Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Cinema na Estrada chega à Região Metropolitana

A partir de segunda-feira (31), o projeto, capitaneado pela Secult-PE e Fundarpe, circulará pelas cidades de Camaragibe, Itapissuma, Itamaracá e Goiana

Depois de circular por 20 cidades do Agreste Meridional, da Mata Sul, da Mata Norte, do Agreste Setentrional e do Agreste Central, e ter congregado um público de aproximadamente 2.500 pessoas, o projeto Cinema na Estrada desembarca, a partir da próxima segunda-feira (31), em quatro municípios da Região Metropolitana: Camaragibe (31/10), Itapissuma (1º/11), Itamaracá (2 e 3/11) e Goiana (4 e 5/11).

Ricardo Moura

“As cidades têm sido bem receptivas ao projeto e aos filmes exibidos, inclusive, em algumas delas, houve uma incorporação de obras produzidas nos municípios à programação do Cinema na Estrada”, comentou Milena Evangelista, coordenadora da Secult-PE/Fundarpe.

De acordo com ela, os filmes escolhidos pelo projeto “geram um sentimento de reconhecimento com o que é exibido na tela”, uma vez que a intenção da iniciativa é dialogar diretamente com as populações contempladas pelo programa. “O Cinema na Estrada visa ampliar a acessibilidade ao bem cultural do cinema e à multiculturalidade, a fim de despertar um sentimento de pertencimento nas pessoas que vão assistir aos nossos filmes. Após as exibições, há uma conversa sobre os filmes exibidos para perceber as impressões e a receptividade do público”, disse a coordenadora.

Sobre o projeto
Realizado desde 2010 pela Secult-PE/Fundarpe, o Cinema na Estrada já envolveu mais de 6.150 pessoas por meio de 123 exibições em 87 cidades e distritos. Neste ano, o projeto entrou numa fase ainda mais robusta, reafirmado sua importância para a política pública de cultura e contemplando diversas Regiões de Desenvolvimento.

“O Cinema na Estrada é um projeto simples, mas que contribui de maneira efetiva para a difusão dos filmes e o acesso dos pernambucanos às obras realizadas em Pernambuco. Muitas delas, inclusive, que contaram com recursos públicos estaduais alocados no Funcultura”, destaca Marcelino Granja, secretário estadual de Cultura.

Desde julho, a iniciativa já circulou pelos municípios de Saloá, Garanhuns, Primavera, Ribeirão, Palmares, Catende, Água Preta, Tamandaré, Jaqueira, Paudalho, Vicência, Itambé, Nazaré da Mata, Condado, Bom Jardim, Limoeiro, Bezerros, São Bento do Una, Lagoa dos Gatos e Belo Jardim.

Recursos
A Secult-PE e a Fundarpe realizam a nova fase do Cinema na Estrada com recursos na ordem de 180 mil reais direcionados à política cultural de Pernambucano via emenda parlamentar do deputado estadual Aloísio Lessa.

Confira a agenda da próxima semana:
31/10 – Camaragibe (Pça. de Vera Cruz/Km 9,5 – Aldeia/próximo ao campo do Rachão)
01/11 – Itapissuma (Pátio da Igreja Matriz de São Gonçalo/próximo ao Cais)
02/11 – Itamaracá (Pça. do Pilar)
03/11 – Itamaracá (Pça. de Jaguaribe)
04/11 – Goiana (Espaço Multiuso – Nova Goiana/próximo ao SAMU)
05/11 – Goiana (Pça. Maria Camarão – Tejucupapo)

Programação
*Salu e o Cavalo Marinho (Animação, 14 minutos, 2014), de Cecília da Fonte
*A Clave dos Pregões (Documentário, 15 minutos, 2015), de Pablo Nóbrega
*A promessa (Ficção, 13 minutos, 2013), de Marcos Carvalho e Alisson Souza
*Exília (documentário, 24 minutos, 2015), Renata Claus
*Lua (Ficção, 17 minutos, 2013) de Paulo Caldas

< voltar para home