Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conferência Estadual

Mata Sul elege delegados para Plenária Final da Conferência Estadual de Cultura

Representantes de 13 municípios participaram do encontro realizado no Centro de Treinamento João XXIII, em Palmares

Cultura.PE

Cultura.PE

O secretário Marcelino Granja durante a abertura da Pré-Conferência Estadual de Cultura da Mata Sul, em Palmares

A cidade de Palmares, na Mata Sul do Estado, recebeu nesta terça-feira (20) a 26ª Pré-Conferência Estadual de Cultura, que desde o mês de novembro tem circulado pelas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, como etapas que antecedem a realização da Plenária Estadual Final, agendada para o próximo mês de março. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento João XII, área central do município, e reuniu 68 (39 inscritos e 29 convidados) gestores públicos, produtores culturais e artistas de 13 municípios da região: São José, Água Preta, Barreiros, Escada, Tamandaré, Rio Formoso, Vitória, Gameleira, Xexéu, Joaquim Nabuco, Catende, Jaqueira e da própria Palmares.

As atividades, que se estenderam até o final da tarde, começaram às 8h da manhã, com o credenciamento dos participantes que, previamente inscritos, eram orientados a se inserirem nos quatro Grupos de Trabalhos (GTs), formados para analisar, debater e apresentar propostas à Minuta do Plano Estadual de Cultura (PEC). Os GTs, que contaram com a mediação de representantes da Secult-PE, da Fundarpe e do Conselho Estadual de Política Cultural,  foram agrupados a partir dos oito eixos do PEC: 1) Patrimônio Cultural e Memória e Territórios, e Territorialidade e Políticas Afirmativas, mediado por Lucas Alves (Conselho Estadual de Política Cultural); 2) Desenvolvimento Simbólico da Cultura e Economia da Cultura, mediado por Severino Pessoa (Secult-PE); 3) Pesquisa e Formação Artístico-Cultural e Cultura e Educação, mediado por Nilton Cordeiro Caiavano (Conselho Estadual de Política Cultural); 4) Cultura e Comunicação, e Gestão, Infraestrutura e Participação, mediado por Beto Rezende (Fundarpe).

Cultura.PE

Cultura.PE

Os gestores da Secult-PE e da Prefeitura de Palmares: Silvana Meireles (secretária-executiva estadual de Cultura), Altair Júnior (prefeito de Palmares), Marcelino Granja (secretário estadual de Cultura), Edson Silva (presidente da Casa de Cultura Hermilo Borba Filho) e Lucas Alves (membro do Conselho Estadual de Política Cultural)

Antes das discussões dos GTs, houve uma cerimônia de abertura que, com a participação dos gestores da Secult-PE e da Prefeitura de Palmares, serviu para apresentar aos participantes os objetivos e a metodologia de trabalho das Pré-Conferências. Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, os encontros representam um instrumento importantíssimo de participação social na implementação de políticas públicas culturais para o Estado. “Essa é a nossa penúltima pré-conferência que estamos realizando por todo o Estado, desde o mês de novembro – a última será no sábado (24), em Arcoverde. Ao longo desses 26 encontros, tivemos a oportunidade de dialogar com a sociedade civil e, mais do que isso, inserir em nosso Plano Estadual de Cultura ações e objetivos estratégicos que valorizem a nossa diversidade cultural e assegurem políticas públicas inclusivas e democráticas tanto do ponto vista de acesso quanto de fruição”, disse o gestor.

Já a secretária-executiva, Silvana Meireles, destacou que “a ideia das pré-conferências é ouvir, debater e pensar juntos um Plano Estadual de Cultura que atenda as demandas e os anseios dos agentes culturais de todo o Estado”. Coordenadora-geral da IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco, ela também aproveitou a ocasião para apresentar aos participantes da Mata Sul a Carta aberta de repúdio ao projeto de lei do deputado Ricardo Costa, que dispõe sobre a “proibição de exposições artísticas ou culturais com teor pornográfico em espaços públicos, no âmbito do Estado de Pernambuco”. Em plenária e por unanimidade dos votos, os participantes decidiram subscrever o documento que se opõe “à censura explícita às artes que o projeto de lei” se destina.

Ao longo do dia, os participantes debateram, em seus GTs, as propostas do PEC e puderam também sugerir alterações nas ações e objetivos estratégicos presentes na Minuta do Plano. No final das discussões dos GT’s, houve a eleição dos 5 delegados e 5 suplentes da setorial, que vão participar da Plenária Final da IV Conferência Estadual de Cultura, agendada para acontecer no próximo mês de março. Confira a lista:

Cultura.PE

Cultura.PE

A secretária-executiva Silvana Meireles comandou a eleição dos delegados e suplentes

Sociedade Civil
*Ricardo Washington Pinto de Paiva – Escada (titular)
*Edvaldo José Levino – Escada (titular)
*Mércia Alves da Silva – Rio Formoso (titular)
*Julieta Ramalho Pontual – Água Preta (titular)
*Elizabete Feliciano da Silva – Vitória de Santo Antão (suplente)
*Nivaldo Anderson Chaves da Silva – Tamandaré (suplente)
*João Correia da Silva Sobrinho – Palmares (suplente)
*Moacir Correia de Santana – Rio Formoso (suplente)

Cultura.PE

Cultura.PE

Representantes da Sociedade Civil

Poder Público
*Edmar Paulo – Rio Formoso (titular)
*Gilvan Mota – Palmares (suplente)

Cultura.PE

Cultura.PE

Representantes do Poder Público

Para saber mais sobre os encontros que vão acontecer em todo o Estado, acesse: www.cultura.pe.gov.br/canal/cecpe.

< voltar para home