Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Animage 2018 chega à capital e ao interior de Pernambuco

Dois cinemas públicos do Estado, o São Luiz e o Guarany, também recebem a programação do Festival

A 9ª edição do Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco privilegia a essência artística e cinematográfica da linguagem de animação. O festival acontece de 12 a 21 de outubro de 2018, com atrações distribuídas pela CAIXA Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema da Fundação – Derby, Praça da Várzea, Parque Santos Dumont, Parque da Macaxeira e Mostras Especiais no interior do estado, nas cidades de Triunfo, Caruaru e Belo Jardim.

Reprodução

Reprodução

Lé com Cré, de Cassandra Reis, está na programação 

A ênfase da programação do Animage está em filmes autorais, independentes, experimentais, ousados, engajados politicamente e inovadores. Este conteúdo diversificado se espalha por um número significativo de filmes, que nesta edição chega a 200, entre curtas e longas – são oito
longas programados, o maior número entre os festivais de animação existentes no país. As obras chegam ao público por meio de várias atividades, como Mostra Competitiva de curtas, Sessões e Mostras especiais de curtas e longas que incluem também mostras temáticas, como
a Mostra Erótica, Mostra Brasil, Mostra Pernambucana e Mostra Africana. Há também a Mostra Parque, com exibições de curtas ao ar livre em parques praças públicas do Recife, além de oficinas, masterclass e debate. Ao todo, o Animage recebe um público superior a sete mil
pessoas em seus dez dias de realização.

Reprodução

Reprodução

O longa Yellow é um dos destaques

“Na programação percebe-se que a produção contemporânea de animação continua a exercer uma liberdade plena de expressão e também está bem próxima da realidade social, como demonstram os vários filmes realizados a partir de entrevistas, depoimentos e processos normalmente mais utilizados por documentários. Ao mesmo tempo, o experimentalismo abstrato, os exercícios estéticos de estilo e o humor cartunesco continuam bastante presentes”, comenta Júlio Cavani, curador do festival.

MOSTRAS E SESSÕES ESPECIAIS – A programação do Animage traz ainda mostras especiais de curtas que exploram estéticas, linguagens e constroem pontes entre diferentes culturas. Ao todo oito mostras especiais compõem a programação. A Mostra Especial Best Of Baden- Württemberg apresenta um panorama dos novos curtasmetragens produzidos no Instituto de Animação da Academia de Cinema de BadenWürttemberg, da Alemanha, com filmes que demonstram uma grande diversidade de técnicas e estilos. A mostra é uma parceria com um dos maiores festivais da Alemanha, o Internationales Trickfilm-Festival Stuttgart.  E Mostra Brasil o festival apresenta os curtas feitos por realizadores brasileiros. A animação brasileira vive um momento histórico, e o festival reflete esse momento apresentando essepanorama reunido em duas sessões no Cinema São Luiz.

INTERIOR – Logo após o encerramento no Recife, o festival segue para o interior do estado de Pernambuco, com Mostras Especiais em Triunfo (Cine Teatro Guarany, de 26 a 28 de outubro), Belo Jardim (Instituito Conceição Moura nos dias 26 e 27 de outubro) e Caruaru (Armazém da Criatividade nos dias 30 e 31 de outubro). O Animage tem Apoio da Prefeitura do Recife, Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste, Institut Français do Brasil e Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, CePE, Consulado da Alemanha, Comacessibilidade, Fundaj e Cine São Luiz. A Realização é da RecBeat Produções e Patrocínio CAIXA.

Serviço
Animage – 9º Festival Internacional de Animação de Pernambuco
Data: 12 e 21 de outubro de 2018
Programação gratuita. Apenas as sessões no Cine São Luiz e Cinema da Fundação Derby tem preço único promocional R$ 5,00.
Os ingressos (pagos ou gratuitos) são disponibilizados 1 hora antes de cada sessão, no local da exibição.
A programação detalhada com sinopse dos filmes está disponível no site
www.animagefestival.com

< voltar para home