Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Mostra de curtas reflete sobre direitos humanos no Recife

Evento é alusivo ao Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Still/Praça de Guerra

Still/Praça de Guerra

O filme ‘Praça de Guerra’ (PB), de Ed Júnior, trata da resistência contra a ditadura militar no sertão nordestino

Em celebração do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro), será realizada no Recife a Mostra de Curtas Direitos Humanos. O evento é promovido pela Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec), Cine Jurídico e Cineclube Curta Doze e Meia, numa parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A entrada é gratuita e as sessões acontecem em dois momentos, às 9h e às 14h da sexta-feira (09/12), no Centro Cultural Rossini Alves Couto, localizado no antigo Cinema Ritz/Astor. Na ocasião, serão exibidos documentários e ficção que têm alguma relação com a temática dos direitos humanos. As obras discutem os caminhos e descaminhos do dito ‘progresso’, as transformações urbanas, o racismo, a violência contra a mulher, a intolerância religiosa e a memória cultural.

De acordo com Ruth Pinho, uma das organizadoras da mostra, esta é a primeira vez que o evento é realizado, graças a um convite da Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público de Pernambuco. “A curadoria foi feita por dois cineclubes pernambucanos, o Cine Jurídico e o Curta Doze e Meia, e buscou apresentar filmes novos, de variados diretores que abordassem o tema. A maioria é de pernambucanos, os únicos de fora são o Do meu lado (RJ), de Tarcísio Lara Puiati, que trata da intolerância religiosa e fez parte da Mostra Nacional de Direitos Humanos, e Praça de Guerra (PB), de Ed Júnior”, explica.

O curta paraibano foi vencedor na categoria Sertões do 8º Festival de Cinema de Triunfo, realizado neste ano pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe. Também na programação, o Na Missão com Kadu (PE), de Aino Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito foi exibido recentemente no 18º Festival de Curtas de Pernambuco, também realizado pelo Governo do Estado.

As exibições serão seguidas de um bate-papo com realizadores e convidados.

Serviço
Mostra Curtas de Direitos Humanos
Sexta (9/12) | 9h e 14h
Centro Cultural Rossini Alves Couto (Rua do Hospício, 875 – Boa Vista – Recife)
Gratuito
Mais informações: (81) 99223-2182 | (87) 99636-8602

Confira a programação da Mostra de Curtas Direitos Humanos:

MANHÃ – 9h
Casa de Imagem (PE) – Kleber Mendonça
O fim dos cinemas de bairro do Recife
Do meu lado (RJ) – Tarcísio Lara Puiati
Intolerância religiosa
Câmara de Espelhos (PE) – Déa Ferraz
As violências sofridas pelas mulheres no Brasil

TARDE – 14h
Na Missão com Kadu (PE) – Aino Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito
Luta pelo direito à moradia
Praça de Guerra (PB) – Ed Júnior
Resistência contra ditadura militar no sertão
Black Out (PE) – Felipe Peres Calheiros, Adalmir da Silva, Francisco Mendes, Jocicleide Valdeci de Oliveira, Jocilene Valdeci de Oliveira, Martinho Mendes, Paulo Sano e Sérgio Santos
Reconhecimento de uma comunidade quilombola.

< voltar para home