Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Pernambuco bem representado no Festival de Cinema de Gramado

Começa nesta sexta-feira, 27/8, a 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul. A programação é intensa, com mais de 70 filmes em exibição e ações em nove pontos da cidade. Em mais uma edição, o cinema realizado em Pernambuco é destaque.

Gleyson Ramos

Gleyson Ramos

Equipe de ‘Aquarius’, durante o lançamento do filme no Cinema São Luiz (20/8)

A abertura oficial será com o longa Aquarius, do recifense Kleber Mendonça Filho. O filme, que representou o Brasil na competição oficial de Cannes este ano, foi aplaudido por mil pessoas que compareceram ao Cinema São Luiz no último sábado (20/8), durante a sessão de pré-estreia. Em 1º de setembro, Aquarius entra em cartaz em diversas salas do país.

O curta Black Out, recentemente premiado no 9º Festival de Cinema de Triunfo, também está na programação de Gramado. A exibição será no sábado (27), às 19h. O filme é resultado de um projeto de formação audiovisual em comunidades quilombolas do estado e tem direção coletiva assinada por Adalmir da Silva, Felipe Peres Calheiros, Francisco Mendes, Jocicleide Valdeci de Oliveira, Jocilene Valdeci de Oliveira, Martinho Mendes, Paulo Sano, Sérgio Santos.

Still

Still

‘Black Out’ ganhou prêmio de melhor direção em Triunfo 2016

Ainda na mostra de curtas-metragens brasileiros, O Ex-Mágico, de Mauricio Nunes e Olímpio Costa, ganha a tela do Palácio dos Festivais na segunda-feira (29), também às 19h. A animação, que conta com cenários de Cavani Rosas, foi contemplada no 11ª Concurso de Roteiros Ary Severo e Firmo Neto (2010).

As três produções contaram com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura. O Ex-Mágico integra ainda a série de TV ‘Estórias Extraordinárias’, recém-aprovada no Funcultura Audiovisual.

POLÍTICAS PÚBLICAS

A Coordenadora do Audiovisual da Secult-PE, Milena Evangelista, participa na segunda-feira (29), do painel ‘Políticas Públicas para o Audiovisual‘. Na ocasião, Milena vai apresentar aos realizadores e gestores de diversos municípios a experiência pernambucana nesta área, abordando temas como a consolidação do edital específico no Funcultura; recentes conquistas como critérios de pontuação diferenciada para projetos com acessibilidade, mulheres assinando direção ou roteiro, participação de negros/as e indígenas; e ainda o diálogo com a sociedade feito de forma sistemática no Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco.

Verner Brenan

Verner Brenan

Milena Evangelista e Marcelino Granja vão representar a gestão estadual em Gramado

O Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja, também embarca para Gramado, onde cumprirá agendas de articulação institucional que possam resultar em cada vez mais parcerias, visibilidade e bons resultados para o audiovisual no estado.

< voltar para home