Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Filmes do projeto cineCabeça ganham a tela do São Luiz

Mostra com premiação especial acontece na segunda-feira, 21/12, a partir das 19h

O cineCabeça comemora as atividades de 2015 com uma grande festa na próxima segunda-feira, 21/12, no Cinema São Luiz: é a Mostra cineCabeça, que celebra tudo o que foi realizado durante essa temporada do projeto, uma estratégia articulada de cinema e educação. A coordenação é do Centro de Atitudes e do Programa CinEscola, em parceria com as secretarias estaduais de Educação e Cultura.

Ademar Filho/Divulgação

Ademar Filho/Divulgação

Mais de 150 mil estudantes já foram beneficiados com as ações do projeto

Atuando de diferentes maneiras nas escolas públicas estaduais, através das ações Escola no Cinema, o projeto leva estudantes e educadores para assistirem filmes no Cinema São Luiz, ajuda a formar cineclubes escolares e oferta o curso de Iniciação Audiovisual, que resulta na produção de curtas metragens. Ações que otimizam o processo de ensino-aprendizagem, atraem a atenção dos estudantes ao estimular sua capacidade de reflexão e crítica, abrindo novas possibilidades de futuro para cada um dos participantes.

Realizada anualmente, a Mostra cineCabeça causa enorme interesse em todas as escolas. Além de exibir os filmes produzidos, ocorre uma premiação para os melhores curtas metragens da temporada. Através de um júri de especialistas em produção audiovisual e representantes das entidades parceiras, a Mostra cineCabeça entrega o troféu para as seguintes categorias: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor atriz e ator e também coadjuvantes dos filmes concorrentes.

SERVIÇO
Mostra cineCabeça 2015

Segunda-feira, 21/12
Às 19h | Cinema São Luiz – Recife
Entrada gratuita

Saiba mais sobre o projeto
O projeto cineCabeça é pioneiro na região Nordeste do país ao utilizar o cinema como estímulo à educação. Ao longo dos últimos cinco anos mais de 150 mil espectadores foram beneficiados com o projeto que é coordenado pelo Centro de Atitudes e pelo Programa CinEscola m parceria com as secretarias estaduais de Educação e Cultura

O curso de Iniciação Audiovisual tem como objetivo estimular a produção cinematográfica de curta metragens a partir do conhecimento das teorias e técnicas audiovisuais. Dessa vez foram selecionados estudantes e educadores de algumas escolas públicas da região metropolitana – João Bezerra, Martins Junior, Clotilde de Oliveira, Frei Romeo Perea, Presidente Castelo Branco, Doutor Luiz Cabral De Melo, Joaquim Távora, Sizenando Silveira, Ginásio Pernambucano (Aurora), Dona Maria Teresa Corrêa, Amaury De Medeiros, Luís Delgado e Padre Osmar Novaes – para desenvolver essa atividade. Cada escola produziu um curta-metragem escolhendo um dos seguintes temas: Mobilidade; Lixo; Machismo ou Drogas.

Anualmente mais de 90 escolas, de 07 diferentes municípios da região metropolitana do Recife, participam do cineCabeça. Mais de 30 filmes (curtas e longa metragens) já foram exibidos para o público do projeto e mais de 80 curtas metragens foram produzidos e realizados pelos estudantes participantes – muitos desses curtas, inclusive, ganharam vida após o projeto e já foram exibidos em diversos festivais e mostras de cinema.

O cineCabeça apresenta, ainda, outros números surpreendentes sobre as atividades desenvolvidas desde a sua criação. A influência no processo de leitura dos alunos que participam do projeto é de 2,5 horas semanais a mais que os outros estudantes da mesma escola. O crescimento das atividades extraclasse chega a 75% e também há um aumento de 8% do nível de hipercultura destes estudantes. Esses dados são resultado de uma pesquisa desenvolvida por professores/doutores de educação e tecnologia da UFPE.

< voltar para home