Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Parceria entre Governo de Pernambuco e Festival Varilux leva cinema francês a Caruaru

Armazém da Criatividade recebe filmes internacionais com entrada gratuita

Reprodução/Filme

Reprodução/Filme

“Amor à Segunda Vista”, do diretor Hugo Gélin, é um dos filmes em cartaz no Armazém da Criatividade

Dando sequência à programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2019, o Armazém da Criatividade, em Caruaru, segue com dois filmes em cartaz nesta quarta (12) e próxima sexta-feira (14): “Amor à segunda vista” (Mon inconnue), de Hugo Gélin; e “Filhas do Sol” (Les filles du soleil), de Eva Husson, respectivamente. A iniciativa do Governo de Pernambuco – por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe – tem como objetivo estimular a cooperação internacional no setor da cultura. A entrada é gratuita é as sessões começam às 17h. A iniciativa integra o Programa Cine de Rua, da Secult, que oferta produções audiovisuais para diversos cinemas do Recife e interior do Estado.

Segundo Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco, a parceria busca estimular a cooperação da atual gestão da Secult-PE/Fundarpe com instituições internacionais. “Essa programação do Festival de Cinema Varilux em Pernambuco só foi possível com a união de diversos agentes públicos e da sociedade civil comprometidos com a democratização da cultura em todo o estado”.

De acordo com Silvana Meireles, secretária-executiva de Cultura, o Programa Cine de Rua torna possível a democratização dos espaços públicos para a promoção do acesso à cultura. “O Cine de Rua é formado por representantes do poder público e da sociedade civil que, desde 2016, discutem e planejam a reinserção de salas de cinema no circuito de exibição audiovisual pernambucano”, explica Silvana Meireles, ressaltando que há três anos o programa é parceiro do Festival Varilux.

Além do Armazém da Criatividade, a Secult-PE e Fundarpe levarão a sétima arte francesa para outras salas do estado através do Programa Cine de Rua, que fará o festival circular também pelo Cinema São Luiz (Recife), Cine São José (Afogados da Ingazeira) e Cineteatro Guarany (Triunfo).

A realização do Festival Varilux é da BonFilm, e os parceiros para a realização da programação no Cinema São Luiz e nas salas do interior, além da Secult-PE e Fundarpe, são: Consulado Geral da França para o Nordeste, Prefeitura Municipal de Triunfo, Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, e Armazém da Criatividade – Porto Digital.

Histórico – A primeira edição do Festival Varilux foi realizada em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades.

Confira a programação do Festival de Cinema Francês Varilux 2019 no Armazém da Criatividade com apoio do Governo de Pernambuco:

ARMAZÉM DA CRIATIVIDADE
(BR 104, KM 62 – Nova Caruaru, PE, 55014-908)
Gratuito

Quarta-feira (12)
AMOR À SEGUNDA VISTA
17h
Classificação: 12 anos

Sexta-feira (14)
FILHAS DO SOL
17h
Classificação: 14 anos

Confira a sinopse dos filmes do Festival Varilux 2019:

AMOR À SEGUNDA VISTA
Mon inconnue
De Hugo Gélin
Com François Civil, Joséphine Japy, Benjamin Lavernhe
2019 – Comédia – 1h58
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Da noite para o dia, Raphaël se vê mergulhado num mundo no qual nunca encontrou sua esposa Olivia. Como ele vai fazer para reconquistar a mulher da sua vida, que se tornou uma perfeita desconhecida?

FILHAS DO SOL
Les filles du soleil
De Eva Husson
Com Golshifteh Farahani, Emmanuelle Bercot
2018 – Drama – 1h55
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Bahar é a comandante das Filhas do Sol, um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua ofensivamente na guerra do Curdistão. Ela e as suas soldadas estão prestes a entrar na cidade de Gordyene, local onde Bahar foi capturada uma vez no passado. Mathilde é uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. O encontro entre as duas mulheres, dentro do cenário caótico que as cercam, irá mudar a vida de ambas permanentemente.

< voltar para home