Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Carnaval 2019

Estação Central Capiba celebrou com estudantes os 112 anos do Frevo

A Troça Cariri Olindense animou a visitação, que marcou ainda o 161º aniversário da inauguração da primeira ferrovia de Pernambuco

Por Camila Estephania

Elimar Preira/CulturaPE

Elimar Preira/CulturaPE

Cariri Olindense animou a visitação ao espaço cultural

Na tarde da última sexta-feira (8), os visitantes da Estação Central Capiba/ Museu do Trem puderam conhecer o equipamento com uma trilha sonora especial. Além da visita guiada ao som de frevos do compositor que dá nome ao espaço, a Troça Cariri Olindense, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco, também fez um desfile pelo local, destacando as canções do mestre Capiba.

A ação foi uma comemoração pelo 161º aniversário da primeira ferrovia de Pernambuco e dos 112 anos do frevo, celebrados nos dias 8 e 9 de fevereiro, respectivamente. Entre os visitantes mais animados estavam as crianças da ONG Pedro Nazareno e da Escola Pedro Augusto, que dançaram durante o pequeno cortejo. “O resgate da cultura para as crianças é o resgate da história de quem elas são. Isso é importante para eles se sentirem incluídos em todo esse movimento da cidade”, observou Jadilene Quintino, psicóloga da ONG.

Elimar Pereira/CulturaPE

Elimar Pereira/CulturaPE

Estudantes da rede municipal de ensino participaram da ação comemorativa

A professora de geografia Bárbara Rafaela também avaliou o evento como positivo para a educação das crianças. “Além de reforçar a identidade da cultura deles, também é importante para que isso não se perca e eles passem para as próximas gerações”, pontuou. Essa transmissão de saberes é um dos focos do Cariri Olindense que, por conta disso, também abriu espaço para outros compositores no repertório, como Getúlio Cavalcanti e Maestro Nunes. “Nossa missão é levar o frevo para que a população possa se apropriar desse bem imaterial e para que ele venha a ser mais praticado. Pra gente, é uma grande satisfação compartilhar esse saber que é um ato de educação patrimonial”, comentou a diretora de comunicação da agremiação, Mônica Siqueira.

Elimar Pereira/CulturaPE

Elimar Pereira/CulturaPE

O Cariri é Patrimônio Vivo de Pernambuco

AGENDA DO CARIRI

Além da tradicional abertura do Carnaval de Olinda às 4h da manhã do domingo (03/03), a Troça já tem outro evento importante marcado na agenda. No dia 15 de fevereiro, o Cariri completa 98 anos de folia e a comemoração será no dia 17 de fevereiro, na sede da agremiação, localizada no bairro de Guadalupe, em Olinda. A festa começa às 12h e estão previstas atrações como o Choro do Amparo, André do Teclado e Orquestra Henrique Dias, que fará um cortejo a partir das 16h.

< voltar para home