Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conferência Estadual

Segmento do Circo debateu ativamente minuta do Plano Estadual de Cultura

Pré-Conferência do setor elegeu delegados para a Plenária Final e os representantes da Comissão Setorial

Circos itinerantes, trupes e integrantes de escolas de circo compuseram o público que participou ativamente da pré-conferência setorial de Circo, na última segunda (27), no Museu do Trem. O segmento colaborou com o debate que discutiu a minuta do Plano Estadual de Cultura de Pernambuco, a partir de dois grupos de trabalho, baseado nos seguintes eixos: 1 – patrimônio cultural e memória e territórios, territorialidades; 2 – gestão, infraestrutura e participação social; 3 – desenvolvimento simbólico da cultura; 4 – economia da cultura; 5 – pesquisa e formação artística cultural;  6 – cultura e educação; 7 – cultura e comunicação8 – Políticas afirmativas.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Pré-Conferência aconteceu no Museu do Trem

Para Jorge Clésio, assessor de circo da Secretaria de Cultura de Pernambuco e um dos mediadores desta pré-conferência, o segmento do circo “atendeu ao chamado da gestão de Cultura do estado e participou ativamente do debate, propondo pontos importantes para serem debatidos na plenária final”. Na ocasião, além da eleição dos cinco delegados que irão representar o setor do circo da Plenária Final da IV Conferência Estadual de Cultura, foram eleitos também os membros da Comissão Setorial de Circo.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jorge Clésio e Márcia Souto na abertura do encontro

“A participação diversificada do pessoal do circo na pré-conferência se refletiu também na composição da comissão setorial, que a partir de agora tem como missão unificar a categoria, discutido suas pautas mais importantes e construindo o Plano Setorial de Circo”, conta o assessor. De fato, tão logo eleita, a comissão começou uma articulação para construção de uma agenda de reuniões com a Secretaria de Cultura e a Fundarpe.

Também unidos, os representes do Circo presentes na pré-conferência subscreveram a Carta aberta de repúdio ao projeto de lei do deputado Ricardo Costa, que dispõe sobre a “proibição de exposições artísticas ou culturais com teor pornográfico em espaços públicos, no âmbito do Estado de Pernambuco”. Em todas as Pré-Conferências Regionais e Setoriais de Cultura o assunto tem sido levantado e, por unanimidade de votos, os participantes estão decidindo assinar o documento, quese opõe à censura às artes que o projeto de lei indica.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Grupos de Trabalho discutiram o Plano Estadual

Confira os delegados eleitos na Pré-Conferência Setorial de Circo:

Ira Gardênia Vasconcelos Alves (1° titular), Margarida Pereira de Alcântara (2° titular), Ivonete José de Melo (3° titular), Sérgio Luiz Muniz da Silva (4° titular), Maria de Fátima Pontes (5° titular). Suplentes: Walyson Ricardo Cavalcante Garrett (1° suplente),  Jonathan Júnior Marinho da Silva (2° suplente),  Raquel Franco de Almeida  (3° suplente),  Josilene Maria dos Santos (4° suplente).

Confira os membros eleitos para Comissão Setorial do Circo:

Maria de Fátima Pontes  (1° titular), Ira Gerdenia Vasconcelos Alves (2 ° titular), Walyson Ricardo Cavalcante Garrett  (3° titular), Francisca Liduina Alves de Oliveira  (4° titular), Ivonete José de Melo  (5° titular), Maria Madalena Ramos de Paula (6° titular). Suplentes: Sérgio Luiz Muniz da Silva (1°), Josilene Maria dos Santos  (2°), João Arnaldo Rodrigues (3°), Marcelo Alexandre Balbino Santos (4°), Margarida Pereira de Alcântara – Índia Morena  (5°), Maviael Ribeiro de Barros (6°).

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Patrimônio Vivo de Pernambuco, Índia Morena também participou da pré-conferência

< voltar para home