Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conferência Estadual

Segmento de Design e Moda elege seus delegados e membros da Comissão Setorial

Jan Ribeiro/Cultura.PE

Jan Ribeiro/Cultura.PE

O encontro reuniu designers, produtores de moda, estilistas, professores e agentes da cadeia têxtil

Dando continuidade à série de Pré-Conferências Regionais e Setoriais de Cultura de Pernambuco, que vão circular por todas as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado até fevereiro de 2018, a Secult-PE/Fundarpe realizou ao longo desta quinta-feira (30), na Estação Central Capiba/Museu do Trem (centro do Recife), a setorial de Design e Moda. Com a participação de 27 designers, produtores de moda, estilistas, professores e agentes da cadeia têxtil, o encontro foi marcado pela eleição dos seis membros da Comissão Setorial do segmento, dos três delegados e três suplentes (vê lista abaixo) para a IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá em março no Centro de Convenções.

Na abertura do evento, a secretária-executiva estadual de Cultura, Silvana Meireles, destacou a importância das pré-conferências para construção de um Plano Estadual de Cultura democrático e sensível às demandas dos agentes culturais do Estado. “Em democracias consolidadas, é muito comum o poder público convocar conferências para consultar a população sobre os rumos que irá tomar. A realização dessa IV Conferência Estadual de Cultura marca a crença Governo do Estado na participação popular e, mais do que isso, mostra seu esforço em dialogar diretamente com a sociedade civil para construir um documento que assegure o que os agentes culturais e fazedores de cultura de Pernambuco demandam às políticas culturais do Estado”, disse a gestora.

Além disso, a secretária apresentou, em plenária, aos integrantes da setorial de Design e Moda a Carta aberta de repúdio ao projeto de lei do deputado Ricardo Costa, que dispõe sobre a “proibição de exposições artísticas ou culturais com teor pornográfico em espaços públicos, no âmbito do Estado de Pernambuco”, e consultou-os se eles queriam também subscrevê-la, assim como tem acontecido em outros encontros das Pré-Conferências Regionais e Setoriais de Cultura. Por unanimidade de votos, os participantes decidiram assinar o documento que se opõe “à censura explícita às artes que esse projeto de lei”.

Jan Ribeiro/Cultura.PE

Jan Ribeiro/Cultura.PE

A secretária-executiva estadual de Cultura, Silvana Meireles, ressaltou a importância da participação popular na construção do Plano Estadual de Cultura

Ao longo do dia, os participantes, divididos em dois grupos de trabalhos (GT’s), puderam debater os oitos eixos que estão presentes na Minuta do Plano Estadual de Cultura. No primeiro, mediado por Edvaldo Júnior (Secult-PE) e Teresa Amaral (Secult-PE), foram discutidos os tópicos: 1) Patrimônio Cultural e Memória e Territórios; 2) Territorialidade e Políticas Afirmativas; 3) Pesquisa e Formação Artístico-Cultural; 4) Cultura e Educação. No segundo GT, que contou com a mediação de Jorge Clésio (Secult-PE) e Milena Evangelista (Secult-PE), os itens: 5) Desenvolvimento Simbólico da Cultura; 6) Gestão, Infraestrutura e Participação; 7) Cultura e Comunicação e 8) Economia da Cultura.

Para a assessora de Design e Moda da Secult-Pe/Fundarpe, Janaína Branco, a setorial do segmento ”foi um momento muito rico que possibilitou a união de vários entre vários perfis da área na construção do Plano Estadual de Cultura”“Mesmo sendo bastante abrangente, pudemos apresentar as pautas de nosso segmento e perceber o protagonismo de nossos agentes culturais nas discussões de políticas públicas”, avaliou Branco.

Jan Ribeiro/Cultura.PE

Jan Ribeiro/Cultura.PE

A assessora de Design e Moda, Janaína Branco, ficou satisfeita com a participação dos agentes de design e moda na pré-conferência

No final das discussões dos GT’s, houve a eleição dos seis membros da Comissão Setorial do segmento, dos três delegados e três suplentes, que vão participar da Plenária Final da IV Conferência Estadual de Cultura, agendada para março de 2018, no Centro de Convenções. Confira a lista:

Jan Ribeiro/Cultura.PE

Jan Ribeiro/Cultura.PE

Os delegados e os suplentes eleitos na setorial

DELEGADOS
1- João Roberto Costa do Nascimento – Peixe (Olinda)
2- Maria Adélia Pessoa Collier (Recife)
3- Charles Ricardo Leite da Silva (Recife)

SUPLENTES
1- Maria Alice Vasconcelos Rocha (Recife)
2- Miguel de Odilon Farias Pessoa (Caruaru)
3- Manuela Carla de Oliveira Braga (Recife)

COMISSÃO SETORIAL
1- Arthur Braga (Recife)
2- Charles Ricardo Leite da Silva (Recife)
3- Geni Pereira dos Santos (Olinda)
4- Manuela Carla de Oliveira Braga (Recife)
5- Maria Alice Vasconcelos Rocha (Recife)
6- Miguel de Odilon Farias Pessoa (Caruaru)

Para saber mais sobre os encontros que vão acontecer em todo o Estado, acesse: www.cultura.pe.gov.br/canal/cecpe.

< voltar para home