Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Carnaval 2017

Governo do Estado lança Convocatória do Carnaval 2017

O Governo de Pernambuco, por meio da SECULT, Fundarpe, SETUREL e Empetur, lança a Convocatória do Carnaval 2017, que vai selecionar atividades artísticas e culturais para compor a programação apoiada pelo Governo Estadual nos municípios. Nesta edição, a valorização de artistas, grupos, orquestras e agremiações tradicionais do período momesco conta com ainda mais garantias.

Renato Spencer/Fundarpe/Secult-PE

Renato Spencer/Fundarpe/Secult-PE

O frevo e outras expressões tradicionais do Ciclo Carnavalesco sairão fortalecidas do processo

Do total de recursos estaduais a serem alocados na iniciativa, 30% serão destinados à categoria de Cultura Popular; 40% a representantes da Música da Tradição Carnavalesca; 10% para as Orquestras de Frevo; e 20% aos grupos e artistas da Música Popular Brasileira. De acordo com a Convocatória, não se enquadram nas categorias descritas acima os seguintes gêneros musicais: Forró Eletrônico, Forró Estilizado, Brega, Swingueira, Arrocha, Funk, Sertanejo e Pagode Estilizado.

Caso o valor total das propostas contratadas em uma determinada categoria seja menor que o recurso disponibilizado para a mesma, o saldo remanescente será distribuído, obedecendo o limite de cada categoria. Primeiramente para a Cultura Popular, depois para as Orquestras de Frevo, Música da Tradição Carnavalesca e Música Popular Brasileira, sucessivamente.

Outro destaque é que mais uma conquista dos Patrimônios Vivos de Pernambuco segue confirmada no instrumento. Com o intuito de garantir, no Carnaval, a presença destes artistas e grupos detentores do nosso saber cultural , estes terão dispensa de “consagração”, estando desde já habilitados pelo mérito cultural. Tal decisão está em acordo com a Lei Estadual do Registro do Patrimônio Vivo.

As inscrições na Convocatória do Carnaval de Pernambuco 2017 deverão ser realizadas entre os dia 4 e 12 de janeiro.
Confira AQUI a Convocatória e seus Anexos.

Atenção para a documentação que deve ser encaminhada: 

a) Formulário de Inscrição em uma via impressa, preenchido, datado e assinado, pelo proponente ou representante legal (Anexo I)

b) Release ou Histórico atualizado do Artista ou Grupo Cultural, com a devida comprovação da consagração artística pela crítica especializada ou opinião pública.

c) Documentos para comprovação da naturalidade:

· Para pernambucano – cópia do RG ou de outro documento oficial, que confirme sua naturalidade (cidade de nascimento);
· Para natural de outro estado da federação ou estrangeiro – demonstrativo de residência em Pernambuco, há, pelo menos, 01 (um) ano (contas de dezembro de 2015/dezembro de 2016). Serão aceitos os seguintes documentos, desde que endereçados ao artista: contas de água, energia elétrica, telefone fixo ou móvel, correspondência expedida por órgãos oficiais das esferas municipais, estaduais ou federais, correspondência de entidades bancárias, públicas ou privadas, administradoras de cartão de crédito;
· Para grupo artístico – declaração de naturalidade da maioria (50% mais um) de seus integrantes ou consagração/trajetória do grupo no Estado de Pernambuco.

d) Materiais obrigatórios:

- Cultura Popular: Fotos ou CD ou DVD
- Dança: DVD
- Música da Tradição Carnavalesca, Orquestras de Frevo e Música Popular Brasileira: CD ou DVD

< voltar para home