Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Incentivado pelo Funcultura, curta-metragem “Inabitável” é selecionado para o Festival de Gramado

O filme, que tem direção da dupla Matheus Farias e Enock Carvalho, participará também do Festival de Curtas-metragens de São Paulo e do Festival Internacional de Cinema de Curitiba

Gustavo Pessoa/Divulgação

Gustavo Pessoa/Divulgação

O filme é protagonizado pela atriz Luciana Souza, que já integrou o elenco de “Bacurau”, “Ó Paí Ó”, “Flores Raras”

Filmado em dezembro de 2019 e finalizado ao longo do primeiro semestre de 2020, o curta-metragem “Inabitável”, dirigido por Matheus Farias e Enock Carvalho, já tem seleção confirmada em três grandes festivais brasileiros. A estreia mundial será na Mostra Competitiva do 31º Festival de Curtas-metragens de São Paulo, que acontecerá de 20 a 30 de agosto com exibições virtuais. Em setembro, o filme será exibido na competição de Curtas-Metragens Brasileiros do 48º Festival de Cinema de Gramado e, em outubro, na Mostra Olhares Brasil do 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba. O filme é incentivado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Protagonizado por Luciana Souza (“Bacurau”, “Ó Paí Ó”, “Flores Raras”), o curta conta com as atrizes pernambucanas Sophia William, Erlene Melo, Laís Vieira, Eduarda Lemos; e os atores Val Júnior e Carlos Eduardo Ferraz no elenco. O filme narra a história de Marilene (Luciana Souza), que procura por sua filha desaparecida. Enquanto seu tempo se esgota, ela encontra uma esperança para o futuro.

“É um filme de buscas, de muitas incertezas e de medo”, afirma Enock Carvalho, roteirista e diretor do filme. “É sobre o Brasil ser esse país tão violento com pessoas como Marilene e Roberta. O que resta a essas personagens que vivem resistindo para continuarem vivendo?”, adiciona Matheus, que além de roteirizar e dirigir o filme, também montou “Inabitável” ao longo de 4 meses.

O curta-metragem é o único pernambucano no Festival de Gramado, que acontecerá de 18 a 26 de setembro com sessões virtuais na plataforma Canal Brasil Play e exibições no Canal Brasil. O Olhar de Cinema terá exibições virtuais.

“Inabitável” teve a participação de aproximadamente 40 pessoas na equipe, entre profissionais pernambucanos e de outros estados. O filme tem produção executiva de Vanessa Barbosa, direção de produção de Amanda Guimarães, figurino e caracterização de Libra, direção de fotografia de Gustavo Pessoa, produção de elenco de Felipe André Silva e trilha sonora de Nicolau Domingues.

< voltar para home