Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Carnaval 2019

Carnaval da Casa da Cultura evidencia as principais manifestações culturais de Pernambuco

Evento acontece entre a próxima segunda-feira (25/02) e a sexta-feira seguinte (1º/03), com uma série de apresentações de Patrimônios Vivos, blocos líricos, orquestras de frevo, afoxés, bois, maracatus e cocos

Pri Buhr/Secult-PE

Pri Buhr/Secult-PE

Um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, o Caboclinhos 7 Flexas se apresenta na Casa da Cultura na próxima terça-feira (26/02)

A Casa da Cultura, palco dos principais ciclos festivos de Pernambuco, dá início à sua programação de Carnaval nesta próxima segunda-feira (25). A festa segue até a sexta-feira seguinte (1/03), com uma série de apresentações de blocos líricos, orquestras de frevo, afoxés, grupos de ursos, bois, maracatus e cocos.

Com acesso gratuito, o evento, promovido pelo Governo do Estado, é uma das ações do ciclo carnavalesco da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, que todos os anos evidencia e traz para o palco da Casa da Cultura as principais manifestações e expressões culturais de Pernambuco.

Dentre as atrações confirmadas, estão quatro Patrimônios Vivos de Pernambuco: Caboclinho 7 Flexas; Maracatu Estrela de Ouro de Aliança; Mestre Galo Preto; e Maracatu Leão Coroado.

Maracatu Leão Coroado estará presente no cortejo

Maracatu Leão Coroado também vai levar seu baque virado para o Carnaval da Casa da Cultura

“A ideia é apresentar um recorte da diversidade cultural pernambucana aos turistas que circulam diariamente pelo espaço durante este época do ano, além de dar uma chance aos pernambucanos que também frequentam o equipamento cultural de conhecerem grupos e artistas de outras regiões do Estado”, comenta o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

O Mestre Galo Preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco, é uma das atrações confirmadas na quinta-feira (28/02)

CARNAVAL DE PERNAMBUCO – O secretário de cultura de Pernambuco Gilberto Freyre Neto reforça que o carnaval no estado se destaca ainda pelas centenas de contratações artísticas, que ajudam a compor a grade de carnaval de dezenas de municípios, em todas as regiões de Pernambuco. Além dos apoios a alguns eventos consagrados, como o 15º Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca, Encontro de Afoxés de Pernambuco, 18º Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda, 19º Encontro  Estadual de Afoxés, VI Os Bois Brilham no Carnaval de Todos, Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, entre outros.

“É um modelo exitoso do Carnaval de Pernambuco, no qual o Governo garante que as expressões mais genuínas do período momesco, como os maracatus, caboclinhos, orquestras, agremiações, etc – motivo pelo qual recebemos milhares de turistas todos os anos -, estejam presentes na programação dos municípios que promovem a festa no nosso estado”, destaca o secretário. Até o final da semana a Secretaria de Cultura e a Fundarpe deve divulgar a lista de artistas que estão sendo contratados pelo Governo.

Programação do Carnaval na Casa da Cultura 2019

Segunda-feira (25/02)
15h30 – Troça Carnavalesca Mista Cachorro do Homem do Miúdo
16h30 – Aurinha do Coco
17h30 – Bloco Compositores e Foliões

Terça-feira (26/02)
15h30 – Urso Cangaçá de Água Fria
16h – Caboclinho 7 Flexas (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
17h – Afoxé Ylê de Egbá

Quarta-feira (27/02)
15h30 – Nação Africana Pretinha do Congo
16h – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
17h – Santino Cirandeiro

Quinta-feira (28/02)
15h30 – Maracatu Nação Sol Nascente
16h30 – Bloco das Flores
17h30 – Mestre Galo Preto (Patrimônio Vivo de Pernambuco)

Sexta-feira (01/03)
15h30 – Boi D’Loucos
16h – Maracatu Leão Coroado (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
17h – Troça Carnavalesca Mista Batutas de Água Fria

< voltar para home