Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conferência Estadual

Setor de Literatura elege delegados para a IV Conferência Estadual de Cultura

Plenária em Afogados da Ingazeira também elegeu os próximos integrantes da Comissão Setorial

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

Encontro aconteceu em Afogados da Ingazeira com a participação de mais de 50 agentes literários de todo o estado

Reduto da tradição da poesia pernambucana, o município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, recebeu na última sexta-feira (24) mais uma etapa da IV Conferência Estadual de Cultura, com a realização da Pré-Conferência Setorial de Literatura. O encontro aconteceu no Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira e contou com a presença de mais de 50 participantes, de vários municípios do estado, além da presença de autoridades locais, como o prefeito José Patriota, e de conselheiros estaduais de cultura.

“Nessa região existe a maior concentração de poeta por metro quadrado no Brasil. E essa foi a razão pela qual a gente decidiu que a Pré Conferência Estadual de Cultura do segmento de Literatura fosse realizada aqui, agregando cidades como São José do Egito, Tabira, Iguaracy, Tuparetama, entre outras”, explicou Marcelino Granja, secretário de Cultura de Pernambuco.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

“A primeira Minuta do Plano Estadual de Cultura de Pernambuco é um documento que reflete todo um acúmulo das outras três conferências realizadas, além de vários seminários, fóruns e comissões setoriais realizadas nos últimos doze anos”, destacou Marcelino Granja

Antes dos debates iniciarem, o secretário apresentou também a metodologia de trabalho das Pré-Conferências. “A nossa Conferência é singular e tem um objetivo só, que é elaborar o Plano Estadual de Cultura. Um Plano com um horizonte de oito a dez anos, para que possamos ter programas no setor da cultura contínuos. Não será um instrumento simples. Parte dele irá para a Assembleia Legislativa, políticas de estado, com fixação de recursos e outras obrigações”, detalhou Marcelino Granja.

Os participantes receberam em mãos a primeira minuta do Plano Estadual de Cultura de Pernambuco, “um documento que reflete todo um acúmulo das outras três conferências realizadas, além de vários seminários, fóruns e comissões setoriais realizadas nos últimos doze anos”, destacou o secretário.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

Os participantes foram divididos em quatro Grupos de Trabalho para debater sobre os eixos temáticos propostas na minuta

Após a abertura da Pré-Conferência de Literatura, foram formados quatro Grupos de Trabalho que discutiram os oito eixos temáticos da minuta, conforme a metodologia estabelecida pela Comissão Organizadora.

O GT1 discutiu os eixos 1 – patrimônio cultural e memória e territórios, territorialidades e 8- políticas afirmativas; O GT2 debateu os pontos sobre os eixo 3 – desenvolvimento simbólico da cultura e eixo 4 – economia da cultura; Já o GT3 tratou dos eixo 5 – pesquisa e formação artística cultural  e eixo 6 – cultura e educação; Enquanto que o GT4 imergiu no eixo 7 – cultura e comunicação e eixo 2 – gestão, infraestrutura e participação social.

Após o encerramento dos GTs, houve uma plenária que elegeu os delegados do segmento de Literatura para a Plenária Estadual Final, que acontecerá em março, no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON-PE), em Olinda. Foram eleitos para a Plenária Estadual Final cinco delegados da Sociedade Civil, e seis membros da Comissão Setorial da linguagem de Literatura.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

Ao final do evento, foram eleitos para a Plenária Estadual Final cinco delegados da Sociedade Civil, e seis membros da Comissão Setorial da linguagem de Literatura

Confira a lista dos delegados eleitos:

SOCIEDADE CIVIL

Maria Aparecida Arias Fernandez (Recife)
Verônica Sobral Almeida Amaral  (Tabira)
Edson Mendes de Araujo Lima (Recife)
Rafael do Nascimento Andrade  (Recife)
Sthefano Santana Sousa de Farias (Recife)

COMISSÃO SETORIAL DE LITERATURA

Sandro Leonardo Eloi (Recife)
Sílvio Romero Costa Lima (Tuppan) (Recife)
Dacilene Francisca Santana Guggelberger (Paulista)
Fábio Alexandre Melo Ferreira da Silva (Recife)
Maria Alice Rocha Amorim (Recife)
Fábio Rogério Rodrigues da Silva (Recife)

< voltar para home