Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Animage promove oficinas gratuitas na CAIXA Cultural Recife

Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco

Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco

Com informações da assessoria

O Festival Animage oferece oficinas gratuitas sobre diferentes técnicas de animação a partir de 27 de novembro, na CAIXA Cultural Recife. Cada oficina tem duração de cinco dias e as inscrições são feitas pelo site www.animagefestival.com, de 01 a 15 de novembro. As vagas são limitadas (15 por oficina), os interessados deverão passar por uma seletiva para preencher as vagas.

As oficinas propõem a experiência prática no cinema de animação e atendem crianças, iniciantes e quem já possui experiência. Este ano serão abordados os seguintes temas: Bonecos Artesanais para Stop Motion, ministrada pela francesa Claire Sichez, Rotoscopia para Crianças com Renato Duque e Animação com Recortes, ministrada por Chia Beloto e Marilia.

A 8ª edição do Animage – VIII Festival Internacional de Animação de Pernambuco acontecerá de 24 de novembro a 03 de dezembro em vários pontos da cidade do Recife, como a CAIXA, Cine São Luiz e Cinema da Fundação Museu. Quem assina a arte da identidade visual deste ano é a premiada ilustradora e animadora, Rosana Urbes.

O Animage oferece programação abrangente distribuída entre Mostra Competitiva, Oficinas, Masterclasses, Mostras e Sessões Especiais de longas e curtas, incluindo mostras temáticas, como a Mostra Erótica, retrospectivas e também exibições de longas inéditos.

A realização do festival é da Rec-Beat Produções, com apoio do Consulado da França, Cinemateca da França, Institut Français, Coala Filmes, Canal Brasil, Cinema do Museu/Fundação Joaquim Nabuco e Cinema São Luiz, com patrocínio CAIXA e Governo Federal.

Para o diretor do projeto, Antônio Gutierrez a sua maior preocupação está reservada para a formação dos participantes: “Não é apenas a parte artística, mas o maior objetivo é a formação e circulação do conhecimento para todos os participantes inscritos. Esta é a nossa preocupação em todos os eventos que fazemos, a formação dos participantes nas atividades. Esse ano estamos com 3 temas abordados: Bonecos Artesanais para Stop Motion, Rotoscopia para crianças e Animação com Recortes. As oficinas são gratuitas e vão acontecer na CAIXA cultural, as inscrições estão abertas em nosso e-mail e os interessados passarão por uma triagem após a inscrição para preencher as vagas.”

Oficinas: 

Bonecos Artesanais para Stop Motion

Com Claire Sichez
Local: Caixa Cultural Recife – Sala educativo
Horário: das 9h às 13h
Indicação: estudantes e profissionais da área, com alguma experiência em animação.
Conteúdo: todo o processo de criação de marionetes artesanais para filmes na técnica stop-motion,
com uso de diferentes tipos de papéis, fios de alumínio, espuma, cola, ímãs e outros materiais. Os bonecos serão animados ao final para realizar uma pequena apresentação, experimentando as possibilidades de animação.
Sobre a ministrante: a francesa Claire Sichez é roteirista e diretora de filmes de animação. Graduada pela escola La Poudrière em 2011, realizou curtas para TV e cinema. Seu curta “I Can’t Wait” foi premiado no Cinanima Film Festival em 2014 e foi finalista do Cartoon d’Or 2015. “Iâhmès and The Great Devourer” foi selecionado para o César 2017. Atualmente está trabalhando em um novo curta-metragem e escrevendo para séries de TV.


Rotoscopia para Crianças

Com Renato Duque
Local: Caixa Cultural Recife – Sala de oficina/dança
Horário: das 14h às 18h
Indicação: crianças até 14 anos
Conteúdo: rotoscopia é a técnica para desenhar, frame a frame, utilizando como referência um modelo vivo. Através dela, será feita uma introdução à animação tradicional. Esta oficina propõe criar e atuar como personagens para a câmera, para então dar novas formas, movimentos e cores, desenhando por cima das fotografias que tiraram de si mesmos.
Sobre o ministrante: Renato Duque é formado no Curso Superior do Audiovisual da Universidade de São Paulo. “Oceano” é seu filme de estreia, curta em rotoscopia que mistura animação com atores. Hoje atua profissionalmente desenvolvendo projetos de roteiro e direção em animação.

Animação com Recortes

Com Chia Beloto e Marilia
Local: Caixa Cultural Recife – Sala educativo
Horário: das 14h às 18h
Indicação: público em geral, a partir dos 15 anos
Conteúdo: animação de recortes é uma técnica que utiliza personagens, objetos, adereços e cenários recortados de materiais diversos como papel, cartão, impressões, tecido e fotografias. Esta oficina, produzirá pequenas animações feitas a partir da composição de recortes de revistas e impressos, introduzindo conhecimentos sobre os fundamentos da animação, movimento e captação em mesa de luz.
Sobre a ministrante: Chia Beloto é ilustradora, designer e cineasta, cursou Artes Plásticas na FAAP/SP. Atuou na direção de videoclipes, documentários e séries para TV. Trabalha com animação stop motion e publicações especiais (zine, e-book), seu trabalho dialoga com a intervenção urbana e resistência cultural.


Serviço:

Animage – VIII Festival Internacional de Animação de Pernambuco
24 de novembro a 03 de dezembro de 2017
www.animagefestival.com

Programação de Oficinas 2017
De 27/11 a 01/12 (duração de 5 dias, de segunda à sexta-feira)
Vagas: 15 por oficina
Inscrições GRATUITAS pelo site do Festival
Local: CAIXA Cultural Recife
Av. Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife
Telefone: (81) 3425-1915

< voltar para home