: das cheias de Florença à luta contra a máfia, dos grandes jogos de futebol da Itália às canções que marcaram gerações, dos movimentos estudantis terroristas, da crise dos anos 1990 à tentativa de inovação e a construção de um país moderno. Os personagens perseguem os seus sonhos atravessando a História: crescem, magoam-se e criam novas ilusões em que apostam todas suas energias.

MICHELANGELO – INFINITO

(Itália, 2018, 95 min)

Gênero: Documentário| Direção: Emanuele Imbucci

Sinopse: Michelangelo – Infinito é o primeiro filme de arte sobre o gênio do Renascimento e da história da arte universal: Michelangelo Buonarroti. Um documentário onde o cinema e o mundo da arte se encontram para traçar o retrato do homem secreto e perturbado, capaz de contrastes e paixões fortes, mas também de mostrar grande coragem quando se trata de apoiar as suas crenças e ideologias. Uma personalidade imortal, um dos maiores artistas que o mundo já viu, cuja rica e variada produção artística se tornou um marco na história da arte universal. Este filme surpreendente, filmado com as mais avançadas tecnologias de filmagem, refaz a principal produção pictórica e escultórica de Michelangelo, mostrando as suas obras mais famosas.

CARAVAGGIO – A ALMA E O SANGUE

(Itália, 2018, 90 min)

Gênero: Documentário | Direção: Jesus Garcés Lambert

Sinopse: Uma viagem cinematográfica emocionante pela vida, a obra e os tormentos do pintor italiano Caravaggio. Luz e sombra, contrastes e contradições, gênio e intemperança distinguem a sua existência e sua arte. Uma excursão narrativa e visual, filmada em Milão, Florença, Roma, Nápoles e Malta. Um dos filmes sobre arte mais visto na Itália.

< voltar para home