Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Alunos da rede pública participam de aulas sobre o ENEM no São Luiz

Iniciativa Fera cineCabeça busca, através de trailers e filmes, contextualizar aos estudantes do ensino médio assuntos que caem no exame nacional

Ademar Filho/Divulgação

De olho no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), mais de 2500 alunos da rede estadual de ensino participam da ação FERA cineCabeça, realizada no Cinema São Luiz, área central do Recife. A iniciativa, desenvolvida pelo projeto CineCabeça há cinco anos em parceria com a FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação de Pernambuco, teve início na última segunda-feira (19) e prevê a participação de 30 escolas estaduais até o final da programação.

Para a temporada 2015 do FERA cineCabeça, voltada especificamente para alunos do terceiro ano do nível médio, foram escolhidos trechos de filmes como ‘Tropa de Elite 2’, ‘Caramuru’, ‘Lixo Extraordinário’ e ‘Quincas Berro D’Água’. As cenas serão abordadas sob o ponto de vista de algumas disciplinas, como Língua Portuguesa, Biologia, Literatura, Geografia e História. As sessões acontecem sempre pelas manhãs e recebem, diariamente, uma média de seis escolas.

Ao fim das sessões, professores fazem perguntas que já caíram no ENEM aos alunos presentes

Ao fim das sessões, professores fazem perguntas que já caíram no ENEM aos alunos presentes

Para Márcia Souto, presidente da Fundarpe, este projeto tem um papel importantíssimo na formação dos jovens alunos pernambucanos que estão em busca de uma vaga na universidade. “Este é momento no Cinema São Luiz é de grande valor social, pois os estudantes poderão fazer uma revisão de forma dinâmica e atrativa dos principais assuntos que caem no ENEM. É a escola tendo um equipamento cultural do Estado como continuação da sala de aula”, comemora a gestora.

Durante a ação são exibidos os trailers dos filmes e também trechos para ilustrar cada uma das abordagens dos professores e suas respectivas disciplinas. “A gente já vem organizando isso há um tempo. Os professores foram ao nosso estúdio e gravaram suas aulas, contextualizando o assunto com a cena do filme que será exibida no telão do São Luiz. Ao longo da aula também são respondidas algumas questões do exame nacional, e os alunos que acertam levam prêmios pra casa”, explica André Stamford, coordenador do projeto.

Sobre o projeto cineCabeça

O projeto cineCabeça é fruto da parceria entre a ação da sociedade civil e o Governo do Estado de Pernambuco, sendo realizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, coordenado pelo Centro de Atitudes, gerido pelo Programa CinEscola, com a participação da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC) e da Eixo Audiovisual. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco que disponibiliza o Cinem a São Luiz, monumento audiovisual pernambucano, para as sessões cinematográficas.

Serviço
FERA cineCabeça
Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife-PE)
Até sexta (23) | Sempre pelas manhãs
Voltado para alunos da rede pública estadual de Pernambuco
Mais informações: (81) 3184 3157

< voltar para home