Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conferência Estadual

Governo do Estado realiza primeira Pré-Conferência Estadual de Cultura em Surubim

128 pessoas participaram do encontro na EREM Severino Farias. 13 delegados foram eleitos para Plenária Final da Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá em março de 2018

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

O encontro reuniu participantes de 13 cidades da região

A cidade Surubim, localizada no Agreste Setentrional, foi a primeira parada das Pré-Conferências Regionais de Cultura de Pernambuco, que vão circular por todas as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado até fevereiro de 2018, como etapas que antecedem a realização da Plenária Estadual Final, agendada para o mês de março. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (17), na EREM Severino Farias, e reuniu 128 gestores públicos, produtores culturais e artistas de 13 municípios da região: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Passira, Orobó, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Férrer, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes, Vertente do Lério e da própria Surubim.

As atividades, que se estenderam até o final da tarde, começaram às 8h da manhã, com o credenciamento dos participantes que, previamente inscritos, eram orientados a se inserirem nos quatro Grupos de Trabalhos (GTs), formados para analisar, debater e apresentar propostas à Minuta do Plano Estadual de Cultura (PEC). Os GTs, que contaram com a mediação de representantes da Secult-PE, da Fundarpe e do Conselho Estadual de Política Cultural,  foram agrupados a partir dos oito eixos do PEC: 1) Patrimônio Cultural e Memória e Territórios, e Territorialidade e Políticas Afirmativas, mediado por Diego Santos (Fundarpe); 2) Desenvolvimento Simbólico da Cultura e Economia da Cultura, mediado por Tarciana Portella (Secult-PE); 3) Pesquisa e Formação Artístico-Cultural e Cultura e Educação, mediado por Jocimar Gonçalves (Conselho Estadual de Política Cultural); 4) Cultura e Comunicação, e Gestão, Infraestrutura e Participação, mediado por Jorge Clésio (Secult-PE).

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

No credenciamento, os inscritos eram orientados a se inserirem nos GTs, a partir de suas áreas de interesse

Antes das discussões dos GTs, houve uma cerimônia de abertura que, além de uma série de apresentações culturais com alunos e artistas de Surubim, foram apresentados os objetivos e a metodologia de trabalho das Pré-Conferências. “Como o próprio nome sugere, as Pré-Conferências são eventos preparatórios que têm como objetivo maior estabelecer um diálogo aberto e permanente entre poder público e sociedade civil. A ideia desses encontros é ouvir, debater, pensar juntos, a fim de construirmos um Plano Estadual de Cultura democrático e participativo, que atenda as demandas e os anseios dos agentes culturais de todo o Estado”, disse a secretária-executiva de Cultura, Silvana Meirelles, que é a coordenadora-geral da IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco.

A abertura do evento também foi marcada pela posse dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Surubim, e contou com a presença da prefeita da cidade, Ana Célia Cabral de Farias; do secretário municipal de Educação e Cultura, João Rodrigo dos Santos; e do diretor municipal de Cultura, Maurício Barbosa.

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

A secretária-executiva Silvana Meireles apresentou a metodologia, as propostas e os objetivos das Pré-Conferências

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Posse dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Surubim

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Maurício Barbosa (diretor de Cultura de Surubim), João Rodrigo dos Santos (secretário de Educação e Cultura de Surubim), Silvana Meireles (secretária-executiva de Cultura de Pernambuco), Ana Célia Cabral de Farias (prefeita de Surubim) e Jocimar Gonçalves (membro do Conselho Estadual de Política Cultural)

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Alunos e artistas de Surubim prepararam uma série de apresentações culturais para os participantes da Pré-Conferência

Ao longo do dia, os participantes debateram, em seus GTs, as propostas do PEC e puderam também sugerir alterações nas ações e objetivos estratégicos presentes na Minuta do Plano. “É muito gratificante para nós, enquanto gestores públicos, participar desse processo preparatório da IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco, pois ele tem nos permitido conhecer os agentes culturais do Estado em seus territórios e, mais do que isso, descentralizar nossas ações para além dos limites da Região Metropolitana”, afirmou a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, que acompanhou os debates dos Grupos de Trabalhos instalados na EREM Severino Farias.

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

GT1 Patrimônio Cultural e Memória e Territórios, e Territorialidade e Políticas Afirmativas, mediado por Diego Santos

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

GT2 Desenvolvimento Simbólico da Cultura e Economia da Cultura, mediado por Tarciana Portella

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, no GT3 Pesquisa e Formação Artístico-Cultural e Cultura e Educação, mediado por Jocimar Gonçalves

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

GT4 Cultura e Comunicação, e Gestão, Infraestrutura e Participação, mediado por Jorge Clésio

Após o encerramento dos GTs, houve uma plenária que elegeu os delegados da Região do Agreste Setentrional para a Plenária Estadual Final, que acontecerá em março, no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON-PE), em Olinda. Conforme metodologia definida pela Comissão Organizadora da IV CEC-PE, foram eleitos 13 representantes (10% do quórum dos participantes que compareceram à Pré-Conferência em Surubim): 4 do poder público e 9 da sociedade civil.

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Representantes do poder público

PODER PÚBLICO
1- Emanuel Dias do Sacramento (Salgadinho)
2- Paulo Roberto Jorge da Silva Filho (João Alfredo)
3- Fábio Antônio dos Santos Silva (Passira)
4- Marizélia Bezerra (Cumaru)

Os gestores Luiz Alberto Ferreira (Santa Cruz do Capibaribe), Maurício Barbosa (Surubim) e Danilo Nascimento da Silva (Vertente do Lério) foram eleitos como suplentes dos representantes do poder público.

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Representantes da sociedade civil

SOCIEDADE CIVIL
1- Maria de Fátima Almeida do Rêgo da Silva (Surubim)
2- Edgar Severino dos Santos (Bom Jardim)
3- Edilene Gomes de Souza Silva (Bom Jardim)
4- Luís Antônio Souza da Silva (Surubim)
5- José Mário Salviano da Silva (Bom Jardim)
6- Kellyson Gabriel de Andrade Moura (João Alfredo)
7- Juliane de Lima e Silva (João Alfredo)
8- Luiz Júnior Barbosa da Silva (Surubim)
9- Adenilson Lopes da Silva (Surubim)

Confira abaixo os depoimentos que o Portal Cultura.PE colheu dos participantes da primeira Pré-Conferência Estadual de Cultura, realizada em Surubim. Para saber mais sobre os encontros que vão acontecer em todo o Estado, acesse: www.cultura.pe.gov.br/canal/cecpe.

< voltar para home