Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Inscrições abertas para masterclasses e oficinas gratuitas do 2º RioContentLab Pernambuco

Oportunidades gratuitas de formação na área audiovisual integra a programação do 19º FestCine e recebe inscrições até 1º de dezembro

Estão abertas as inscrições para as Oficinas e Masterclasses da 2ª edição do RioContentLab Pernambuco que acontece entre os dias 04 a 07 de dezembro, integrando a programação do 19º FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco, uma realização da Secretaria de Cultura de Pernambuco – Secult/PE, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe e Prefeitura do Recife.

arte/divulgação

arte/divulgação

Atividades estão inseridas na programação do 19º FestCine

Com a curadoria da Brasil Audiovisual Independente-BRAVI, do RioContentMarket e em parceria com o Portomídia/Porto Digitale Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/PE o RioContentLab é uma grande oportunidade para projetos e produtoras se desenvolverem com o objetivo de participar das Rodadas de Negócios e sessões de pitching do RioContentMarket 2018 e também demais eventos do mercado nacional e internacional.

Em seu 2ª ano, o RioContentLab já foi realizado em 2016 nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, e em 2017 o evento passou pelo Pará, Santa Catarina e Espírito Santo oferecendo capacitação em temas como técnicas de pitching, consultorias especializadas, desenvolvimento de narrativas e negócios nos gêneros animação, documentário e ficção, além de oficinas sobre prestação de contas, gestão de propriedades intelectuais e outros temas.

Local: Portomídia (Rua do Apolo, 235 – entrada pela Rua do Observatório)
As inscrições do 2º RioContentLab Pernambuco são gratuitas e devem ser feitas através do link
Mais informações: lab@riocontentmarket.com e audiovisualpe@gmail.com

04 de dezembro | segunda-feira

14h às 16h – MasterClass Pitching com Victor Lopes

Victor Lopes, consultor de pitching do RioContentMarket apresenta o formato e a dinâmica de apresentação de projetos em técnicas de pitch para que todos possam compreender as regras de funcionamento do pitching e como utilizá-las também nas Rodadas de Negócios.

16h às 18h – Rodadas de Negócios do RioContentMarket

Lucas Soussumi, coordenador e curador do RioContentLab apresenta os formatos de apresentação de projetos para as rodadas de negócios do RioContentMarket, informações obrigatórias, pesquisa de perfil dos players participantes e oportunidades de negócios nas diversas atividades do evento.

05 de dezembro | terça-feira

09h às 12h – Consultorias Individuais (projetos selecionados)

14h às 16h – MasterClass Documentário com Belisário Franca

O diretor da Giros Belisário Franca responsável por produções como Estratégia Xavante, Amazônia Eterna e Menino 23 apresenta o processo de criação, pesquisa, desenvolvimento e comercialização de documentários voltados para o cinema e TV.

16h às 18h – Simulação de Pitching – Projetos de Documentário

Os oito projetos de documentários selecionados para as consultorias simulam a apresentação dos projetos para a banca formada pelos consultores do RioContentLab. A dinâmica tem como objetivo apontar e corrigir detalhes dos projetos e da apresentação dos produtores. A participação no ensaio de pitching é destinada exclusivamente aos projetos selecionados, porém aberta ao público participante.

06 de dezembro | quarta-feira
09h às 12h – Consultorias Individuais (projetos selecionados)

14h às 16h – MasterClass Animação com Reynaldo Marchesini

O produtor Reynaldo Marchesini, responsável por realizações como “Princesas do Mar” e “Sítio do Pica Pau Amarelo” apresentará aos produtores o processo de desenvolvimento e comercialização de projetos de animação destinado a produção de séries de televisão.

16h00 às 18h00 – Simulação de Pitching – Projetos de Animação

Os oito projetos de animação selecionados para as consultorias simulam a apresentação dos projetos para a banca formada pelos consultores do RioContentLab. A dinâmica tem como objetivo apontar e corrigir detalhes dos projetos e da apresentação dos produtores. A participação no ensaio de pitching é destinada exclusivamente aos projetos selecionados, porém aberta ao público participante.

07 de dezembro | quinta-feira

09h às 12h – Consultorias Individuais (projetos selecionados)

14h às 16h – MasterClass Ficção com Sônia Rodrigues

A escritora e roteirista Sonia Rodrigues, autora do livro ‘Como Escrever Séries’ apresentará o processo de construção de uma série de ficção por meio da análise dos elementos que devem constar em um roteiro.

16h às 18h – Simulação de Pitching – Projetos de Ficção

Os oito projetos de ficção selecionados para as consultorias simulam a apresentação dos projetos para a banca formada pelos consultores do RioContentLab. A dinâmica tem como objetivo apontar e corrigir detalhes dos projetos e da apresentação dos produtores. A participação no ensaio de pitching é destinada exclusivamente aos projetos selecionados, porém aberta ao público participante.

Consultorias Especializadas e Simulação de Pitching

As consultorias especializadas do RioContentLab visam trabalhar aspectos da narrativa e executiva dos projetos, os produtores passam por 01 consultoria online entre os dias 21 a 24 de novembro e durante o RioContentLab participam de mais uma consultoria presencial. Além das consultorias os projetos terão a oportunidade de simular uma apresentação de pitching nos moldes em que são realizadas durante o RioContentMarket. A dinâmica é de grande importância já que 9 projetos da edição de 2017 do RioContentLab serão selecionados para as sessões de pitching do RioContentMarket 2018.

As inscrições de projetos para as consultorias especializadas devem ser feitas até o dia 11 de novembro através do link

Conheça os consultores do RioContentLab

Pitching: Victor Lopes – Faro Formatos

Victor Lopes é Diretor, Roteirista, e Produtor de Cinema e TV. Dirigiu o curta-metragem “Bala Perdida” e os longas “Língua”, “Eliezer Batista”, “As Aventuras de Agamenon, O Repórter”, “Serra Pelada, A lenda da Montanha de Ouro” e “Betinho, A Esperança Equilibrista”, vencedores de 34 prêmios nacionais e internacionais. Na Televisão, dirigiu séries e programas para Canal Plus, History Channel, Arte-France, GNT, Multishow, Futura, e Rede Globo. Lopes atua também como professor e consultor na área de Desenvolvimento de Projetos e Pitching, lecionando para instituições como a Fundação Getúlio Vargas, Escola de Artes Visuais e PUC, além de eventos como o RioContent Market, Escola de Séries e Globolab, entre outros. Em 2015 funda a Faro Formatos, produtora de conteúdo para o mercado audiovisual.

Ficção: Sonia Rodrigues – Autoria C

Sonia é escritora, roteirista e doutora em literatura, com 30 livros publicados, roteiros de telenovela, de documentários e produtos para internet (sites, plataforma e jogos). Publicou o livro ‘Como escrever séries’ depois de ter realizado engenharia reversa de 64 séries estrangeiras e brasileiras. Atua em roteiros de longa-metragem, desde 2003, com cerca de 1.200 roteiros avaliados até hoje, especialmente para a Globo Filmes, além de ministra cursos na Escola de Séries e na pós-graduação em roteiro das Faculdades Hélio Alonso (FACHA) e de Gêneros e formatos de séries para TV na Escola de Séries. Supervisiona projetos de séries em Sala de roteiristas Autoria C.

Documentário: Belisario Franca – Giros

Há mais de 20 anos, Belisario Franca investiga histórias e universos revelando as diversas faces do povo, convidando ao deslumbramento diante da realidade. As trajetórias de centenas de personagens, reais e fictícios, viraram séries e filmes premiados sob a ótica do diretor. Destaque para “Além Mar”, melhor série para TV pela International Documentary Association,”Estratégia Xavante”, melhor criação de arte e mídia pelo Festival das Nações Unidas, “Amazônia Eterna”, exibido em 27 festivais pelo mundo, e atualmente no catálogo da Netflix, e “Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil”, lançado comercialmente no Brasil e EUA, vencedor dos prêmios de melhor roteiro e edição no Cine Ceará, e exibido em festivais internacionais na Europa, África e América do Norte.

Animação: Reynaldo Marchesini – Flamma

Reynaldo Marchesini é produtor executivo, supervisor artístico, roteirista e possui mais de dezoito anos de experiência profissional em diversas áreas do entretenimento audiovisual tais como distribuição, produção e licenciamento em televisão, cinema, internet e gestão de marcas de empresas de destaque, entre as quais os estúdios internacionais Disney, Sony Pictures, Nintendo, ABC, BBC e Nelvana. Em 2004 foi responsável pela co-produção da série de animação brasileira “Princesas do Mar”, distribuída em mais de 128 países e totalizando 104 episódios. Ganhador do prêmio APCA de 2009 com o projeto “Rádio Pipoca”, mesmo ano em que foi escolhido pelo Ministério da Cultura como consultor na capacitação de autores e produtores das dezoito novas séries de animação brasileiras do programa ANIMATV – incluindo “Tromba Trem”, “Carrapaltos e Catapultas”, “Zica e os camaleões”, “Vivi Viravento”. Atuou recentemente como produtor executivo e supervisor artístico na série de animação “Sítio do Pica Pau Amarelo”, ao longo de suas três temporadas – uma co-produção Mixer e Globo. Reynaldo Marchesini é fundador da produtora Flamma desde 2004.

< voltar para home