Portal Cultura PE

Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Secult-PE e Portomídia trazem palestra sobre produção executiva no mercado da animação

Ministrada por Rodrigo Olaio, um dos sócios da empresa Chatrone, atividade acontece na próxima terça-feira (13) e é uma parceria entre o Porto Digital e a Secult-PE e Fundarpe

Reprodução/Filme

Reprodução/Filme

Série ‘Condomínio’, baseada nas tiras da cartunista Laerte, é um dos trabalhos no qual Rodrigo Olaio esteve envolvido na produção executiva

O Portomídia, no Bairro do Recife, recebe na próxima terça-feira (13), às 19h, a palestra Produção Executiva de Animação, ministrada por Rodrigo Olaio, produtor executivo de projetos e um dos sócios da empresa Chatrone. O encontro tem a proposta de apresentar aos participantes um panorama geral do mercado de animação, bem como os caminhos que surgem nos projetos que envolvem série e longas-metragens durante a criação, financiamento, produção e entrega final do produto.

A atividade é realizada pelo Porto Digital, através do Portomídia, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Fundarpe. “A Chatrone hoje está envolvida com diversos projetos para o mercado nacional e internacional através do estúdio de animação onde se desenvolvem produções de alta qualidade. Ao possibilitar o contato dos participantes com a experiência do profissional e do estúdio,  objetiva-se o aprimoramento  dos seus projetos e a oportunidade de ampliar a sua inserção no  mercado” ressalta Silvana Meireles, secretária executiva da Secult-PE.

Rodrigo Olaio começou a trabalhar com desenho animado em 2001, quando atuou como produtor no estúdio Creatura, onde trabalhou em projetos como a série Peques Olímpicos, para a mexicana TV Azteca, e TV Xuxa, para a TV Globo.

Divulgação

Divulgação

Rodrigo Olaio começou a trabalhar com desenho animado em 2001, quando atuou como produtor no estúdio Creatura, onde trabalhou em projetos como a série Peques Olímpicos, para a mexicana TV Azteca, e TV Xuxa, para a TV Globo

Fundou em 2006, com outros três sócios, o estúdio de animação Mono, onde trabalhou em conteúdos para diversas plataformas, sendo um dos primeiros nomes da produção 3-D do Brasil. Durante esse período trabalhou em projetos como os longas Tropa de Trapo na Selva do Arco-íris, coprodução entre o Brasil e Espanha.

Anos mais tarde, em 2013, ingressou na Cinefilm, onde abriu um núcleo de animação e coordenou o núcleo de pós-produção, realizando três temporadas de Que Talento!, primeira produção original do Disney Channel no Brasil. Neste período também fez parte da série Juacas, que entrou no ar na Disney e SBT em 2017.

Já em 2016, juntou-se à Chatrone para fundar a CAT, braço focado em animação da companhia. Em menos de um ano de operação, o estúdio iniciou o desenvolvimento da série Okay Let’s Play com a Amazon Studios, primeiro projeto da empresa de streaming na América Latina. Depois veio Condomínio, baseada nas tiras da cartunista Laerte, e o remake de Nossa Turma, grande sucesso do SBT nos anos 80, além de outros projetos em diferentes fases de produção.

Também tem em seu currículo passagem por diversos eventos da área discorrendo sobre a produção de 3-D no Brasil e já exerceu o cargo de Diretor Comercial da ABCA, Associação Brasileira de Cinema de Animação.

Chatrone - A primeira produção da Chatrone no Brasil foi Gaby Estrella, série musical infantil que gerou três temporadas e um longa-metragem a ser lançado em janeiro de 2018. Gaby Estrella ganhou o Prêmio Monet de Melhor Série Teen de Televisão, além de ter sido indicada a dois prêmios internacionais: Emmy International 2015, o principal prêmio de televisão, e ao Rockie Awards, do Banff Festival no Canadá.

Ainda em 2017, Chatrone lançou a série de ação Sem Volta, e Juacas, no Disney Channel e SBT, que estreou simultaneamente no Brasil, em toda América Latina e na Itália, ficando em primeiro lugar na Itália e concorrendo como melhor série teen no Kidscreen Awards 2018.

Serviço:
Encontros de Cinema | Palestra ‘Produção Executiva de Animação’, com Rodrigo Olaio
Terça-feira (13) | 19h às 22h
Auditório do Porto Digital (Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife)
Gratuito (entrada sujeita à lotação da sala)

< voltar para home