Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Carnaval 2018

Desfile “Todxs na Moda” abre programação do Carnaval na Malakoff

Marcas criativas pernambucanas, DJ Lala K, Afoxé Ogbon Obá e o Projeto Frevo Mulher dão início a agenda pré-carnavalesca no equipamento cultural e ponto turístico no Bairro do Recife

A Torre Malakoff, equipamento cultural do Governo do Estado e patrimônio histórico de Pernambuco, veste-se de Carnaval a partir da quarta-feira, 24 de janeiro. O Carnaval na Malakoff 2018 vai oferecer aos moradores e turistas uma oportunidade de conhecer e adquirir as mais recentes criações do design, da moda e do artesanato pernambucanos, além de vivenciar expressões carnavalescas tradicionais como maracatu, caboclinho, frevo de bloco, samba e afoxé.

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Vinte e seis marcas pernambucanas vão ganhar a passarela

A programação gratuita que se estenderá até o domingo (28) começa com a segunda edição do desfile Todxs na Moda – Gente é pra Brilhar e Boneco também. Sucesso em 2017, a ação desenvolvida pela Secult-PE e Fundarpe, e que conta com a assessoria da estilista Lu Ribeiro, reforça seu formato inclusivo, diverso, que promove visibilidade à moda pensada para todos os corpos e gêneros.

“Valorizar os empreendimentos criativos de Pernambuco é um eixo estratégico da política cultural e, neste período festivo, em que muitas marcas desenvolvem coleções alusivas ao Carnaval, precisa ser ainda mais fortalecido”, comenta Márcia Souto, presidente da Fundarpe.

Nesta edição, 26 marcas dos setores de moda, design e artesanato vão ganhar a passarela montada nos jardins da Torre. A DJ Lala K, o Afoxé Ogbon Obá e o Projeto Frevo Mulher(Flaíra Ferro, Isaar, Gabi da Pele Preta e Isabela Moraes) são as atrações musicais confirmadas.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Público poderá visitar a ExpoCarnaval de 25 a 28 de janeiro

Na noite do evento, o formato será “see now, buy now” (veja agora, compre agora), que permitirá ao público levar para casa, logo após o desfile, as peças adquiridas. As roupas, os acessórios e as peças de artesanato seguirão disponíveis para compra durante a ExpoCarnaval 2018, que acontece de 25 a 28 de janeiro, também na Malakoff.

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Diversidade é a marca do Carnaval na Malakoff 2018

Para o Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja, “este é um movimento importante que o Governo de Pernambuco faz para fortalecer diálogos com a cadeia criativa e impulsionar negócios que trazem em seu ‘DNA’ a marca da nossa diversidade cultural”.

Na passarela, o povo pernambucano

Todos os corpos e gêneros, todas as representações sociais são bem-vindas na passarela da Malakoff. Na lista dxs modelxs confirmadxs, figuram os homenageados do Carnaval do Recife: J. Michiles e Nena Queiroga; a chef pernambucana Carmem Virgínia Santos e sua filha Giulia Santos; o jornalista e crítico cultural Bruno Albertim; Silvio Botelho e seus bonecos gigantes; a drag Milla Poison; a DJ trans Linda DeMorrir, além de representantes das populações negra, idosa e com deficiência.

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Moda para todxs

“A marca do nosso Carnaval é a celebração da diferença. A moda pode exercer um  papel importante na desconstrução de preconceitos e estereótipos, é essa função que queremos ressaltar”, destaca a assessora de Design e Moda da Secult-PE/Fundarpe, Janaína Branco.

Apresentações de Cultura Popular

As expressões tradicionais da cultura pernambucana marcam presença em mais um Carnaval na Malakoff. Da quinta (25) ao domingo (28), grupos como o centenário Maracatu Cambinda Brasileira, o Caboclinho Sete Flexas, o Elefante de Olinda e o Bloco da Saudade animam a semana pré-carnavalesca com apresentações gratuitas no equipamento cultural. (ver serviço completo abaixo)

Foto: Ricardo Moura

Foto: Ricardo Moura

O Maracatu Cambinda Brasileira comemora 100 anos com apresentação no sábado, 27/1

Ações Especiais

Ao longo da programação do Carnaval na Malakoff 2018, o público poderá conferir ainda ações especiais como Flash Day de tatuagens carnavalescas; Hair Instiga (Belle Souza), com cortes de cabelo que destoam dos padrões impostos; a kombi da Girassol Cozinha Itinerante, comercializando alimentação vegana e vegetariana; e ainda as marcas Ekäut Cervejaria Artesanal Jazzlato (sorvetes sem aditivos químicos ou açúcar refinado).

Marcas participantes do Desfile e da ExpoCarnaval 2018

Moda: Aladê | Banana Split Acessórios | Abacaxi de Praia | Caqueira | Carnavalizei | Contém Glitter | Coreto | Marco Pernambucano da Moda: CobogóAurorasRafa Q FazDona QuitériaLala DiMenina dos OlhosPlaisantVaultEstúdio Zezé e Calle | Vitalina

Artesanato:  Altar | Alumínio Arte | Atelier Express’Art | Coisa de Bonita | Mariza Carvalho | Mercado V |  Rosélia Artesã | Seu Natan

SERVIÇO
Carnaval na Malakoff 2018 – De 24 a 28 de janeiro
Abertura com o 2º Desfile “Todxs na Moda – Gente é pra Brilhar e Boneco também”
Quando: Quarta-feira (24), às 19h
Onde: Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n – Recife, PE)
Acesso gratuito

Programação de Shows
Quinta-feira, 25/1
18h30 – Maracatu Piaba de Ouro
19h30 – Bloco Banhistas do Pina
20h30 – Pitombeira

Sexta-feira, 26/1
18h30 – Afoxé Alafin Oyó
19h30 – Elefante de Olinda
20h30 – Bloco Eu Quero Mais

Sábado, 27/1
17h – Maracatu Cambinda Brasileira
18h30 – Caboclinho Sete Flexas
19h30 – Escola Pérolas do Samba

Domingo, 28/1
17h – Maracatu Estrela Brilhante
18h30 – Bloco da Saudade
19h30 – Escola Gigante do Samba

< voltar para home