Portal Cultura PE

Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Inédito no Brasil, ‘O Som do Filme’ traz oficinas de audiovisual gratuitas para o Recife

Produzido pela Phono Audio Post e Alumia, curso será realizado em abril e maio, no Recife, reunindo importantes nomes do setor

e4b2366ad0394148b84ebaad570d04fe

O músico Beto Villares, produtor e compositor de trilhas sonoras para cinema, é um dos nomes confirmados na programação do curso

Pela primeira vez no Brasil, profissionais do audiovisual contarão com uma ampla programação de master class e oficinas em torno dos processos da criação de um filme. Batizado de O Som do Filme, o curso será realizado gratuitamente no Recife, nos meses de abril e maio, com a participação de renomados nomes do segmento no mundo. As inscrições estão abertas até o dia 19 de março.

Quem tiver interesse em participar desta master class deve preencher um formulário de inscrição e submeter à organização o currículo que comprove carreira profissional no setor de audiovisual. Já para as oficinas, também se faz necessário comprovar a atuação na área de som para audiovisual.

Assinado pela Phono Audio Post e Alumia Produções e Conteúdo, o evento irá reunir nomes como o francês Julien Naudin (responsável pelos efeitos sonoros dos filmes de Lars von Trier) e Kristian Andersen, à frente do departamento de Design de Som na Escola Nacional de Filmes da Dinamarca (responsável pelos desenhos sonoros dos filmes de Lars von Trier).

ricardocutz

Ricardo Cutz, também confirmado na programação, é um dos principais mixadores de filmes do Brasil na atualidade

“Importante polo brasileiro na produção audiovisual, Recife receberá de forma inédita, dentro de um quadro nacional, uma programação à altura do repertório de produção e das necessidades dos profissionais do setor do País. As atividades incorporam desde temas fundamentais às práticas que regem a criatividade nesse universo”, pontua Justino Passos, diretor Geral da Phono Audio Post.

Ao todo, serão cinco dias de programação (23, 24 e 25 de abril; e 21 e 22 de maio), sendo cada um deles dedicado a um dos profissionais convidados dentro de uma dinâmica que envolve o compartilhamento de conteúdos teóricos e práticos.

Pela manhã, das 9h às 12h, o convidado fará um seminário sobre um tema de sua aderência para um público de cem pessoas na Fundação Joaquim Nabuco no Cinema do Museu. Já à tarde, das 15h às 19h, o especialista ministrará uma oficina prática em cima do mesmo tema para um público mais restrito, de 20 pessoas, que atue profissionalmente no segmento de som para audiovisual.

303-large

Outro nome confirmado é o de Kristian Andersen, engenheiro de áudio especialista em cinema e que já atuou como designer de som em mais de 80 filmes

Na lista dos temas abordados, estão: Som Direto (com Moabe Filho e Pedrinho Moreira); Trilha Sonora (com Beto Villares); Foley e Efeitos Sonoros (com Julien Naudin); Mixagem (com Ricardo Cutz) e Sound Design (com Kristian Andersen).

O envio da ficha de inscrição, a carta de intenção e o currículo são obrigatórios, e só será permitido 40% de faltas da carga horária. Caso não haja o cumprimento, o aluno deverá pagar uma multa no valor de R$ 625, equivalente ao valor do evento por participante. Mais informações na fanpage ou no site do curso.

Confira a programação do curso O Som do Filme:

MODULO 1
23/04 – Som Direto com Moabe Filho e Pedrinho Moreira
24/04 – Trilha Sonora com Beto Vilartes
25/04 – Foley e Efeitos Sonoros com Julien Naudin

MODULO 2
21/05 – Mixagem com Ricardo Cutz
22/05 – Sound Design com Kristian Andersen

< voltar para home