Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Carnaval 2019

Governo de Pernambuco apoia diversos encontros de cultura popular durante o Carnaval

Até a Quarta-Feira de Cinzas (6/03), outros quatro eventos que reúnem mestres e agremiações, dentre eles Patrimônios Vivos, acontecem durante a programação carnavalesca

 Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco

O 15º Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca, no Centro Cultural Casa da Rabeca do Brasil, acontece no próximo domingo (3) e segunda-feira (4), com a participação de 17 maracatus de baque solto, além de caboclinhos, bois e cavalos marinhos de 12 municípios pernambucanos

Durante o Carnaval de Pernambuco deste ano uma série de ações voltadas para a valorização da cultura popular foram promovidas ou apoiadas pelo Governo do Estado – num investimento que gira em torno de R$ 710 mil apenas para essas atividades. Até a Quarta-Feira de Cinzas (6/03), outros quatro eventos que reúnem mestres e agremiações, dentre eles Patrimônios Vivos, acontecem durante a programação carnavalesca: O 29º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco; o 19º Encontro Estadual de Afoxés de Pernambuco; o 15º Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca; e o Polo Afro Nação Xambá (Patrimônio Vivo de Pernambuco).

Eric Gomes/Secult-PE

Eric Gomes/Secult-PE

o 29º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco é uma realização da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco

O 29º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco é uma realização da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco e está marcado para o próximo domingo (3) e terça-feira (5), no Terreiro Leda Alves, em Aliança, e na segunda-feira (4) na Ilumiara Zumbi, em Olinda. Ao todo, participam do evento 99 maracatus de baque solto de 24 cidades do estado, além de um grupo da Paraíba.

Em Olinda, o 19º Encontro Estadual de Afoxés de Pernambuco, promovido pela União dos Afoxés de Pernambuco (UAPE), será realizado na Quarta-Feira de Cinzas (6/03), no Sítio Histórico, com a participação de 15 afoxés da Região Metropolitana do Recife.

Jorge Farias/ Secult-PE

Jorge Farias/ Secult-PE

Realizado pela União dos Afoxés de Pernambuco (UAPE), o 19º Encontro Estadual de Afoxés de Pernambuco, na Quarta-Feira de Cinzas (6/03), vai reunir 15 afoxés da RMR

Já o 15º Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca, no Centro Cultural Casa da Rabeca do Brasil, acontece no próximo domingo (3) e segunda-feira (4), com a participação de 17 maracatus de baque solto, além de caboclinhos, bois e cavalos marinhos de 12 municípios pernambucanos.

Patrimônio Vivo de Pernambuco, a Nação Xambá é responsável pelo Polo Afro, que acontece na terça (5) e quarta-feira (6) no Quilombo Portão do Gelo, em Olinda, com diversas apresentações de coco, afoxé e caboclinhos.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

Outros quatro encontros de cultura popular contaram com apoio do Governo do Estado durante esse Carnaval, como o 20º Encontro de Blocos Líricos Aurora dos Carnavais

Outros encontros de cultura popular contaram com apoio do Governo do Estado durante esse Carnaval. Um deles foi o 20º Encontro de Blocos Líricos Aurora dos Carnavais, realizado pelo Movimento Cultural Aurora dos Carnavais no dia 17 de fevereiro passado, na Rua da Aurora, reunindo 27 blocos líricos da Região Metropolitana do Recife.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, aconteceu em vários bairros do Recife o 6º Os bois brilham no Carnaval de todos, realizado pela Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco (FECBOIS) com a participação de 12 grupos. A 18ª Noite para os tambores silenciosos de Olinda, promovida pela Associação dos Maracatus de Olinda (Amo) na última segunda-feira (25/02), no Sítio Histórico de Olinda, reuniu dez nações de maracatu de baque virado.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

O evento ‘Os bois brilham no Carnaval de todos’, realizado pela Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco (FECBOIS), contou com a participação de 12 grupos do estado

O 7º Encontro de Mestres (Maracatu de Baque Virado), da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (Amanpe), também aconteceu na última segunda-feira (25), no Pátio de São Pedro, no Recife, com a participação de 29 maracatus nação.

Vale ainda destacar a realização de outros eventos, por parte da Secretaria de Cultura e Fundarpe, que deram destaque aos grupos de cultura popular em equipamentos culturais do estado: O Carnaval na Torre Malakoff, o Carnaval da Casa da Cultura e a Folia no Museu do Trem, na Estação Central Capiba.

Serviço:
29º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco
Realização: Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco
Local: Terreiro Leda Alves (Aliança)
Dias: Domingo (3) e terça-feira (5),
Horário: 16h às 23h20

Local: Ilumiara Zumbi, em Olinda
Dias: Segunda-feira (4)
Horário: 16h às 23h20

15º Carnaval Mesclado de Olinda
Realização: Centro Cultural Casa da Rabeca do Brasil
Local: Casa da Rabeca | Cidade Tabajara (Olinda)
Dias: Domingo (3) e segunda-feira (4)
Horário: 8h às 14h

19º Encontro de Afoxés de Pernambuco
Local: Largo do Guadalupe | Sítio Histórico (Olinda)
Dia: Quarta-feira (6)
Horário: 19h (concentração) às 24h

Polo Afro Nação Xambá
Realização: Nação Xambá (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
Local: Quilombo do Portão do Gelo, no Xambá
Dias: 5 e 6 de março
Horário: 17h

< voltar para home