Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Cineteatro Guarany abriga 2ª Mostra de Cinema Indígena

O evento começa nesta terça-feira (9) e segue até a próxima sexta-feira (12)

Val Lima/Divulgação

Val Lima/Divulgação

A programação circulará pelas cidades de Triunfo e Serra Talhada

O Cineteatro Guarany, em Triunfo, abriga nesta semana a 2ª Mostra de Cinema Indígena, que, entre os dias 9 e 12 de abril, circulará ainda pela cidade de Serra Talhada. As exibições têm início no Cineteatro Guarany, nos dias 9 e 10/4, e depois seguem para UAST/UFRPE, com sessões e debates nos dias 11 e 12/4, à noite, no Auditório, aberto à comunidade interna e externa à universidade.

Durante os quatro dias de evento os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com a produção cinematográfica indígena e dialogar com seus realizadores. As instituições parceiras acreditam que atividades desta natureza podem transformar realidades e percepções de mundo. Os organizadores salientam a chance de povoar a sociedade não-indígena com olhares, saberes, sons e imaginários da mata, por meio de uma arte que vai além do entretenimento.

Paula Santana, coordenadora do evento, afirma que a mostra representa para a UFRPE uma valorização dos saberes e conhecimentos tradicionais dos povos e comunidades indígenas. “a academia foi por muito tempo esse espaço de negação de identidades dissidentes. A indigeneidade brasileira acabou sendo relegada a um lugar idílico, romântico, utópico e jamais poderia chegar a academia”, destaca.

Ela ressalta ainda o movimento de multiculturalidade, transculturação e interculturalidade promovido nas universidade entre 2003 a 2014, que radicalizou a abertura da produção de conhecimento para outras formas de saber, o que levou os indígenas a ocuparem a Instituições de Ensino Superior.

O cinema indígena, neste movimento, vem provocar reflexões e debates sobre democracia, identidade, reconhecimento e, por isso, torna-se um valoroso estímulo para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a realidade de povos e comunidades tradicionais, frisam os organizadores.

Na sua segunda edição, o evento traz novas parcerias firmadas a partir da visibilidade positiva que a primeira mostra promoveu. A docente destaca o apoio do SESC – Triunfo e Teatro Guarany. “Nós vamos ganhar outros espaços também”, reforça a coordenadora ao tratar das possibilidade de ampliação que o evento pode alavancar. Confira aqui a programação completa.

Serviço
Mostra de Cinema Indígena
Data: 9 a 12 de abril
Local: Theatro Cinema Guarany (Triunfo) e UAST-UFRPE (Serra Talhada).

< voltar para home