Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conferência Estadual

Setor de Teatro e Ópera terá representação na IV Conferência Estadual de Cultura

Pré-Conferência elegeu delegados dos segmentos e também as comissões setoriais

No sábado (25/11), a Pré-Conferência Setorial de Teatro e Ópera aconteceu no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), das 8h às 17h30. O encontro reuniu gestores públicos, produtores culturais e artistas, além da presença da coordenadora geral da IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco, Silvana Meirelles; a presidente da Fundarpe, Márcia Souto e a Conselheira Estadual de Cultura, Paula de Renor. Após o credenciamento e formação dos Grupos de Trabalhos (GTs), os participantes discutiram e analisaram propostas de ações estratégicas à Minuta do Plano Estadual de Cultura (PEC), elegendo no final do dia, seis delegados para a Plenária Estadual Final.

Rodrigo Ramos/Secult-PE

Na abertura, após a leitura da metodologia dos trabalhos da Pré-Conferência, Márcia Souto comentou a importância do evento “é muito especial o debate para avaliarmos as políticas públicas, essa IV Conferência tem como temática o Plano Estadual de Cultura, pensando nas políticas culturais dos próximos 10 anos, é uma responsabilidade grande, um trabalho importante, que tem sido muito gratificante fazer, não só pelas contribuições que são citadas nas Pré-Conferências, mas também pela participação”. Paula de Renor frisou a atuação do Conselho: “Pra gente é muito importante e significativo estarmos juntos, olhando de forma ampla e geral para esse plano e observando se ele contempla tudo que a todas as reivindicações para o desenvolvimento do teatro e da ópera em Pernambuco”.

Durante a tarde, os GTs puderam discutir e analisar as propostas de ações estratégicas para o Plano Estadual de Cultura (PEC). Divididos em dois grupos geridos por Tarciana Portella, (Secult-PE) e Jocimar Gonçalves (Conselho Estadual de Política Cultural), os participantes debateram os eixos: patrimônio cultural e memória; territorialidade e políticas afirmativas; desenvolvimento simbólico da cultura; economia da cultura; pesquisa e formação artístico-cultural; cultura e educação; cultura e comunicação e gestão, infraestrutura e participação social.

Rodrigo Ramos/Secult-PE

Rodrigo Ramos/Secult-PE

Participantes discutiram propostas de ações estratégicas para o Plano Estadual de Cultura (PEC).

As atividades seguiram até o final da tarde, onde houve uma plenária para eleger a Comissão de Teatro e Ópera para a Plenária Estadual Final, que acontecerá em março, no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON-PE), em Olinda.

Rodrigo Ramos/Secult-PE

DELEGADOS ELEITOS

Titulares

Rose Mary de Abreu Martins
Feliciano da Silva
Michelli Amorim Silva
Wendell Macieira Kettle

Suplentes

Misia Coutinho Pessoa
Jéssica Mayra Cavalcanti Soares
Eduardo Mousinho Rego
Alberto Silva de Carvalho

COMISSÕES SETORIAIS ELEITAS

Teatro

Titulares
Oséas de Moraes Borba Neto
Misia Coutinho Pessoa
José Jorge Cordeiro da Costa

 

Suplentes
Fabio Valerio Bezerra Pascoal
José Rommel Bezerra
Michelli Amorim Silva

Ópera 

Titulares
Wendell Macieira
Rose Mary de Abreu Martins
Jéssica Mayra Cavalcanti Soares

Suplentes
Eduardo Mousinho Rego
Luiz Kleber Lyra de Queiroz
Sérgio Dias

 

< voltar para home