Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Cineasta Kátia Mesel recebe homenagem do 8º Festival de Cinema de Triunfo

Neste 7 de agosto, dia do documentário brasileiro, o 8º Festival de Cinema de Triunfo prestou justa homenagem à Kátia Mesel, primeira mulher cineasta de Pernambuco e responsável pela realização de mais de 300 documentários.

Secult

Secult-PE

Katia Mesel recebeu homenagem pelas mãos do secretário Marcelino Granja

Kátia recebeu a homenagem pelas mãos do secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, no Cine Theatro Guarany repleto de moradores de Triunfo e realizadores de todo o país. “Recebo com muita alegria este reconhecimento por um trabalho que realizo desde 1968. O tempo passa e a gente até espera um retorno do público em relação a uma obra, nunca uma homenagem como esta, pelo conjunto do trabalho, então, estou muito emocionada e agradecida”, declarou.

Outra marca na biografia de Kátia é que, em 1973, ela foi a primeira mulher cineasta a participar de um festival de cinema brasileiro. “Foi a II Jornada de Cinema da Bahia, que acontecia naquela época em Cachoeirinha, então, apesar de não ter sido esta a motivação, acredito que dei, sim, uma contribuição, uma força para as mulheres cineastas”.

Após uma fala emocionada, em que reafirmou o desejo de continuar “registrando a nossa gente, as coisas daqui, nossos artistas incríveis”, Kátia ainda teve a oportunidade de exibir o seu mais recente trabalho, o curta “O Mago das Artes: Lula Côrtes”. O filme tem codireção de Avir Shamaim, filho do artista de imensa importância para a cultura pernambucana e que faleceu em março de 2011. “Apesar de toda a nossa experiência em documentários, este foi o mais difícil de realizar, não apenas pela quantidade de material que coletamos com amigos, admiradores, mas pela emoção mesmo de estar produzindo um registro sobre alguém tão próximo, tão íntimo nosso”, comentou Avir.
O curta contou com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, e ajuda a preservar falas de Lula sobre suas criações e diferentes processos criativos, tanto na música, como na escrita e nas artes plásticas.

< voltar para home