Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Carnaval 2019

Encontro de Coco reúne mais de 20 grupos populares em Olinda

Evento chega a sua quarta edição, com a participação de 22 artistas populares

Priscila Buhr/Ricardo Moura

Priscila Buhr/Ricardo Moura

Selma do Coco e Galo Preto são algumas das atrações do Encontro de Coco

Celeiro da tradição do coco, a cidade de Olinda abrigará, nesta quarta (11) e quinta-feira (12), um encontro com os maiores coquistas de Pernambuco, no Mercado da Ribeira. Na programação, além dos shows de Selma do Coco e Galo Preto, dois Patrimônios Vivos de nosso Estado, estão as apresentações do Coco de Umbigada, Coco Raízes de Arcoverde, Coco das Irmãs Lopes, D. Glorinha do Coco, Zeca do Rolete, Ana Lúcia do Coco e Aurinha do Coco. O evento, gratuito, integra a programação de Carnaval do município, e é fruto de uma parceria entre a Secult-PE e a Prefeitura local.

“O Carnaval pernambucano é livre e espontâneo. É uma brincadeira que acontece nas ruas, e é feita pelos grupos e agremiações que, assim como o Coco de Umbigada, preservam e militam (n)a cultura popular. E um encontro, como este, visibiliza a nossa luta à frente dessa bandeira da tradição e permite não só aos turistas, como também aos moradores, viver essa experiência de pertencimento dos nossos folguedos. A beleza está justamente nisso, na apropriação daquilo que temos de mais genuíno: a nossa cultura popular”, disse Beth de Oxum, líder do Coco de Umbigada, sobre a importância do evento para cidade e os grupos. Ela já participou das quatro edições do Encontro e, inclusive, foi a grande homenageada do segundo ano.

Elza Fiuza/ABr

Elza Fiuza/ABr

O Coco de Umbigada, comandado por Beth de Oxum, encerra a programação do evento na quinta-feira (12)

Para abrir a programação do Encontro, nesta quarta-feira (11), às 18h, foram escalados o Mestre Galo Preto, Coco das Irmãs Lopes, Coco Raízes de Arcoverde, Mano de Baé, Mestre Pombo Roxo, Mestre Juarez, Coco Popular de Aliança, Gervásio do Coco, Arnaldo do Coco, Pacheco Cantador e Dona Del do Coco.

Já no segundo dia, sobem ao palco do Mercado da Ribeira, a partir das 18h, Selma do Coco, D. Glorinha do Coco, com a participação de Zé de Teté, Coco dos Pretos, Coco de Seu Mané, Zeca do Rolete, Aurinha do Coco, Ana Lúcia do Coco, D. Cila do Coco e Coco de Umbigada.

Confira a programação completa:

Quarta, 11/2
18h – Mestre Galo Preto
18h30 – Coco das Irmãs Lopes
19h30 – Coco Raízes de Arcoverde
20h – Mestre Pombo Roxo
20h30 – Mano de Baé
21h – Mestre Juarez
21h30 – Coco Popular de Aliança
22h – Gervásio do Coco
22h30 – Arnaldo do Coco
23h – Pacheco Cantador
23h30 – D. Del do Coco

Quinta, 12/2
18h – Selma do Coco
18h30 – D. Glorinha do Coco 19h – Zé de Teté
20h – Coco dos Pretos
20h30 – Coco de Seu Mané
21h – Zeca do Rolete
21h30 – Aurinha do Coco
22h – Ana Lúcia do Coco
22h30 – D. Cila do Coco
23h – Coco de Umbigada

< voltar para home