Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Carnaval 2018

Carnaval de Pernambuco: Tão bom assim, só aqui!

Em torno de 200 grupos e mestres da cultura popular irão celebrar o Carnaval de Pernambuco, que é realizado em dezenas de cidades do estado, cada qual com suas singularidades. A expectativa da é de que o Estado receba mais de 1,5 milhão de visitantes, gerando uma movimentação financeira em torno de R$ 1 bilhão

Um Carnaval diverso, cheio de ritmos e brincadeiras que já está na alma do povo pernambucano. Assim é o Carnaval de Pernambuco 2016, que reverencia tradições da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura/Fundarpe e Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer/Empetur, fortalece, em mais um ciclo festivo, as identidades culturais de cada região. A programação – que inclui shows e também desfiles de cortejos populares – acontece em dezenas de municípios, que realizam suas festas recebendo o apoio do Governo do Estado. Este ano, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 15,5 milhões na folia.

Pri Buhr

“O Carnaval é uma festa dos municípios, o Governo apoia a festa garantindo o maior número possível de atrações da nossa cultura popular expressiva deste ciclo, como frevo, maracatu, bois, coco, blocos líricos, entre outras riquezas culturais que só Pernambuco tem”, comenta o secretário de Cultura do Estado Marcelino Granja.

A presidente da Fundarpe Márcia Souto reforça que a programação artística de cada cidade é montada em conjunto, considerando artistas e agremiações que enviaram propostas de show ou cortejo à convocatória pública. “É um modelo que visa dar espaço para todos os gostos e estilos, mas que prioriza o que é próprio do Carnaval, em cada município. Neste formato, questões como montagem dos palcos, som, iluminação, segurança privada e ordenamento do trânsito são responsabilidades assumidas pelas prefeituras com o intuito de acolher bem artistas e público”, diz Márcia.

Moradores e turistas que quiserem viver os carnavais tradicionais dos municípios podem se programar. O Governo do Estado está garantindo a apresentação das famosas bandas de música em Nazaré da Mata; de cortejos com orquestras em Belém de São Franciscotroças de papangus em Bezerrosda saída da Mulher da Sombrinha em Catendedos cortejos de maracatu em Chã de Alegria; blocos líricos e bonecos gigantes em Ipojucagrupos afros e escola de samba em Itamaracá; maracatus e blocos líricos em Paudalho; de samba e bloco para a folia dos caiporas em Pesqueira; bonecos e maracatu pelas ruas de Surubim; afoxé e grupos de frevo em Tamandaré; bois e orquestras em Timbaúba; da brincadeira tradicional dos caretas em Triunfo; e de todos os ‘bichos’ em Vitória de Santo Antão.

Pri Buhr

Maiores polos de animação carnavalesca do estado, Recife e Olinda contam com um substancial investimento do Governo do Estado também através de contratação de artistas e grupos. Para o Polo Fortim de Olinda, por exemplo, a Fundarpe fechou contrato com importantes nomes da música pernambucana e nacional, como Siba, Karina Buhr, Spok, Banda Eddie, Rogério Rangel, Maestro Duda, entre outros. Além disso, o Governo do Estado também está apoiando o Carnaval de Xexéu, João Alfredo, Sirinhaém, Itambé, Cortês, entre outros municípios.

Destaques do Carnaval 2016 nos municípios – Para compor o carnaval das cidades, o Governo, através da Fundarpe e Empetur, contratou grandes atrações do estado, tais como Spok Frevo, Banda Eddie, Karina Buhr, Nena Queiroga, Karyna Spinnelli, Siba, Benil, Lucas e Orquestra dos Prazeres, Don Tronxo, Café Preto, Fadas Magrinhas, Rogério Rangel, Getúlio Cavalcanti, Alceu Valença, Almir Rouche, Andre Rios, Ayrton Montarroyos, Ed Carlos, Elba Ramalho, Galeria do Ritmo, Geraldinho Lins, Geraldo Azevedo, Gigantes do Samba, Ilana Queiroga, Irah Caldeira, Lenine, Maestro Forró, Marron Brasileiro, Nena Queiroga, Nono Germano, Pitombeira, Sopik, Benil, Josildo Sá, entre outros.

Agremiações Tradicionais do Carnaval – Presença garantida no Carnaval de Pernambuco de importantes grupos carnavalescos, tais como Gigante do Samba, Coco de Umbigada, Flor da Lira de Olinda, Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Escola de Samba Preto Velho, Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro, Afoxé Alafin Oyó, Bloco das Flores, Caiporas de Pesqueira, Mestra Ana Lúcia e Raízes do Coco, Clube de Boneco Seu Malaquias, Boi Cara Branca de Limoeiro, Caboclinho Oxossi Pena Branca , Batutas de Água Fria, Coco das Irmãs Lopes, Caretas de Triunfo, Coco Raízes de Arcoverde, Troça Carnavalesca Mista Papangus Gigantes, Aurinha do Coco, entre outros.

Patrimônios Vivos de Pernambuco na Programação – Maracatu Carnavalesco Misto Leão Coroado, Mestre Galo Preto, Caboclinho Sete Flexas do Recife, Orquestra Capa Bode, Orquestra Revoltosa, Lia de Itamaracá, Orquestra Euterpina de Timbaúba, Maestro Duda e Maestro Ademir Araújo.

Pri Buhr

Afoxés – O Largo de Guadalupe, em Olinda, será endereço de um encontro de afoxés, na quarta-feira de Cinzas. Participarão do encontro os grupos Afoxé Ara Odé, Afoxé Alafin Oyó, Afoxé Oxum Pandá, Afoxé Omo Oba Dê, Afoxé Povo de Ogunté, Afoxé Oba Aira, Afoxé Oba Irokô, Afoxé Omo Inã, Afoxé Omin Sabá, Afoxé Filhos de Xangô e Afoxé Ogbom Obá.

Carnaval Mesclado - A Secult e a Fundarpe também promovem a 12ª edição do Carnaval Mesclado, na Casa da Rabeca. O evento, aberto ao público, estará reunindo até a segunda-feira (8), um total de 18 atrações. A realização visa consolidar no bairro da Cidade Tabajara um polo carnavalesco dedicado especialmente às expressões da cultura popular.

Baque Solto em Araçoiaba - O Encontro de Maracatus de Baque Solto de Araçoiaba também está garantido na segunda-feira de Carnaval, com nove grupos de maracatu de baque solto região. Será a partir das 9h, no centro da cidade. 

Programação o mês inteiro - Este ano, o Governo do Estado tem garantido a realização de importantes encontros de cultura popular que contribuem para a troca de saberes, vivência e renovação de tradições como coco e maracatu. Com o incentivo estadual, foi realizado no Recife o 4º Encontro de Mestres de Maracatu no Pátio de São Pedro. O Encontro de Bois aconteceu de 29 a 31 de janeiro, em Recife. Outro destaque foi o Encontro de Cocos em Olinda, realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro, para o qual foram contratados 24 grupos e mestres do ritmo, inclusive o mestre Galo Preto, patrimônio vivo de Pernambuco.

Outro equipamento cultural do Estado que recebeu uma programação especial foi a Casa da Cultura. Doze agremiações, entre grupos de frevo, ciranda, maracatu, boi e blocos líricos animaram, até a última quinta-feira (4), as tardes no maior centro de comercialização do nosso artesanato. 

Através de uma parceria inédita com o Clube Vassourinhas de Olinda, a gestão estadual também contribuiu neste Carnaval para a disseminação do nosso ritmo que também é patrimônio imaterial da humanidade, oferecendo Aulas Gratuitas de Frevo a moradores e turistas.

Diferencial deste ano, o Carnaval de Pernambuco na Malakoff está atraindo, desde domingo (31/1), centenas de moradores e turistas ao espaço cultural no Recife Antigo com uma programação que amplia a visibilidade de manifestações como Caretas de Triunfo, Papangus, Bicharada de Salgueiro, Maracatu de Baque Solto, Caiporas de Pesqueira, entre outras. Além disso, a Torre Malakoff está abrigando também a ExpoCarnaval 2016, facilitando a comercialização de produtos de moda e artesanato carnavalescos. A programação no local seguirá até a terça-feira, 9/2, das 14h às 20h.

Confira AQUI os destaques da programação.

TURISMO NO CARNAVAL DE PERNAMBUCO

A expectativa de ocupação hoteleira durante o Carnaval é de 100%. Até a quarta-feira (03), a taxa de ocupação estava em 96%. “Pernambuco tem trabalhado de forma intensa na divulgação das suas potencialidades nos mercados emissores e em novos mercados, e também fechado parcerias com empresas do setor turístico. Todo esse trabalho permite estimar o aumento nos números do Carnaval 2016 em relação ao último ano”, diz o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras.

Segundo ele, alguns fatores contribuíram para o aumentar as expectativas. Entre eleas,  alta do dólar (que fortalece a procura do turista por destinos mais acessíveis), e o fato do Carnaval 2016 acontecer no início do mês de fevereiro, período próximo às férias escolares de janeiro, que possibilita um aumento no tempo de permanência dos turistas no Estado.

REALITY SHOW – Em parceria com a Band, a Empetur promoveu o reality – Pernambuco é o Lugar! – onde Webcelebridades de seis estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal), participaram de uma votação e foram escolhidas para conhecer e vivenciar as potencialidades do destino Pernambuco. A ação tem como finalidade ampliar a presença da divulgação turística do Estado na TV e na internet, ambiente que influencia cada vez mais a decisão de compra dos viajantes. Os programas serão transmitidos no meio da programação da Band Nordeste e Band Sat durante a cobertura do Carnaval.

DECORAÇÃO DO AEROPORTO DO RECIFE – A Empetur promoveu a decoração de todo o desembarque do aeroporto. Tudo feito com a preocupação de receber da melhor forma o turista que chega para curtir os dias de Momo no Estado. A decoração começa nos dez fingers. O local recebeu mais de três mil sombrinhas de frevo e foi todo adesivado com a campanha oficial do Carnaval de Pernambuco e informações que podem auxiliar o turista durante a sua estadia aqui, como o hotsite Carnaval de Pernambuco e as redes sociais de promoção turística do Estado. Nos corredores do desembarque, bonecos gigantes, caboclos de lança em tamanho real, teto, painéis com os principais destinos turístico do Estado, painéis para fotografias e um receptivo cultural especial, com orquestra de frevo. A decoração foi inaugurada no dia 21 de janeiro.

FLASHMOB DA FOLIA – A Secretaria promoveu um receptivo especial para os turistas com parceria da Gol e da Infraero. Os visitantes foram recebidos com sombrinhas personalizadas na esteira. Depois entraram duas malas com passistas, que saiam da bagagem e a orquestra de frevo começava a tocar. Após isso, vários passistas e papangus de Bezerros entravam em cena e faziam os visitantes cair na folia. Ação saiu em toda a imprensa e impressionou a todos os pernambucanos.

ZAP DA FOLIA - Com o objetivo de levar mais informações para os turistas que irão aproveitar as prévias e os dias de carnaval, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de PE, por meio da Empetur criou o Zap da Folia. A partir da próxima quinta-feira (29), pelo número 81-99251-1757 (telegram) e (81) 991 642 520 | (81) 994 082 455 | (81) 989 922 627, usuários dos dois aplicativos contarão com informações sobre programações dos polos de folia, roteiro alternativos (campo e praias), além de telefones úteis e serviços. A plataforma estará disponível em português, inglês e espanhol.

FOLDER CARNAVAL – A Empetur criou um material com informações sobre dicas de folias em diversos municípios de Pernambuco. O folder também traz opções para quem prefere um descanso durante o período de Carnaval, além de telefones úteis para os turistas. O material estará disponível nos Centro de Atendimento ao Turista –  CATs ou nas prefeituras.

FAMPRESS – Durantes os dias de Carnaval, a Empetur promove fampress com 12 jornalistas nacionais e internacionais (Argentina e Portugal). Os jornalistas conhecerão um pouco do Carnaval do Recife, Olinda, Bezerros e Nazaré da Mata, além da cultura e gastronomia de Pernambuco.

HOTSITE – CARNAVAL EM PERNAMBUCO - Todos os detalhes do Carnaval pernambucano em um só lugar. É com este propósito que foi criado o hotsite “Carnaval em Pernambuco”. A página conta com uma série de informações voltadas para os turistas e foliões que virão passar os dias de Momo no Estado. O endereço www.carnavalempernambuco.com.br também terá todas as informações do reality show “Pernambuco é o Lugar”, com webcelebridades de seis estados brasileiros.  O principal foco do hotsite é apresentar ao internauta as opções de folia e a diversidade cultural do Estado. Na seção “Roteiros da Folia”, os candidatos a foliões vão poder encontrar detalhes de como acontece o Carnaval nos principais polos pernambucanos, como Recife, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Arcoverde, Pesqueira e Triunfo. Toda a manifestação cultural e de ritmos, seja através do frevo, maracatu, caboclinho ou cavalo-marinho, vão estar à disposição dos internautas em apenas um clique.

FOTOS DE TURISTAS – O objetivo do concurso é que os turistas postem fotos com a hashtag #CarnavalemPernambuco e terão as fotos expostas nas TVs e painéis de embarque do Aeroporto, telão do palco do Marco Zero durante o Carnaval do Recife Antigo e nas redes sociais do Descubra Pernambuco.

CULTURA PERNAMBUCANA – Concurso com rádios locais em Bezerros (Papangus) e Pesqueira (Caiporas), incentivando o folião a sair com a fantasia característica da sua cidade e postarem as fotos em redes sociais com a hashtag #CarnavalemPernambuco. As rádios animarão o dia da festa distribuindo brindes para as melhores fantasias.

JARDINEIRA - Os turistas que quiserem tirar uma folga da folia e aproveitar para conhecer o patrimônio histórico do Recife terão uma excelente oportunidade com a Jardineira Tour Carnaval. Entre os dias 7 e 10 de fevereiro, um ônibus especialmente decorado para a festa vai fazer um passeio turístico gratuito para os visitantes, partindo da Pracinha de Boa Viagem. Percurso: saída da Praça de Boa Viagem, Segundo Jardim, Praça da Republica, Casa da Cultura, Estação Ferroviária, Via Mangue e volta para a Praça de Boa Viagem.

CAMPANHA – Com a finalidade de atrair turistas e excursionistas das capitais mais próximas de Pernambuco – João Pessoa, Maceió e Natal – o Governo do Estado veicula vídeo promocional do Carnaval do Estado nas TVs das três cidades. A ação integra a campanha “Tão Bom Assim, Só Aqui”, que prevê ainda uma parceria com a Infraero para decoração do aeroporto com propagandas nos desembarques, fingers e conectores, além de folheteria específica em português e inglês e mídia na internet.

SAPUCAÍ - A escola de samba Unidos de Vila Isabel, cujo tema é “Memórias do Pai Arrai, um sonho pernambucano, um legado brasileiro” em homenagem a Miguel Arraes, terá quatro mil sombrinhas de frevo para encantar o público na Sapucaí. As sombrinhas foram cedidas pela Empetur para o desfile no dia 8 de fevereiro. A azul e branco abre a noite de segunda-feira de Carnaval com o samba-enredo assinado por Martinho da Vila, André Diniz, Martinália, Arlindo Cruz e Leonel. Na mesma noite, desfilam Salgueiro, São Clemente, Portela, Imperatriz e Mangueira.

FÁTIMA BERNARDES – O produtor Cleodon Coelho, que também vai participar do Fampress, conseguiu duas participações do Carnaval pernambucano no programa de Fátima Bernardes. A primeira será nesta quinta-feira, com orquestra de frevo. A segunda, na próxima terça-feira (09), com um passista pernambucano e, para o show, foi escolhido o passista campeão do concurso do Recife em 2016, Deyvson Vicente, que homenageou Chico Science. Durante a exibição, a plateia, a apresentadora e a produção do programa irão receber kits com sombrinhas, bolo de rolo, máscara com a bandeira de Pernambuco e folheteria de promoção turística. O material é uma cortesia da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur).

CATS – Os Centros de Atendimento aos Turistas estarão abertos todos os dias do Carnaval com todo o material de divulgação do Estado. As unidades móveis ficarão em Bezerros, Nazaré da Mata, Gravatá e Recife Antigo. Os fixos ficam nos aeroportos do Recife e Petrolina, no TIP, Praça do Carmo (Olinda), Praça de Boa Viagem, shoppings RioMar e Recife, além da Casa da Cultura.

AÇÃO AZUL – Visitantes que chegarem ao Estado em 37 voos da Azul vindos de Campinas, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, receberão as boas-vindas ao Carnaval de Pernambuco ainda dentro do avião. O chefe de cabine mesmo dará as boas vindas e sorteará kits do Estado entre os passageiros.

< voltar para home